Translate

terça-feira, 21 de setembro de 2010

VIDA DE ARTISTA

A dupla de compositores Evaldo Gouveia e Jair Amorim foi uma das mais profícuas da música popular brasileira. Alguns críticos consideram suas músicas um tanto "bregas" e "cafonas", mas muita gente gosta. 
O compositor e cantor Evaldo Gouveia de Oliveira nasceu em 8/8/1930, em Iguatu-CE e iniciou sua carreira artística em 1949 tocando violão em bares de Fortaleza. Em 1950, formou com Mário Alves e Epaminondas de Souza, o Trio Nagô, com o qual fizeram muito sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro. Compositor de muita inspiração, formou com Jair Amorim dupla fabulosa e juntos compuseram maravilhas como "Brigas", "Alguém me disse", "Ninguém chora por mim", "Poema do olhar", "Ave Maria dos namorados", "Tudo de mim", "Sentimental demais", "Que queres tu de mim", "Nosso cantinho", "O trovador", "Bloco da solidão", "Tango para Tereza" e inúmeras outras.  
A música "Brigas", na interpretação de Altemar Dutra, foi incluída entre as 100 melhores músicas brasileiras de todos os tempos, em eleição coordenada pelo musicólogo e fundador do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Ricardo Cravo Albin. 
O compositor, jornalista e locutor Jair Amorim nasceu em 18/7/1915, em Santa Leopoldina - ES, mas fez sua carreira artística no Rio de Janeiro. Teve sua primeira letra gravada em 1945, o fox-canção "Brigamos outra vez" com música de José Maria de Abreu, na voz de Orlando Silva. Seu grande sucesso com José Maria de Abreu e com música gravada por Dircinha Batista, "Alguém como tu", tornou-se um clássico das canções românticas. Mas seus grandes sucessos foram alcançados na parceria com Evaldo Gouveia. Faleceu em 15/10/1993, em São José dos Campos.

Em homenagem a esta formidável dupla de compositores, segue uma de suas composições.

Dárcio Fragoso/por Alfredo Junta


 

MINAS É NOSSA, UAI !

Nos tempos de moleque, aqueles mais "geléias", no caso de uma encrencazinha normal, corriam para chamar o pai, a mãe ou um dos irmãos mais velhos para dar uma forcinha. Longe de aguentarem as pontas sozinhos.
Enquanto estava na frente das pesquisas (antes de começar a campanha), o candidato Hélio Costa afirmou que daí prá frente era só deixar ligado no piloto automático. Pois bem, o negócio esquentou e ele correu para se agarrar em Lula e Dilma. A dupla desde então não sai de Minas, agressivos que só.
Não conhecem nadinha de Minas. Como diziam o antigos: "Minas tem dono. Os mineiros".
O nosso destino traçamos nós mesmos. Não precisamos de tutela de ninguém. Não se esqueçam, camaradas, que os primeiros passos para a independência do Brasil foram dados aqui.
Na nova pesquisa do Ibope (prefiro o Datafolha) divulgada hoje, Anastasia está com 42% e Hélio com 34%. Para o Senado, ponteia Aécio com 67%, vindo em segundo, Itamar com 44%. Vai dar uma duplinha boa.
Pimentel vem mais atrás, com 30%.
Nada ainda está decidido. Muita luta ainda pela frente.
Atentem para a modinha que vem abaixo.

ER

URGENTE IMPRENSA ITAJUBENSE !

Atenção jornais "Itajubá Notícias" e  "O Sul de Minas" para o Novo Manual de Redação, recém lançado pelo "homem". Doravante fica terminantemente proibido tecer críticas. Nem construtivas.
Elogios, mesmo exagerados, estão liberados. Nesse aspecto, podem agir com rigor.
Como o terreno em Minas Gerais é muito acidentado, a partir desta data a palavra "Serra" fica excluída do noticiário.
Deverá ser substituida por "aclive ou declive acentuado".

ER
   

RECONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA

No desenho ao lado, o exato momento da chegada das caravelas de Dom Luiz Inácio ao Brasil.
Foi no dia 1º de janeiro de 2003. Até então só tinhamos índios pelados, bichos e florestas. Junto com sua armada invencível logo após o desembarque, se instalou na Vila de São Bernardo do Campo. No primeiro dia rascunhou um mapa do território nacional, dividindo-o em Estados e Territórios. No segundo dia construiu todas as capitais e inaugurou Brasília no cair da noite. 
Numa sentada só, escreveu a Constituição e abriu a Petrobrás, a Vale e o Banco do Brasil.
No terceiro dia, abriu os portos para as nações amigas, libertou os escravos que ainda iriam chegar da África e fundou o Corínthians, assistindo junto com a família o jogo inaugural no parque São Jorge (Lulinha entrou em campo como mascote).
No quarto dia, nomeou os governadores e prefeitos, escolheu os senadores e deu posse como deputados federais aos primeiros 520 que chegaram.
No quinto dia, mandou pagar toda a dívida externa do País e comprou um avião para viajar e ver o mundo de cima.
No sexto dia, determinou a paz no mundo, exigindo a retorno de todos os norte-Americanos para dentro de suas fronteiras e aplicando uma esculhambada histórica nos Israelenses e Palestinos.
À noite, reuniu todos os seus alunos, entre os quais foram identificados: Gandhi, Mandela, Lincoln, Tereza de Calcutá, Kennedy, Marx, Lênin, Einstein, Martin Luther King, Lennon, Pelé, Senna, Tiradentes, Ford, Thomaz Edison, João XXIII, Churchil, Santos Dumont, Juscelino, George Washington, Lutero e Bethoven e repassou a última série de conselhos, com severas reprimendas em alguns deles.
No sétimo dia descansou, porque ninguém é de ferro. 
Passou a administração para Lady Dilma.
Pirou geral!

ER 

DEGRADAÇÃO MORAL

Soltos da gaiola da polícia federal em Brasília, onde se encontravam recolhidos por corrupção, o governador do Amapá, Pedro Paulo Dias e o seu antecessor e candidato ao Senado, Waldez Goes, voltaram ontem num jatinho privado para a capital Macapá. Foram recebidos com festa por 20.000 pessoas.
Hoje o governador reassume o cargo. Enquanto isso...

ER

60 ANOS DA TV NO BRASIL

TV TUPI - PRF3

No dia 18 de setembro a televisão no Brasil completou 60 anos. No dia 18/09/1950 ocorreu a primeira transmissão de TV no hemisfério sul (seria a primeira da América Latina, se não acontecesse no México 18 dias antes).
Na histórica foto ao lado, os técnicos fazem os acertos finais para a primeira transmissão da TV Tupi de São Paulo.
Fui apresentado à televisão em 1956, num domingo pela manhã, em uma bomboniére (creio que da família Caruso) na Praça Wenceslau Braz. O povo todo ia conhecer a TV em preto e branco e praticamente não se via nada. Fantasmas, fantasmas.
Em janeiro de 1951, foi inaugurada a TV Tupi do Rio de Janeiro. Em Itajubá "só pegava" a Tupi de São Paulo. Em Maria da Fé "pegava" a Tupi do Rio, razão pela qual, muitos itajubense foram para lá no final de 1957 (22/12/57) assistir a final do Campeonato Carioca de Futebol, entre o Botafogo (6) e Fluminense (2).
O primeiro aparelho de tv da minha casa foi um Invictus (fabricado em São Paulo) em 1959.
Em 1963/64 existia no mercado o aparelho de TV Millem, cuja fábrica era de propriedade do senhor Miltom Mohallem, aqui de Itajubá (tio do Fabiano - Auto Itajubá).
Novela na minha vida, só assisti uma e foi muito boa: Roque Santeiro, que ficou muito tempo interditada pela censura. 
Curiosidade. A primeira frase dita na televisão brasileira foi proferida pela atriz Yara Lins, que lascou: "Está no ar a TV no Brasil".
Lima Duarte e Hebe Camargo (ainda morena) estavam lá.

ER  

ATENÇÃO COLEGAS

Artigo do Rush Alzheimer´s Disease Center, publicado na "Neurology", diz que o simples fato de envelhecer não causa lapsos de memória. Essas pequenas mudanças cognitivas podem ser causadas pelas mesmas lesões cerebrais associadas ao Alzheimer.
Segundo os autores, essas perdas de memória eram consideradas parte de um processo normal de envelhecimento. No entanto, podem ser os primeiros sinais de uma demência progressiva, em particular o Alzheimer.
O estudo envolveu 350 voluntários que passaram por testes anuais durante 13 anos. Após a morte, seus cérebros foram examinados para detecção de lesões. A presença delas foi associada à perda de memória precoce.

Concluindo...Sobre o que mesmo estávamos falando ?

