Translate

quinta-feira, 8 de julho de 2010

BALANÇO PARA OS AMIGOS

Recebemos diversos comentários de corajosos anônimos que se dizem petistas e continuam enviando o que de melhor têm: tentativas de insultos e besteiras, tanto sobre o blog, como sobre outros comentaristas normais.
Agora questionam o marcador de acesso, dizendo que é falso, etc. O blog não tem controle sobre isso e aliás, nem sei como funciona.
Essa contagem começou há pouco mais de um mês (o blog já tem 8 meses de vida) e se observarem, passa um pouco dos 300 acessos diários (com toda a certeza, muitos efetuados por esses revoltados).
Imagino que em breve o acesso médio se manterá em torno de 10.000 acessos/mês. Confesso que dá uma certa satisfação para o blogueiro e para os amigos que ajudam a tocar isso.
Não ganhamos nada com blog, mas temos uma enorme satisfação em trocar ideias, exercer o sagrado direito de emitir a nossa opinião e fustigar os oportunistas e acomodados, com todo o respeito, é claro.
Como dizia o grande filósofo Ibrahim Sued:
Sorry periferia !
ER

O DIABO NEM SEMPRE VESTE PRADA

Minha avó, Dna. Virgínia, que já está no paraíso, morava no bairro do Morro Chic, vinda do São João. Como muitos sabem, a Igreja Presbiteriana do São João (municipio de Maria da Fé) foi uma das primeiras igrejas presbiterianas do Brasil.
Era uma mulher de fé e extremamente religiosa. Na sua casa, a Bíblia Sagrada não fechava nunca. Estava sempre aberta em cima de um móvel e a estudava a Palavra de Deus com muito temor.
Aconteceu em São Paulo, quando eu ainda era menino, um crime terrível. Um bárbaro assassinato com requintes de selvageria impressionante.
A notícia corria pelo rádio e pelos jornais e não se falava de outra coisa.
Em visita, conversei com a sobre o assunto. Ela com todo o jeito e sabedoria me explicou: Filho: o demônio está solto no mundo ! Não pode ser outra coisa. É uma manifestação dele.
Nunca esqueci.
Pela minha fé, tenho absoluta convicção do bem e tenho que admitir a existência do mal e, como diz o filme, "O diabo veste Prada". O mal está disfarçado com sutileza "diabólica".
Mas às vezes ele volta ao seu estado original.
Não quero ler nada mais sobre o assunto, mas esse caso envolvendo o goleiro do Flamengo e os detalhes revelados, me levam de volta ao comentário de Dna. Virgínia.
O demônio está por aí.
ER

HERÓIS DA PÁTRIA

Confesso a minha ignorância. Até tomar conhecimento pelos jornais desta semana sobre a publicação através de Lei Federal de dois novos membros, não sabia da existência do Livro de Aço, ou também chamado, de Livro dos Heróis da Pátria.
Eles são em número de dezenove. Muitos estão na lista aguardando aprovação. Para o seu conhecimento e respeito, esses são os nossos heróis, que em algum momento se destacaram e mereceram o reconhecimento público.
  • Tiradentes
  • Zumbi
  • Deodoro da Fonseca
  • D. Pedro I
  • Duque de Caxias
  • Plácido de Castro
  • Tamandaré
  • Barão do Amazonas
  • Santos Dumont
  • José Bonifácio
  • Chico Mendes
  • Frei Caneca
  • Marques do Erval
  • Barão do Serro Azul
  • Brigadeiro Sampaio
  • Ana Neri
  • Sepé Tiaruju
  • Padre Anchieta
  • Hipólito da Costa

Imagino que nas escolas, as professoras ensinam e contam a história de cada um dos nossos heróis para os alunos.

Eu já tinha diversos da lista com heróis, somente desconhecia a oficialização por Lei.

Ainda é tempo de estarmos aprendendo.

ER

DIGA-ME COM QUEM ANDAS...


