Translate

sexta-feira, 23 de julho de 2010

IDEIAS ARROJADAS

As ideias arrojadas de Jaime Lerner

O arquiteto e urbanista Jaime Lerner, 71 anos, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, passa boa parte do ano dando palestras pelo mundo. Suas credenciais incluem a implantação em Curitiba de um sistema de transporte considerado exemplar, hoje adotado em 83 cidades.
O que mais seduz as plateias são suas ideias arrojadas para a solução dos problemas urbanos. Lerner falou ao editor Okky de Souza- da Veja.

O trânsito nas grandes cidades brasileiras é cada vez mais caótico. O que fazer para melhorá-lo ?

A mobilidade é hoje o grande problema em todas as cidades d o mundo. Um dos maiores equívocos que se cometem ao discuti-la é a polarização entre o automóvel e o metrô. Com a multiplicação da frota de carros, os governantes investem em grandes obras viárias que apenas levam de um congestionamento a outro. Ah, então a solução é o metrô, dizem. Mas o metrô que existe no imaginário das pessoas é o de Londres, Paris ou Nova York. Eles foram construídos há mais de 100 anos, quando era mais barato trabalhar no subsolo. A operação do metrô precisa ser subsidiada. O dinheiro do subsídio vai fazer falta em outros setores da administração.
Construir uma linha leva vinte anos. Para melhorar o transporte público de superfície bastam dois anos. A cidade não é tão complexa quanto os vendedores de complexidade querem nos fazer acreditar.

Sem obras viárias e sem metrô, a cidade não para ?
O metrô é ótimo, mas acredito que o futuro da mobilidade n as cidades está nos ônibus circulando em canaletas exclusivas, passagem pré-paga, embarque no mesmo nível da plataforma e alta frequência. A chave consiste em não ter meios de transporte competindo no mesmo espaço. Esse sistema foi implantado em Curitiba e deu certo. Muitos colegas dizem: "Ih, lá vem o Lerner falar de Curitiba de novo". Citando o dramaturgo francês Molière na peça Don Juan, digo sempre a mesma coisa porque é sempre a mesma coisa.

O que fazer para melhorar a qualidade de vida nas cidades ?
Minha imagem de qualidade de vida numa metrópole é a tartaruga. Ela tem o abrigo, o trabalho e o movimento juntos, no mesmo espaço. Se você cortar o casco da tartaruga, vai matá-la. É exatamente isso que estamos fazendo com nossas cidades: morar num bairro, trabalhar em outro e buscar o lazer num terceiro. Gasta-se energia desnecessariamente. Por que gostamos das cidades europeias? Porqu e as funções estão mais integradas.

Como aplicar esse modelo no Brasil?
A grande revolução em nossas cidades já está acontecendo, através da mudança de escala dos criadores de empregos. Boa parte dos empregos está hoje nos serviços. As indústrias do vestuário e de alimentos têm tamanho menor e se acomodam dentro da malha urbana. Isso permite a parte da população morar e circular na mesma área da cidade em que trabalha.

Como resolver a questão das áreas centrais degradadas, como as de São Paulo ?
Ninguém quer morar na região da Luz, em São Paulo, porque de dia o bairro tem vida, mas de noite vira a cracolândia. Quando a solução não está no espaço, está no tempo. Por que não deixar os vendedores ambulantes trabalhar depois das 6 e nos fins de semana? Para isso temos o projeto das ruas portáteis, módulos projetados para abrigar o comércio ao ar livre. Os módulos são i nstalados na sexta-feira à noite e recolhidos na segunda-feira de manhã. Ao se promover o movimento constante de pessoas numa região, ela fica mais segura. Isso evita que, para revitalizar áreas, seja necessário desapropriar prédios, um processo demorado e caro. Quando se quer um projeto criativo, deve-se cortar um zero de seu orçamento.

(email do Cleber David)



É DISCO QUE EU GOSTO !


