Translate

sábado, 30 de outubro de 2010

FOTOGRAFIA SIGNIFICATIVA

Reparem bem nesta fotografia.
Observem o gesto, as mãos, o olhar e o posicionamento corporal dos candidatos.
Os detalhes são reveladores sobre o jeito de ser de cada um.
Indicam o nível de respeito existente e, de forma clara, a diferença entre o tratamento de adversário e o de inimigo.

ER

ELEIÇÃO DE AMANHÃ

Ainda não foram divulgados os dados da última pesquisa DataFolha (a mais próxima da verdade). Pelos últimos dias, Dilma deverá estar algo perto de 10% acima de Serra.
Dificilmente perde, como sabemos desde antes das eleições. Porém ainda não ganhou. Nem os dilmistas têm convicção da vitória.
Pode acontecer uma zebra? Claro. Seria a maior de todas. Fenômeno nunca visto na história deste País.

ER
  

É DISCO QUE EU GOSTO



SMOOTH - CARLOS SANTANA

Com Rob Thomas (compositor da música). Lançada em 1999, se tornou um enorme sucesso. A canção ganhou três prêmios "Grammy". Diz num trecho: "minha monalisa do harlem". Thomas fez a música para a sua mulher.

ER

TELEBRÁS PARA COMPARSAS

Ethevaldo Siqueira - Jornal Estadão de amanhã

“A Telebrás não está sendo recriada para servir à sociedade brasileira. Sua reativação tem o claro objetivo de atender a comparsas políticos. Exatamente como tem ocorrido na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Isso nos conduzirá, inevitavelmente, à degradação dos serviços, como, aliás, já ocorre no setor postal”.
Essas palavras são do comandante Euclides Quandt de Oliveira, ex-ministro das Comunicações, de 1974-79, ao avaliar a recriação da Telebrás. Quandt foi o primeiro presidente daquela estatal que retirou o País da situação de profundo atraso em suas telecomunicações em que vivia até o começo dos anos 1970.
Lúcido e franco aos 91 anos de idade, Quandt se preocupa com o futuro do País e relembra que cabe ao Estado fixar políticas públicas e mesmo prestar serviços, diretamente ou por intermédio de concessionárias. “A prestação de serviços públicos é uma responsabilidade do Estado. Cabe-lhe, no entanto, fiscalizar a prestação de serviços com o máximo rigor”.
Defensor histórico e convicto do modelo estatal, Quandt mudou de opinião no começo dos anos 1990. Ele explica: “Depois de passar pela Telebrás e pelo Ministério das Comunicações, continuei a defender o modelo estatal, pois acreditava que ele seria capaz de cumprir sua missão de atender aos brasileiros em qualquer ponto do País. Fui, porém, forçado a reconhecer que, a partir de 1985, a escolha de dirigentes no Sistema Telebrás passou a ser feita com o claro propósito de atender a amigos e comparsas políticos, gente que, em sua maioria, não tem a qualificação profissional para o exercício do cargo. A partir daí, passei a ser defensor da privatização”.

Loteamento
Por volta de 1990, Quandt já havia perdido sua esperança na possibilidade de a Telebrás atender a todos os brasileiros. Hoje, o modelo estatal volta a ser desfigurado em vários setores governamentais pelo loteamento político, inclusive com a reativação da Telebrás, como acaba de ser feita.
Conheço Quandt há mais de 30 anos e fui testemunha de seu trabalho excepcional em favor das comunicações brasileiras, ao lado do segundo presidente da Telebrás, o general José Antonio de Alencastro e Silva. Aquela Telebrás, nascida em 1972, funcionou de forma exemplar até 1985 e nada tinha de parecido com a “nova Telebrás”, ressuscitada por Dilma Rousseff e Erenice Guerra – e entregue, como um feudo, ao petista gaúcho Rogerio Santanna.

Heterodoxia petista
A volta da Telebrás tem sido justificada como estratégia para levar a banda larga a todo o povo brasileiro, “com a melhor qualidade e o menor preço”. Algo comovente, não? Os caminhos para alcançar esse nobre propósito, entretanto, não são nada republicanos. Confira, leitor:

* Holding das antigas Teles, a Telebrás foi privatizada em 1998, mas não foi extinta, por diversos problemas legais. Por ter sido criada por lei, não poderia ter sido reativada por decreto, com a mudança de suas finalidades. No entanto, esse decreto mudou sua condição de empresa holding transformando-a em uma operadora de serviços. Só uma lei específica, debatida e votada pelo Congresso poderia mudar sua atividade-fim.

* Nenhuma concessionária ou outra parte legítima teve coragem contestar perante o Supremo Tribunal Federal (STF), essa inconstitucionalidade. Por isso, o País teve que engolir tudo em seco. Será que o Ministério Público não seria essa parte legítima para provocar o STF a se pronunciar sobre a constitucionalidade ou não desse decreto?