A Senhora Sakimeh Ashtiani, iraniana de 43 anos e com dois filhos, já cumpriu 7 anos de prisão e sofreu 99 chibatadas por suposto adultério.
Foi condenada a morte a pedradas ! Ato a ser cometido proximamente. Segundo o "The Times", diversas autoridades e personalidades mundiais estão se manifestando e apelando para que não aconteça esse ato absurdo.
Por parte dos amigos brasileiros de Ahmadinejad, até agora, silêncio total. Não sabemos de nenhuma manifestação dos Srs. Lula, Amorim e Marco Aurélio (toptop).
ER

SORTE É SORTE !


Certo dia um pai deu ao filho dinheiro para pagar as contas de água e luz. Era o último dia para o pagamento, antes do corte. Também era o último dinheiro do mês.
O filho na rua viu a propaganda de um sorteio. Compre um bilhete e concorra a duas pick-ups zerinho ! O garoto pensou: Eu poderia ganhar esses dois carros ! o meu pai ficaria com um e venderia o outro, ficando com dinheiro sobrando. Então com o dinheiro das contas comprou vários bilhetes.
Chegando em casa, desviou-se do pai e nem jantou, indo direto dormir. No outro dia, logo cedo, o pai preocupado com as contas, pergunta ao filho sobre os pagamentos.
Então o filho lhe respondeu que havia comprado os bilhetes e que dali a dois dias o pai iria ganhar duas camionetes.
O pai ficou uma "vara". Ficou zangado e esbravejou porque aquele era o último dinheiro que tinha para pagar as contas e como não bastasse a bronca, ainda deu uma bela surra no seu filho.
Passados dois dias, chegou o sorteio e então...
Surpresa !
Ao acordar, a família viu estacionadas em frente à casa duas camionetes novinhas !
Todos ficaram emocionados e começaram a chorar !
Uma era da Cemig e outra da Copasa.
Cortaram a luz e a água.
Sorte é sorte !
(Maria Helena Rubinato)
ER

SÍMBOLO DA COPA DE 2014 NO BRASIL



Todos iremos cansar de ver o símbolo da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Eu lhe daria o nome de "todo mundo mete a mão".
Não é a impressão que nos dá ?
Preocupante é que são mãos verde e amarela. O investimento público na promoção do evento, embora desmintam, deverá beirar os R$ 10 bilhões.
Logicamente com os prazos estourados, terão que partir para as contratações de obras e serviços, com as generosas dispensas de licitações.
Considerando essa possibilidade, o símbolo ficará bem apropriado.
ER

FARMÁCIA CASEIRA


Foi só precisar hoje de um ligeiro socorro, que me lembrei da nossa antiga farmácia caseira. Ficava guardada numa caixa de sapatos. Exceto o Leite de Magnésia Philips, que ficava ao lado da Talha de água de cerâmica. Penso que era pela maior umidade do local.
Não faltava o pó milagroso Anaseptil, que vinha numa embalagem de plástico na cor branca. Santo remédio para as perebinhas. O leite de magnésia era horrível. A gente só engulia uma colherada se fosse forçado.
Também, como diria um ex-ministro, era infaltável a latinha de pomada Minâncora. Servia para tudo. Tinha o vidrão bocudo de Sal de Frutas Eno, para o estômago. Tinha que ser tomado ainda fervendo para fazer efeito. Uma garrafa grande de Cachaça Canforada era de lei. Todas as casas tinham.
E o arsenal de comprimidos: Cibalena, Salopheno, Melhoral e a grande novidade que surgiu: Sonrisal. Maravilha.
Para abrir o apetite da criançada, Phimatozam (n?) era tiro é queda. Para lombrigas ? Licor de Cacau Xavier.
A mãe tinha de esconder o rolinho de esparadrapo York. A molecada usava para colar cadernos e fazer pipa.
Terrivel mesmo era o Merthiolate. Ardia prá burro. Em caso de arranhões era melhor rebocar -se todo de iôdo.
Pancadas de tombos ? Limão rosa quente com sal. No outro dia não tinha mais nada. Não irei nem falar do óleo de rícino (?) e do extrato de bacalhau.
No frio era bom passar manteiga de cacau nos lábios para não rachar.
Não achei nada disso !
ER