ER

VISITAS ILUSTRES

Ouvi no Rádio que estarão visitando Itajubá hoje à tarde o candidato ao governo de Minas, Hélio Costa e seu vice, Patrus Ananias. Estarão no Mercado Municipal e, logicamente, no Café do Vadinho. Em festa na cidade o PMDB e o PT.
Serra esteve aqui junto com Anastasia e Aécio. Dilma não virá. Deve ser dificultoso andar de salto muito alto naquele piso do calçadão.
Ah, Marina também parece ter outras prioridades de visita. Em Varginha esteve na semana passada. 
Que sejam bem recebidos, como é costume do nosso povo.

ER  

PODER DA INTERNET

Entrevista ao ESP, do sociólogo espanhol Manoel Castell, um dos mais importantes pesquisadores da web, em visita ao Brasil.

1 - Por que a internet amedronta o poder político ?
- Porque o poder sempre esteve baseado no controle e, às vezes, na manipulação da informação. O grau de autonomia das pessoas para se comunicar, informar e organizar suas próprias redes de sociabilidade é muito mais potente com a internet. Ela é a construção da autonomia da sociedade civil. Os governos sempre tiveram horror a isso.

2 - A internet é incontrolável, mas os governos sempre tentam exercer algum controle. Não é um trabalho em vão ?
- Por mais que queiram controlar, não podem controlar. Nem a China pode controlar. Isso mostra a desconfiança dos governos e dos políticos com respeito a seus próprios cidadãos. Não lhes agrada que se organizem e que sejam autônomos. Aos políticos só interessa o poder.
A única maneira de controlar a internet é desconectá-la totalmente. E isso hoje em dia é um preço que nenhum país pode pagar porque, além de livre expressão, a rede é educação, economia, negócios...é a eletricidade de nossa sociedade.

3 - É impossivel para um governo, hoje, não tentar recorrer a esse tipo de expediente ?
- Os governos tiveram que entrar nesse mesmo espaço de comunicação. antes não havia debate, havia monopólio. Isso acabou. O fato de que um governo ou grandes empresas tenham que fazer blogs como a gente, nivelou relativamente o espaço da comunicação em que se enfrentam interesses distintos.

4 - O avanço tecnológico permitiu também que os cidadãos vigiem os governantes...
- Os poderosos vigiavam os demais porque tinham os meios e a capacidade de fazê-lo. Mas agora as pessoas também podem vigiar os poderosos. Qualquer jovem com um celular, se vê uma personalidade política fazendo algo inconveniente, pode imediatamente difundor a cena. Hoje os poderosos têm que se esconder, sua vida é mais transparente, mas não há um controle, apenas vigilância.

5 - A vida em rede mudou o comportamento dos governos ?
- Ainda não totalmente, mas o poder político sabe que não pode mentir nem manipular sem ter cuidado ao fazê-lo. Quando as pessoas descobrem, o choque é muito potente. Foi o que ocorreu na Espanha, em 2004, quando o governo de José Maria Aznar mentiu sobre a autoria do atentado terrorista em Madrid. As pessoas ficaram indignadas porque Aznar disse que a autoria era do grupo separatista ETA, quando se tratava da Al Qaeda. Outro exemplo ocorreu no Irã, em 2009, quando houve manifestações contra a reeleição de Ahmadinejad. Mesmo um país com controle total da informação, a capacidade de mobilização, sobretudo pelo twitter, foi fundamental.

6 - Hoje quase não há discussão política na internet brasileira, apenas torcidas trocando provocações. E essas discussões não extrapolam a própria rede. O fato de a web não possuir no país uma penetração grande afeta diretamente a repercussão fora dela ?
- Para que se manifestem fenômenos de utilização da rede nas mudanças de consciência e de informação das pessoas, é preciso haver antes de mais nada rede em condições e que tabém exista interesse das pessoas num sistema político.

7 -No caso específico do Brasil, qual a sua percepção ?
- O Brasil segue uma dinâmica assistencialista em que da política se esperam subsídios e favores, mais do que políticas. A situação econômica do país melhorou consideravelmente. O que mudou a política aqui é que os dois últimos presidentes, FHC e Lula, eram influentes e controlavam os seus partidos muito mais do que eram controlados por ele. Duvido que o país continue a ter essa boa sorte, qualquer que seja o resultado das eleições.
A renovação do sistema político exige que as pessoas queiram uma mudança, e isso normalmente ocorre quando existem crises. A internet serve para amplificar e articular os movimentos autônomos da sociedade. Ora, se essa sociedade não quer mudar, a internet servirá para que não mude.

ER

ELES DISSERAM...

Quando as pessoas temem o governo, isso é tirania. Quando o governo teme as pessoas, isso é liberdade.

Thomaz Jefferson

PIOR CEGO