* Além de recriar a Telebrás, o governo Lula aprovou, num só decreto, o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que, “a rigor, como plano, não existe”, segundo Otávio Marques de Azevedo, diretor da Andrade Gutierrez, acionista da Oi.

* O PNBL divulgado com o decreto não passa de uma breve carta de intenções, acompanhado agora por uma lista das primeiras 100 cidades a serem atendidas, 50% delas com população superior a 350 mil habitantes, nas quais já atuam pelo menos três operadoras com oferta de banda larga.

* Um plano de banda larga de verdade deveria incluir metas específicas, fontes de financiamento, orçamento confiável, cronograma de investimentos, áreas prioritárias, população a ser atendida, evolução dos serviços e suas características técnicas.

* Por sua importância, a questão da banda larga deveria ter sido debatida pelo Congresso Nacional há mais de 5 anos e com a participação de toda a sociedade. Só foi anunciada, entretanto, por um grupo palaciano ávido de poder, no sétimo ano do governo Lula, como um filão eleitoral.

* O pior da heterodoxia e da ousadia petista na recriação da Telebrás foi alijar e marginalizar as duas áreas mais qualificadas e legalmente capacitadas a estudar e a propor modificações setoriais: o Ministério das Comunicações, ao qual a Telebrás sempre esteve legalmente vinculada, e a Anatel, que detém o maior número de especialistas em telecomunicações do governo.

* Depois de tantas manobras, tudo acabou sendo decidido por Dilma Rousseff e sua sucessora, Erenice Guerra, sem o apoio do Ministério das Comunicações, que elaborou estudo de mais de 200 páginas sobre as linhas do PNBL – totalmente ignorado pela ministra Dilma.

Eis aí um pequeno retrato das comunicações brasileiras na era Lula.



CAIXINHA MÁGICA



Saudade gostosa nos tráz a caixinha vermelha de uva-passa americana Sun-Maid. Nos Estados Unidos, existe um rio chamado Raising River, que nasce no sul de Michigan e tem 185 km de extensão. Quando criança e conseguia um dinheirinho, corria para comprar uma caixinha vermelha e a trazia escondida no bolso, comendo um punhadinho de cada vez, sem ninguém ver.
Não consigo me lembrar onde comprava. Você lembra ?

ER 

EX - PRESIDENTE LULA EM ITAJUBÁ

Já falamos sobre a hipótese do ex - Presidente Lula vir a fixar residência em Itajubá. O assunto tem que ser pensado, afinal só faltam dois curtíssimos meses para a desocupação do palácio.
Chegamos a conclusão, após análise de vários aspectos, que o Tio Lula, o Vô Lula, como passará a ser tratado pelas crianças na rua, somente se sentirá bem, residindo ou na Vila Rubens, no caso da Dna. Marisa preferir uma casa arejada e com churrasqueira no fundo, ou num apartamento de cobertura nas próximidades do Forum, com mais segurança e reserva.   
O seu carro de uso diário já está decidido. A brasília vermelha passou por um boa reforma,  e é um veículo que não desperta muita atenção ("truco" para os montes de IPVA atrasados.)
Para as viagens a São Bernardo, o opalão oferece todo o conforto, além da opção de se utilizar o gás do bujão adaptado no porta-mala.
Generos de primeira necessidade não faltarão para a patroa: Temos diversas clínicas de rejunescimento, tratamento de pele, etc.
Duro vai ser a adaptação na administração do tempo. Quem sabe?

8:00 - Caminhada pelo BPS
10:00 -Passada no Alvoradão ou Bretas
11:00 - Um limpa garganta no Rafaé
12:00 - Boião
14:00 - Siesta
16:00 - Ler as manchetes dos jornais e notícias do Curíntians
17:00 - Beiço na espuma no Pé de Porco
19:00 - Janta
20:00 - Jornal Nacional
21:00 - Novela
10:00 - Sono

O convênio médico com certeza será o da Varginha, afinal lá tem um dirigente de confiança do Partido. Título de Cidadão Itajubense ? Deverá ser votado na primeira semana de janeiro. 12 votos ? Teve um membro que votou três vezes, com certeza.
Convites para conferências sobre economia, meio ambiente e relaçõe internacionais, não faltarão: CDL, ACIEI, Rotary, Lyons, Academias de História, e outras, Diretórios Acadêmicos.
Esperando voltar para Brasília, quatro anos passam rápido. Dilma vai indo mal no governo? - Não sei de nada. Ela nunca ouviu as minhas orientações.
Logo escutaremos nos logradouros da cidade: - Fale baixo, fale baixo, aquele chato do Lula está chegando...

É  a vida.

ER 

RESGATEMO-NOS !

“Sem dúvida que o Chile viveu umas das experiências mais duras, porém mais gratificantes de sua história mineira.
Cumpriu-se a tarefa de resgate dos trinta e três mineiros da mina de San José.
Resgate... Uma palavra que esteve presente incansavelmente em nosso vocabulário durante setenta dias.
E o que diz o dicionário sobre seu significado?
- Recuperação de uma pessoa ou coisa. Salvação de um pessoa ou coisa de um perigo ou de uma situação de abandono.
Sinto que independentemente do que significou como tarefa, é um chamado, é mensagem a resgatar em cada um.
O mundo inteiro foi testemunha, o mundo inteiro se congregou para orar e finalmente festejar o milagre...
Mas também a humanidade toda deve ler nas entrelinhas. E trabalhar, a partir de hoje.
Resgatemos a capacidade de escutar-nos e comunicar-nos verbal ou espiritualmente.
Todos necessitamos disso.
Resgatemos e asseguremos a vida no mundo inteiro.
Resgatemos as virtudes, talvez não sepultadas nas entranhas da terra, mas na alma e no coração de cada um de nós.
Resgatemos todas as virtudes.
Resgatemos a fé e a esperança, virtudes pelas quais cremos, desejamos e esperamos de Deus, com firme confiança, a vida eterna e as graças para merecê-la, porque Deus nos prometeu isso.
Resgatemos a caridade, virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas e a nosso próximo como a nós mesmos.
Resgatemos a prudência, virtude que dispõe de razão prática para discernirmos, em qualquer circunstância, nosso verdadeiro bem e elegermos os meios justos para realizá-lo.
Resgatemos a justiça, virtude que consiste na constante e firme vontade de dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido.
Resgatemos a fortaleza, virtude que assegura a firme e constante prática do bem, mesmo nas dificuldades.
Resgatemos a temperança, virtude que atenua a atração pelos prazeres sensíveis e procura a moderação no uso dos bens criados.
Resgatemos a amizade, o respeito, a lealdade, a compreensão, a generosidade, a humildade, a prudência, a ordem, a perseverança, a simplicidade, a sociabilidade.
Resgatemos, sobretudo, o amor que nos faz ser um só, não importando raça, classe social, credo. Esse amor puro que existe em cada ser humano e que talvez requeira, somente, ser resgatado. Esse amor que nos enche a alma.
Obrigado a todos quantos fizeram possível o êxito desta missão, porque sem dúvida eles também, com tudo isso, resgatam suas vidas, de um ou outro modo.
Viva Deus! Viva o Chile! Resgatemo-nos hoje. O amanhã não nos pertence.
Um abraço, desses que chegam à alma. E que, estou segura, sentiram e deram os mineiros ao sair das entranhas da mãe terra.”

(Enviado por Humberto Chiaradia)







AQUI, ALI, EM ALGUM LUGAR

GENEBRA - SUIÇA

É um dos centros mais importantes do mundo para a diplomacia e para a cooperação internacional, em razão da presença de agências da ONU e da Cruz Vermelha.
Lá foi tratado e assinado o protocolo que ficou conhecido como "Convenção de Genebra", que fixou normas para o tratamento de prisioneiros de guerra. Além de ser considerada a terceira cidade do mundo em qualidade de vida, é um dos mais importantes centros financeiros do planeta.
Curiosidade registrada pelo diplomata brasileiro Roberto Campos: "- Estranha cidade, síntese onde Calvino pregou o puritanismo, Voltaire, o pessimismo, Rousseau, o otimismo, e Lenin, o marxismo." 

ER

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE (21)

(Russos em Berlim)

MOÇA BONITA 20

KIM NOVAK

Marilyn Pauline Novak, simplesmente Kim Novak, atriz americana nascida em 1933.
Dizem que no seu primeiro teste diante da câmaras um produtor exasperou-se dizendo:
- Ela é incapaz de recitar até mesmo o Hino Nacional.
O Diretor retrucou:
- Prá quê? Basta olhá-la.
Seu trabalho marcante foi no filme "Picnic", no Brasil, chamado de "Férias de Amor", sob direção de Joshua Logan e contracenando com Willian Holden.
O filme levou dois Oscar da Academia e teve mais quatro indicações. A cena de dança entre Kim e Holden, com uma música maravilhosa, é considerada uma das mais sensuais da história do cinema.
Moça bonita.

ER

FRASE (ABOBRINHA) DO DIA


"Precisei chegar lá para provar que inteligência não é medida pelo tempo de escolaridade. O tempo de escolaridade mostra conhecimento e aperfeiçoamento específico de uma matéria. A inteligência, você nasce com ela e aperfeiçoa. Até porque o dom da política não se aprende na escola. Se se aprendesse na escola, quem seria um bom presidente seria um cientista político e não um torneiro mecânico, essa é a lógica."

(Luís Inácio)

CONFISSÃO