OPORTUNIDADE PERDIDA

Ouvi hoje a longa entrevista concedida pelo Comendador e Prefeito Jorge a Rádio Jovem FM. Me entendam por favor: Correta e ruim !
Quando irão descobrir que mais importante que as respostas, são as perguntas ?
Perguntas para políticos e administradores públicos têm que ser feitas de tal forma que arranquem do entrevistado, compromissos, ideias novas, expectativas, justificativas plausíveis, relatórios do momento, posicionamentos, etc .
O administrador de Itajubá não pode perder o extraordinário tempo de 1 hora ou mais relatando o já conhecido e calçando posições.
Precisamos saber ao lado de quem ele lutará nas eleições para Presidente. Quem apoiará publicamente para Governador.
Qual a sua estratégia como líder político para conseguirmos eleger um bom Deputado Estadual, o que vem a ser de transcendental importância para Itajubá.
Com todo o respeito ao entrevistador, a quem respeito muito, mas numa ocasião dessa, temos que tirar o entrevistado da zona de conforto.
Isso será bom, inclusive para o entrevistado, que poderá, além de apresentar relatório, discorrer sobre suas metas, suas esperanças, que possivelmente também são as nossas.
Gosto de ouvir entrevistas que me fazem pensar nas perguntas e respostas até um bom tempo depois.
A de hoje lembrou almoço de self-service. Daí uma hora a gente nem lembra o que almoçou.
O tempo em contato com o povo é precioso e marca muito.
(irei até faltar hoje com o promessômetro)
ER

FICHAS SUJAS ?

O TCE - Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais enviou para o TSE a relação dos gestores que tiveram contas julgadas irregulares em decisões que transitaram em julgado na corte de contas. Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores lideram a lista mineira (fichas sujas ?) que tiveram prestações de contas reprovadas tanto pelo TCU quanto pelo TCE nos últimos 8 anos. São pelo menos 250 prefeitos e ex-prefeitos e 138 vereadores e ex-vereadores.
Pelo que li na lista disponível do TCE (www.tce.mg.gov.br), não tem ninguém dos nossos, ou melhor, dos candidatos da cidade. Alguns vizinhos aparecem na listagem. Mas não vem ao caso.
ER

VIDA DE ARTISTA


O POETINHA

Amanhã, 9 de julho, faz 30 anos que Vinícius de Moraes morreu.
Nossa homenagem a um dos maiores compositores da música popular barsileira.
Vinicius (Marcus Vinícius da Cruz de Melo Morais) é considerado o intelectual brasileiro mais influente e participativo da moderna música popular brasileira. Carioca, nascido na Gávea em 19 de outubro de 1913, formou-se em Direito já praticando sua vocação poética. Em 1938 obteve bolsa do Conselho Britânico para estudar língua e literatura inglesas em Oxford, Inglaterra. Retornou ao Brasil em 1941, trabalhou em jornais e revistas tendo sido aprovado em 1946 para o Itamarati e em 1946 assumiu o primeiro posto diplomático em Los Angeles como vice-consul. Atuou diplomaticamente em Paris e Roma onde frequentou a casa do escritor Sérgio Buarque de Holanda (pai do Chico) então trabalhando na Itália.
Em 1953 Araci de Almeida gravou "Quando tu passas por mim", primeiro samba de Vinícius (com Antonio Maria), dedicado à esposa Tati de Moraes. Em 1954 sua peça "Orfeu da Conceição" foi premiada no concurso do IV Centenário de São Paulo; em 1956 conheceu Tom Jobim formando-se então a dupla de compositores mais erudita e mais importante da música brasileira da segunda metade do século XX. Compuseram juntos a trilha musical da peça "Orfeu da Conceição" com "Se todos fossem iguais a você", "Um nome de mulher", "Mulher sempre mulher" e "Eu e você".
"Eu sei que vou te amar" de Vinícius e Tom Jobim é considerado um dos mais bonitos e importantes sambas-canções com inúmeras gravações e muito sucesso até os dias de hoje, registrando com muita felicidade o estado de espírito de quem ama de verdade. Não há quem tenha vivido um grande amor e que não adore esta música.
Vinícius foi um dos intelectuais que mais participou na interligação entre os sambistas populares de morro e os sambistas de cidade, mais eruditos e mais intelectualizados porém não mais sensíveis. Dessa ligação nasceram inúmeras parcerias e músicas históricas.
Vinícius e Tom participaram ativamente do movimento Bossa Nova, um dos mais importantes da música popular brasileira: é da dupla a famosíssima "Chega de saudade" gravada por Elizeth Cardoso no LP "Canção do amor demais", onde João Gilberto tocando violão com sua batida diferente e característica, constituiu-se no marco inicial da Bossa Nova. Compuseram juntos além de "Eu sei que vou te amar" e "Chega de saudade", dezenas de sucessos : "Se todos fossem iguais a você", "Garota de Ipanema" (segunda música mais gravada em todos os tempos no mundo), "Eu não existo sem você", "Água de beber", "Lamento no morro", "Brigas nunca mais", "Canção do amor demais", "O que tinha de ser", "Pelos caminhos da vida", "Mulher sempre mulher", "É preciso dizer adeus", "Chora coração" e muitos outros.
Vinicius teve ainda inúmeros outros parceiros, com os quais deixou extensa e magnifica obra musical: Antonio Maria, Carlos Lyra, Baden Powell, Chico Buarque, Toquinho, Edu Lobo, Francis Hime, Marília Medalha, Claudio Santoro, Pixinguinha, Haroldo e Paulo Tapajós.
Vinícius é considerado o maior letrista da MPB, pelo musicólogo Ricardo Cravo Albin, quase uma síntese sofisticada de Orestes Barbosa e Noel Rosa. Vinícius fez sozinho também músicas lindas, como "Serenata do adeus" e "Medo de amar" comprovando seu grande talento musical. Foi homem de extrema sensibilidade, amantíssimo, amou e casou-se com várias mulheres, continuando amigo de todas, amigo leal de seus amigos, faleceu no Rio de Janeiro em 9 de julho de 1980.

Dárcio Fragoso/Alfredo Junta

SEM ESCALAS !


No final de semana li sobre isso e fiquei abismado. A foto ao lado é de uma ave chamada Fuselo. Ela conseguem voar sem parar (sem escalas), comprovadamente, por 11.425 kms. Isso mesmo, numa batida só ! Saem do Alasca até o seu habitat de inverno no sul do Pacífico.
Fazem a longa viagem em 9 dias (e noites). Trata-se do voo mais longo, sem escalas, já registrado. Os fuselos viajam à 65 kms por hora.
Outro pássaro maratonista é o "trinta -réis - árticos", que vive em média 30 anos, período que percorre 2,4 milhões de kms, o suficiente para ir a lua e voltar por três vezes.
Anteriormente já se havia comprovado que o "maçarico" (mais conhecido), voava até 9.650 kms sem parar.
Blog: Não devem ter problemas de gordura, colesterol, diabetes, etc.
ER

SE O SE NÃO MAIS EXISTISSE

Como tudo seria se o " SE " - conjunção subordinativa condicional – de repente deixasse de existir. Simplesmente o " SE " não mais existe. E agora ?

Para quem gosta de matemática, a nossa vida é cheia de equações muito complexas onde as variáveis são: a situação; as circunstâncias; os sentimentos; a vaidade; o orgulho; o momento; a época, a necessidade, a falta ou excesso de opções, etc. É claro que para resolver uma equação precisamos conhecer ou atribuir valores a todas as variáveis e feito isso temos um resultado que vamos chamar na nossa humilde filosofia de DECISÃO. Quando pensamos que a equação foi resolvida e que temos a melhor solução, surge alguém com uma outra incógnita, o SE, que poderia alterar o resultado da nossa decisão para um outra realidade-desconhecida.

Essa incógnita causadora das maiores confusões mental e sentimental, normalmente surge depois, bem depois que homologamos a solução da equação que resolvemos. Dependendo de como foi a conseqüência do resultado nasce uma outra equação para a nossa cabeça e muitas vezes em forma de conflito. Um lado pendendo para a crucial dúvida que caracteriza o SE e o outro querendo afirmar para nós mesmos que fizemos ou decidimos pelo melhor e faríamos tudo novamente.

