Translate

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

BELAS ARTES

Está marcado para o dia 27 próximo, o fechamento do Cine Belas Artes em São Paulo (Rua da Consolação). É uma tristeza. São cinco salas. Começou a funcionar em 1943 com o nome de Cine Ritz. O proprietário do prédio não quer renovar o contrato de locação. Vai alugá-lo para uma loja.
Esta carta de um leitor (João Ernesto Marino Neto) foi publicada ontem na Folha. Muito interessante.

"No ano passado, resolvi fazer uma surpresa para minha mulher e aluguei uma sala do Cine Belas Artes para uma sessão privada para apenas nós dois. Assistimos ao mesmo filme que vimos no nosso primeiro encontro, há 25 anos. O Belas Artes foi o único cinema que atendeu ao meu pedido. Sei que não fez isso não apenas pelo dinheiro (que não foi pouco), mas sim pelo amor que tem pela arte. Sei que o cinema Belas Artes tem muito mais valor para a sociedade do que qualquer loja que possa ser construída em seu lugar. Viva o Belas Artes"

Fico pensando: Toda a minha geração não terá dificuldade em comemorar os marcantes aniversários de casamento, com a esposa, no cinema do primeiro filme juntos.
Poderemos levar o filme em DVD, sentar num sofá do Magazine Luiza (ex-Alvorada) ou nas Lojas Pernambucanas ( ex- Cine Presidente).
Pipoca pode. Beijinhos, nem pensar.
Se foi no Apollo, é só enfrentar uma fila da loteca (ex-Cine Apollo), ou se no Paratodos, fazer uma encomenda na Gráfica 30 minutos (ex-Cine Paratodos) .

Em setembro passarei um bom tempo no Magazine Luiza. Espero.

ER

2 comentários:

marcos.caravalho disse...

Confesso, sem qualquer rubor nas faces, sem qualquer tremor de lábios (salve, Nelson Rodrigues!): a última das minhas três salas-de-cinema-paixão-descabelada está se indo. Que a viagem para a terra dos ex-kinos lhe seja leve, lhe seja doce. Contra interê$$es maiores (ler:imobiliário$) continuamos sem nada poder... Vide caso Cinema 1 (RJ) e Cine Presidente, meus outros dois amores de perdição. Já nem retratos na parede são. Mas doem. Ficamos por aqui, um bando de desconsolados com essa "razzia" nas salas de rua. Confortemo-nos com as salas de Shoppings, onde Shoppings-com-cinema-os-há (terras d'além Itajubá).
Triste...igualzinho uma segunda-feira chuvosa.

Anônimo disse...

Durante todo o ano de 2010, o Cine (ex-HSBC) Belas Artes foi eleito como tendo a melhor programação de toda a cidade de São Paulo.
Vai deixar muitos órfãos e me incluio entre eles.

Rachel