Translate

sábado, 17 de julho de 2010

COMEÇARAM OS GRANDES COMÍCIOS



Foi dada a largada ontem no Rio de Janeiro para os grandes comícios. Penso que ninguém muda de ideia ouvindo os candidatos oradores. Praticamente todos que estão presentes já são eleitores dos candidatos. Os discursos se resumem numa repetição de chavões. Antigamente ainda eram permitidos os shows com artistas populares, o que atraia o povo. Hoje estão presentes, funcionários, amigos, familiares e curiosos.
E fica muito caro realizá-los. Só de foguetes...
Um dos objetivos dessas movimentações (como a de ontem) é propiciar cenários para gravação e apresentação posterior no horário político da televisão.
Falta traquejo de palanque e carisma para a candidata Dilma, que terá que ser socorrida constantemente por foguetório e puxadores de palmas. Com outros candidatos não será muito diferente.
Já com o Lula... Ele dispara a falar "batatadas" e o faz com entusiasmo e chega a contagiar as pessoas presentes, com as chamadas "abobrinhas cívicas".
Nos anos oitenta, passando uma quarta-feira à noite pelo bairro do Morro Chic, percebi com grande esforço a realização de um comício.
O candidato (um homem de bem que já deixou a política), falava de cima de um caminhão, acompanhado de duas pessoas. Um candidato a vereador (já falecido) e um assessor que lhe protegia da chuvinha fina, segurando um guarda-chuva.
Atrás deles, uma fierinha de lâmpadas de 40 velas (como chamavam), iluminava o palco com luz bruxuleante.
Assistindo o "comício", a esposa, a filha e o genro do candidato. Mais ninguém.
Não aguentei. Mesmo não sendo o meu candidato (que também perdeu), desci do carro e fui para a frente do "palanque", debaixo da chuva, só para prestigiar.
O negócio estava tão desanimado, que o candidato, que até então não me conhecia, colocou o microfone a minha disposição para uma mensagem. Agradeci e dispensei com um aceno.
Registro uma verdade: candidato que realizar comício no bairro do Morro Chic, está desinformado.
Parafraseando o Vinicius de Morais: o Morro Chic é o túmulo da política(em termos de comício). Com todo o respeito aos meus amigos e familiares que lá residem.
ER

POVO MARCADO, POVO FELIZ

Sobre partidos políticos, estendo eu: O Lula pensou nas diretrizes e ideologia do seu PT ungindo a Dilma coma candidata a sua sucessão ? O partido, dentro da sua maneira de agir foi consultado ? O PMDB atual tem alguma ideologia ? Temer exigiu princípios, metas e comportamentos a serem adotados pelo governo, caso sejam eleitos ? E mesmo o PSDB ?
O único partido que tem agido em cima de idéias e as defende, é o PV, que convenhamos, salvo uma reviravolta total, disputa o pleito com chances mínimas.
Algum candidato da cidade ou da região tem o seu comportamento definido pelo seu partido? Nem o PT que agia desse modo nos seus primórdios.
Para os anônimos que questionaram nossa posição no voto no "homem" desconsiderando o partido, peço que leiam o texto publicado com atenção. Afirmei, que no momento e antes de uma necessária reforma eleitoral, vamos votar em homens. Esses serão os responsáveis pela reforma. Não apoio repito, no momento, nenhuma reeleição. Esses medalhões estão nas Câmaras Federal e Estadual há tempos e são os últimos a desejar e lutarem por mudanças.
Partidos são fundamentais, desde que não tenham donos e não busquem o poder simplesmente pelo poder e tenham conteúdo.
Trata-se de sonho ? Utopia ?
Pode ser. Mas prefiro assim do que me enquadrar na música do Zé Ramalho. Eh vida de gado...
Como escreveu Emerson : "Uma boa raiva produz um bom discurso."
Com trilha sonora:
ER

DOMINGO SANGRENTO


Também é necessário lembrar dos momentos ruins para cuidar que não aconteçam mais. No dia 30 de janeiro de 1972, em Derry na Irlanda do Norte, soldados britânicos dispararam contra uma marcha de direitos civis, matando 14 manifestantes. (esse episódio já foi objeto de filmes). Todas as vítimas estavam desarmadas e entre elas, seis eram menores.
Outro dia, mais precisamente no dia 15 de junho, o Primeiro Ministro Inglês David Cameron declarou: " O que aconteceu jamais deverei ter acontecido. Alguns membros de nossas forças armadas agiram de modo errado. O governo é em última análise, responsável pela conduta das Forças Armadas. E por isso, em nome de nosso país, lamento profundamente."
O U2 tem uma canção marcando o episódio: "Sunday Bloody Sunday".
Trinta e oito anos passados e um reconhecimento cuidadoso com as palavras.