Sem o SE não haveria a dúvida, a hipótese, a condição. A certeza reinaria sozinha . Muitas discussões se tornariam inócuas e se transformariam em uma grande perda de tempo. Acabariam as reflexões, aquela reflexão no sentido de analisar fatos ocorridos onde exercemos a opção ou influência.

Jamais iríamos dizer ou ouvir : SE eu não tivesse ido... SE eu tivesse escutado...SE eu não tivesse dito aquilo...SE eu tivesse ...centenas de coisas ou situações podem se encaixar aqui. Muitas reflexões sobre decisões ou atitudes passadas se tornariam desnecessárias e incabíveis.

Acabaria a angústia da dúvida sobre o passado. Sem o SE não poderíamos dizer que tivemos encruzilhadas na nossa vida. Não poderíamos mais afirmar que tivemos ou não tivemos opções . Sem o SE não seria possível fazer uma retro-análise de uma decisão que foi tomada ou que deixou de ser tomada. Sem o SE acabariam as escolhas, não seria possível dizer ah! seu tivesse escolhido isto no lugar daquilo.

Parece um paradoxo, mas viver uma vida só de certezas deve ser muito chato. Dá para imaginar como seria a nossa vida sem o desconhecimento e as incertezas do futuro e as dúvidas sobre as nossas decisões no passado ?

Não havendo SE - não esquecer que estamos brincando de filosofar sob a premissa de que tudo depende ou inicia com o SE - acabaria o arrependimento. Sem o SE tudo o que acontecesse em nossa vida seria culpa do destino, já que a opção não existiria. Com o SE existindo já esquecemos do livre arbítrio, imagina sem ele !

Imagine a nossa vida a partir de agora sem poder contar mais com o SE. Acabariam as dúvidas, os porquês, os arrependimentos, etc. O SE só existe por causa da dúvida e ou vice versa.

Humberto Chiaradia

(texto escrito e enviado pelo Humberto)

ER

OLHA ELE AÍ ! ANTA OU BURRO ?

(Charge do Amorim)

CONTA GOTAS !

1 - O Vereador Paulino transmitiu a posição contrária da Mesa Diretora da Câmara, da qual é um dos membros, à construção de nova sede do legislativo itajubense no Distrito Administrativo, localizado no final do bairro BPS. Na realidade a mesa não é contra, apenas julga que a cidade tem outras prioridades no momento.
Blog: Posição correta e responsável. Parabéns.
2 - Há muitos anos leio diariamente pela internet o noticiário da Jovem FM. É uma bobeira sem tamanho ficar escondendo o que todos escrevem. Hoje, o noticiário cita que dois nomes foram esquecidos da listagem do Conselho de Desenvolvimento de Itajubá.
Sr. Harley Davidson - Prefeitura
Sr. Ronaldo Bonafé - OAB
Então seriam 18 os responsáveis pelos nossos destinos.
3 - Voltam a falar do Aeroporto de Itajubá. Tempo perdido. Quando o assunto estiver realmente definido, abordaremos. Antes só da chateações.
4 - Me perguntaram ontem sobre o CODIT. Repito: Os nomes são bons, mas as opiniões de nomes como, André Gesualdi, Ado Mauad, Alfredo Junta, Cel. Remy, Georges Kallás, Prof. José Célio, Irmã Emiliana, Luis Fernando Azevedo, Benedito da Draga, Saulo Germiniani, Dr. Sérgio Vargas, Antonio da Higident, não podem ser dispensadas. Todos têm muito conhecimento e bagagem.
5 - Escreveu certa vez, Nelson Rodrigues: O brasileiro não está preparado para ser "o maior do mundo" em coisa nenhuma. Ser "o maior do mundo" em qualquer coisa, mesmo em cuspe à distância, implica uma grave, pesada e sufocante responsabilidade.
ER

NA ALEMANHA: POLVO OU LULA ?

(Charge do Amarildo - A Gazeta)


FRASE DO DIA


Não há
no mundo nada
mais bem
distribuído do que a
razão: até quem não tem tem
um pouquinho.
(cacaso)

CANSAREMOS DE ASSISTIR