WALDICK SORIANO
Vai se conhecendo mais e vai entregando a rapadura. Há uns tempos ganhei do meu irmão Paulo, um belo e afinado canário Roller amarelinho. Um vozeirão! Foi batizado de Nelson Gonçalves. Faleceu no ano passado depois de uma semana amuado.
Tinha criado estima no bichinho e pensei e não tê-los mais.
Não passou nem uma semana e o Paulo me deu de presente logo dois de uma vez. Também Rollers. Um amarelinho (Waldick) e outro puxando para o avermelhado (Soriano). Estão nas paradas de sucesso da Boa Vista.
Toda a enrolação foi para confessar que eu gostava, e continuo gostando, do cantor Eurípedes Waldick Soriano, Baiano de Caitité e homem sofrido.
Foi engraxate, lavrador e garimpeiro de ametistas. Tornou-se um ícone da canção brega no Brasil. Ficou gravado (literalmente) o grande abraço que trocou com Silvio Santos "no ar", que de tão apertado, levou os dois ao chão.
O marco ficou sendo "Eu Não Sou Cachorro Não". Prefiro "Paixão de Um Homem". Reparta comigo o ônus dessa admiração.
ER

COISAS DE ORIENTAIS


Antes de mais nada e esclarecendo, trata-se da famosa Amorphoplallus Titanun, popularmente conhecida no Japão como a flor fedorenta. A última vez que ela deu o ar da graça, foi em 1991.
Acreditem, milhares de japoneses foram hoje ao jardim botânico para apreciá-la e sentir o forte cheiro de carne podre.
Pela curiosidade e interesse demonstrados, o tino comercial nipônico em breve deverá levar à colocação de extratos sprays no mercado.
ER

RESOLVA ISSO SR. ZÉ !

De Carlos Brickman:
"Reconheça, Zé Alencar! Faça o DNA e, se a moça for sua filha, por que não aproximar-se dela ? Em sua vida, o senhor já deve ter se aproximado de gente ruim, não é? Se a convivência for impossível, aos menos reconheça os direitos da filha."
Brickman
ER

MINHA BOA AÇÃO SEMANAL


"DIA DO FICO"
Tenho um compromisso comigo mesmo de fazer uma "boa ação" às sextas. Hoje resolvi extrapolar.
O Sr. Muricy Ramalho, técnico do Fluminense, convidado para ser o novo treinador da seleção brasileira de futebol, teria agradecido e recusado o convite, afirmando: "Seleção por seleção prefiro ficar onde estou, ou seja, nas Laranjeiras."
Em tempo, está programada para amanhã, carreata comemorativa ao "Dia do Fico", do Muricy. Todos os sete seguidores do tricolor já confirmaram presença. São eles: Virgílio, Darly, Gilbertinho, Dalton, Liv, Prof. Júnior e Thiago Silva.
ER

BOBO ALEGRE


STALLONE
Declarou em entrevista de lançamento de seu novo "abacaxi" intitulado "Os mercenários":
- "Gravar no Brasil foi bom, pois pudemos matar pessoas, explodir tudo e os brasileiros diziam obrigado", declarou ele antes de completar: "Diziam obrigado e tome aqui um macaco para levar para casa! Explodimos tudo e ainda trouxeram cachorros-quentes (?) para aproveitar o fogo."
Blog: Como a chanchada foi filmada no Rio, com certeza o paspalhão imaginou que o sinal dirigido a ele pelos Cariocas, era o equivalente ao americano ok.
A cariocada estava mandando o "já passado" figurante para outro lugar.
Nada a ver com agradecimento.
Não irei ao cinema em Itajubá ver esse filmeco. (Êpa, protesto em vão: não temos cinema)
ER

É MUITA BOBEIRA !


Se falou a verdade e foi sincero sobre como queria chegar a presidência da república, com tanta ingenuidade e confiando em tantos vivaldinos? Qualquer criança do Grupo Escolar Rafael Magalhães na Boa Vista (se bem que os alunos de lá estão acima da média) sabia há tempos desse final. Leiam Lauro Jardim -Radar Online:
" O rancor de Ciro Gomes com o PSB continua mais vivo do que nunca. Em entrevista à apresentadora Patrícia Calderon na TV Cidade, afiliada da Record no Ceará, fica claro que ainda o incomoda muito ter sido retirado pelo seu partido da disputa presidencial este ano. Disse Ciro:
- Sofri uma rasteira, fui feito de bobo pelo meu partido. Passei 15 dias de muita tristeza, sofri muitas humilhações, serviu para amadurecer. O que dói mais é que o meu partido deu corda até o final e tirou o tapete de meus pés.
Ciro também conta que caiu em lágrimas com a situação criada em abril e revela como Lula o convenceu a trocar o seu domicílio eleitoral do Ceará para São Paulo:
- "Nos últimos 30 anos já chorei muito de emoção. Agora chorar por humilhação foi uma só vez. Chorei quando o meu partido me obrigou a mudar o título. O presidente Lula me fez esse pedido pessoalmente: - Já que você é candidato à presidência, precisa mudar o seu domicílio eleitoral. O seu irmão é governador do Ceará e se você for candidato e continuar votando no Ceará, vem um advogado e derruba a sua candidatura.
Foi por isso que mudei o meu título, acreditando em tudo e em todos."
Blog: Com o choro e caso se comporte bem durante a campanha, será convidado para Ministro (se a Dilma ganhar)
ER

MOÇA NA JANELA

Salvador Dalí - Muchacha en La Ventana ou Girl In The Window ou ainda, Moça na Janela. A modelo do quadro era irmã do pintor. O quadro foi pintado em 1925, portanto, quando ele tinha apenas 20 anos e ainda não havia se embrenhado pelo Surrealismo.
Esse quadro de 105x74,5 cm encontra-se exposto na sala 205 do Museo Nacional Reina Sophia. Suas cores e sua simplicidade são estonteantes.
Andava, andava e andava pelo Reina Sophia e quando dava por mim estava diante da "moça na janela" (e olha que no Reina Sophia está o Guernica - Picasso). Para mim é um quadro magnetizante. Essa imagem me segue há tempos. Não reclamo.
ER

LUÍS ENGORDOU NAS FÉRIAS


Calma gente ! Não é o meu amigo Luís, que sempre foi magro. Trata-se do italiano Giorgio Armani passando suas férias numa praia francesa.
Mas que parece, parece.
ER

HUMOR NEGRO ESPANHOL


A Igreja Católica do Chile está propondo que, por motivos humanitários, se perdoem crimes cometidos pelos militares durante a ditadura. O chargista espanhol do El País fez essa inteligente charge. Critica a todos num quadro só. Mirem !
ER

CONTA GOTAS


1 - Goleiro bom segura firme e não solta. A Love Story da Copa entre Iker Casillas e Sara Carbonero tem sequência em São Francisco, EUA.

2 - Existe uma diferença fundamental entre o Lula e a Dilma, que não está sendo levada muito em consideração por quase todos. Ao contrário do Lula, a Dilma não é revestida de Teflon. O velho metalúrgico tem se saído incólume nas maiores denúncias. Duas ou três já feitas à ex-terrorista colaram com muita facilidade.

3 - Maradona todo "pimpão" esteve visitando ontem o seu guru, Hugo Chaves. As coisas mudaram muito na vida do baixinho. Ele já está ficando feliz com pouco.

4 - Atentem para as pesquisas do DataFolha a serem divulgadas no final de semana. Devem apontar uma tendência, que salvo algum desastre, caminham para a irreversibilidade.

5 - Nesse aspecto Itajubá ainda é uma pequena vila. As pessoas morrem de medo de juízes, de delegados e de médicos de coração. Dos padres, perderam o medo. Reparem só !


ER

CÁ ENTRE NÓS

Muito cá entre nós...

Acabo de ler que o Vice Presidente José Alencar vai recorrer da decisão judicial sobre a paternidade de Rosemary e fico pensando o seguinte: o que leva uma pessoa pública que demonstra ser correta, honesta e até exemplo a se recusar a fazer um exame de DNA para esclarecer um " deslize /vacilo " acontecido meio século atrás ? E olha que ele já está perto de tomar o barco como vc. diz.

Temos o caso do Pelé que também para mim manchou a imagem quando não tentou ser mais próximo da filha ( que era um xerox dele ) e que acabou morrendo prematuramente.

Outro caso que envolve mais o lado comercial ( dinheiro ) é do Roberto Carlos com o Paulo César Araújo que escreveu a biografia do Rei sem autorização etc... Eu consegui comprar o livro antes de ser retirado das livrarias. O escritor escreve 99,9% de coisas boas sobre a pessoa, o profissional, o ídolo Roberto Carlos. Não vi nada que pudesse macular a imagem ou a história do ídolo da Jovem Guarda, mas também se alguma coisa de errada aconteceu foi lá em 1965.

Sei que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas a pirataria rouba muito mais o Roberto Carlos do que os possíveis lucros do livro que ele estaria perdendo.

Não quero ser juiz de nenhum desses casos, mas me intriga o porquê de pessoas tão grandes se deixarem desgastar por picuinhas.

Humberto Chiaradia

COLOMBIA X VENEZUELA E EU !