Translate

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ANONYMOUS

Deu ontem no jornal espanhol El País.
 
Será que os nossos Anonymous participam do grupo?
 
Uma legião de internautas se mobiliza na rede. Se fazem chamar de Anonymous e dizem lutar pela transparência, pela liberdade de expressão e pelos direitos humanos. Não mostram a cara e nem tem líderes. É um movimento libertário.
Este o seu lema: "Somos uma legião, não perdoamos, não esquecemos, esperamos." Assim é como encerram seus comunicados. Este movimento sem líderes e sem portavozes, com voz porém sem cara. Ou melhor, com máscara do anarquista revolucionário de V de Vingança, novela que inspirou o filme protagonizado por Natalie Portman e Hugo Weaving em 2006. A´máscara foi convertida em símbolo do movimento.
"Não somos membros de nenhum grupo político, não somos políticos, somos ativistas. Nos ofenderíamos se nos ligassem a qualquer corrente política." Entender o universo Anonymous não é coisa fácil, o fenômeno é o perfeito reflexo de um mundo novo no qual vivemos, de uma nova sociedade que está nascendo a raiz da revolução digital.
Nem todos os membros dos Anonymous são hackers, a maioria são ciberativistas que participam de conversação online e, ocasionalmente, participam de protestos nas ruas.
Qualquer Anonymous que queira se destacar é afastado pelo resto da comunidade. Assim ocorreu em Londres em dezembro com Coldblood, um Anonymous que deu a cara perante a imprensa nos dias do processo de Assange (Wikileaks): "Coldblood foi condenado ao ostracismo", confirma Hamster, membro dos Anonymous desde 2008.
Na semana passada os Anonymous colocaram em colapso os sites oficiais da Tunísia. Na última segunda-feira tomaram via web, o partido irlandês Fine Gael. Atacaram a SGAE e os partidos políticos espanhóis. Há um mês atacaram o Visa, Mastercard, PayPal e Amazon, devido a posição tomada por essas empresas, com relação ao Wikileaks.
Querem saber mais:
 
ER

2 comentários:

Anônimo disse...

Precisamos chamar esta turma pra acabar com estes caras que não gostam dos Anonimos....Cuidado!! Isso é um perigo que começa a rondar....

Wartão disse...

"Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos.
Sem memória não existimos sem responsabilidade talvez não mereçamos existir".

José Saramago-escritor português - Premio Nobel de Literartura em 1988