Blog: Acompanhamos isso entristecidos e revoltados na época. Vivemos o suficiente para ver o reconhecimento, mesmo de forma tímida, do governo inglês de sua responsabilidade pela brutal agressão.
ER

SÓ BEATLES !


REVOLVER
Não sei o que vocês acham, mas para mim o álbum mais marcante e mais bonito dos Beatles foi "Revolver", lançado em 1966. Repleto de ideias novas, estilos musicais variados. Eleanor Rigby, For No One, Taxman, I Want To Tell You e a excepcional "Here, There And Everywhere".
Essa obra prima foi composta por Paul McCartney em junho de 1966. Ele estava na época "numa boa" com Jane Asher e escreveu a que é considerada a sua melhor canção de amor.
Paul a compôs ao lado da piscina da casa de Lennon, enquanto o aguardava acordar. Quando estava pronta, imaginou a canção na voz delicada de Marianne Faithfull.
Agora o importante: Paul confessou posteriormente que buscava algo no mesmo clima de "God Only Knows", do álbum Pet Sound, dos Beach Boys.
Ouçam a maravilhosa Here, There And Everywhere.
É para sentar na calçada e chorar lágrimas de esguicho (não é Nelson Rodrigues ?)
ER

CONTA GOTAS

1 - Fala-se muito na cidade sobre "sobras" de dinheiro no orçamento da Câmara Municipal de Itajubá. Historicamente está na faixa de 2 milhões/ano. O valor repassado pelo Executivo para o Legislativo é fixado em porcentagem (creio eu) sobre a arrecadação Municipal. (em torno de 8%). Esse valor tem que voltar para o Executivo, que será o responsável pela sua aplicação. Não é função da Câmara distribuir verbas. Poderá, quando muito, sugerir.
2 - Também fala-se muito sobre a alta de alugueis e dos valores de imóveis em Itajubá, como sendo um acontecimento exclusivamente local, devido a expansão da Unifei e de indústrias. Não é!
Isso vem acontecendo em todo país, desde São João do Monte Abaixo, como em São Paulo, como em...
3 - Criaram localmente tantos problemas na cidade com o projeto de construção de barragens pela Copasa, que no meu entendimento resolveria definitivamente as questões das enchentes, que o assunto foi jogado para as calendas gregas. Só não aprovaria a construção de barragens no Lourenço Velho. Eu vim do São João da Cristina.
4 - Que a Venezuela está no "bico do corvo" com a administração Chaves, não é segredo para ninguém. É questão de tempo. Mas exumar o corpo de Simon Bolívar para averiguar se a sua morte não foi por culpa dos Colombianos já é demais !Isso é desvio da atenção do povo sofrido.
5 - Nós, brasileiros, somos maldosos e sarcásticos nos comentários sobre os dramas que envolvem "famosos", vide as piadinhas que assolam a Internet. Esta semana escutei de um investidor da bolsa de valores: " Nesse último ano a bolsa só não teve mais altas que o Vice-Presidente da Republica." Poderíamos chamar de mau gosto.
ER

QUESTIONAMENTOS ARGENTINOS


A juíza de paz argentina Marta Covella afirmou nesta sexta (16) um dia depois que o Senado do país aprovou uma lei que autoriza a união entre gays, que jamais realizará um casamento de casais homossexuais. "Que me acusem do que quiser. Deus me diz uma coisa e eu vou obedecer, mesmo que custe meu posto, e mesmo que me custe a vida, porque primeiro está o que Deus me diz", afirmou a juíza de paz da cidade de General Pico.
Ela disse ainda, que foi criada lendo a bíblia. "Sei o que Deus pensa. Deus ama a todos, mas não aprova as coisas ruins que as pessoas fazem. E uma relação entre homossexuais é uma coisa ruim diante dos olhos de Deus, desabafou.
(Cláudio Humberto)
ER

FRASE (ABOBRINHA) DO DIA


" Tem homem que é pior sozinho do que mal acompanhado."
(Millor)

FRASE DO DIA


" Antes de caminharmos todos na mesma direção, convém averiguar para onde vamos."


(El País)

É DISCO QUE EU GOSTO


GOD ONLY KNOWS

Só Deus sabe o que seria de mim sem você !
Composição de Brian Wilson e Tony Asher de 1966. Do álbum Pet Sound.
Considerada por muitos a canção mais bonita dos anos 60. Com certeza uma das 100 músicas mais belas de todos os tempos. Foi gravada por muitos cantores famosos.

A canção foi inspiradora para Paul McCartney (amanhã escrevo sobre isso).

The Beach Boys detonaram, no bom sentido, na gravação. E eu estava no exército na oportunidade. Foi me mostrada por um amigo. Soldado 261 - Spinelli (de Caxambu), cujo tema musical era Satisfaction, dos Stones. Ouçam:


ER

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA...