Translate

segunda-feira, 5 de julho de 2010

AMADA AMANTE



Manuela Saenz foi amante de Simon Bolívar e acredita-se que tenha ajudado o libertador na sua luta pela independência de vários países sul-americanos. Desprezada por alguns como imoral e adúltera, Manuela passou necessidades nos últimos anos de sua vida. Esquecida, morreu de difteria em 1856. O corpo foi cremado e jogado numa vala comum no Equador.
Hoje, dia comemorativo da independência da Venezuela, os Presidentes Chaves e Correa, da Venezuela e do Equador colocaram uma porção de terra da vala onde ela foi enterrada, próximo ao túmulo de Bolívar, no Panteão Nacional. A imprensa noticiou: "Manuela volta para se reunir com Bolívar"
Manuela nasceu em 1797, filha de um aristocrata espanhol no Equador. Foi forçada a casar-se com um inglês, a quem deixou.
Bolívar, tinha 19 anos quando a sua primeira e única esposa faleceu. Teve várias amantes durante a sua vida. Mas Manuela o acompanhou durante as campanhas militares pelos Andes e viveu com ele os últimos oito anos de sua vida, até a morte em 1830.
Foi banida da Colombia e do Equador indo viver no Peru.
(fonte folha)
ER

RIQUEZA TRAZ PROBLEMAS


QATAR
O Qatar possui o segundo PIB per capita mais alto do mundo e a terceira maior reserva comprovada de gás natural. O País tem 1,6 milhões de habitantes, dos quais, 250 mil são qatarianos. Em poucos anos, graças ao petróleo, deu um salto enorme no seu desenvolvimento, deixando no passado a vida dura no deserto. Trocou pelo ar condicionado, muitos empregados e fast food.
Está acontecendo um sério problema pela "moleza" adquirida. É sério.
Cerca de 70% dos qatarianos já estão sendo classificados como obesos. Comem demais e não se movimentam. Visitar alguém e não comer (e bastante) é considerado um insulto. Pela manhã, o cafezão é super reforçado. Almoçam carneiro com arroz (os pratos vão passando de mão em mão e não dá para controlar) e muitas vezes, em duas oportunidades.
À tarde não dispensam um chá com bolos. A noite quando não jantam (carneiro com arroz), o que é raro, aprenderam a encarar um fast food.
De cada família média com sete pessoas, cinco estão com problemas de diabetes e colesterol.
O assunto chega a ser preocupação do governo.
Blog: Esse risco creio que os brasileiros não correm.
(fonte NYT)
ER

Ó PROCEIS !



Deu no Jornal El País. (tradução do blog)
O Presidente Lula decidiu que a partir de terça feira (amanhã), quando começa a campanha eleitoral, exercerá o cargo de Chefe de Estado somente das 8:00 às 18:00 horas. A partir dessa hora e nos finais de semana, deixará de ser Presidente para apoiar a candidata do PT, a ex-guerrilheira Dilma Rousseff.
Lula deseja tanto a eleição de Rousseff, que já desafiou seis vezes a justiça eleitoral.
Faz mais de um ano que o presidente brasileiro aparece em todos os atos ao lado de Rousseff, apresentando-a como o melhor candidato para continuar o seu projeto político. Em lugares mais pobres do nordeste pensam que Dilma é "mulher do Lula".
El País -Madrid 5 de Julho
ER

PROMESSA É PROMESSA !


A FORMIGA E A CIGARRA


ZÓZIMO

Reencontro, depois de muitos anos, da formiga com a cigarra.
Combalida, lacrimejante, arrasada, a formiguinha era só lamúrias, contrastando com a esfuziante alegria da cigarra.
- Não sei mais o que fazer, cigarra querida. Passei a vida inteira trabalhando e economizando, trabalhando e poupando, trabalhando e aplicando, tudo de olho na aposentadoria, na minha velhice. Agora fiquei a zero e não sei nem como enfrentar o fim de cada mês.
- Não chore, minha formiguinha, nunca se deve chorar pelo leite derramado.
- Choro, sim, e só não choro mais porque vejo que pelo menos a amiga está numa boa, bem disposta, corada, alegre.
- Pois é, estou numa boa como sempre estive. Passei a vida cantando e dançando e nunca me preocupei em poupar. Ainda por cima, agora consegui fechar uma tremenda negociata, recebi a grana, parte em dólares e parte em reais, fiquei com o dinheiro na mão, e amanhã estou seguindo para uma longa temporada em Paris. Aliás, quer alguma coisa ?
- Quero, sim, quero que você mande o La Fontaine à PQP.
(Zózimo - 19/04/90)
ER

FRASE DO DIA


" O homem que não teme as verdades não deve temer as mentiras. "
(T. Jefferson)

PROMESSÔMETRO 1

Jorge e Laudelino - Juntos por Itajubá
"... E nas áreas de Cultura, Esporte e Lazer, criaremos o projeto "cinema no bairro", levando telões para exibição de filmes na rua. Será criado o Parque Municipal. Construiremos um Teatro Municipal. Utilizaremos as escolas municipais para oferecer à comunidade, à noite e nos finais de semana, atividades de esporte, cultura e lazer, com acompanhamento de monitores na área de cultura e esporte. Criaremos o programa "Música nas Praças Públicas" e no Horto Florestal, com corais, fanfarras e bandas locais.
Ah!, implantaremos a Lei Municipal de Incentivo à cultura."
Blog : Para não ser injusto: Reestruturaremos o espaço da Estação Ferroviária, transformando-o em Centro Cultural e Museu Municipal, com Arquivo Histórico (já encontra-se em reforma)
Amanhã tem mais !
ER

PROMESSÔMETRO

A partir de amanhã começa a campanha eleitoral em todo o país. Serão eleitos, desde o Presidente da República, como Governadores, Senadores e Deputados Federais e Estaduais.
Deveremos ouvir promessas, promessas e promessas, como sempre. Depois, como diria um amigo meu da Boa Vista: "forgueti", como ele guardou dos filmes falados em Inglês no Cine Paratodos.
Localizei ontem nos arquivos da Fundação José Tipica, as propagandas e promessas feitas durante a campanha do Comendador Jorge e do missionário Laudelino. Passarei a lembrá-las no "viver é perigoso" na postagem "Promessômetro". Quem sabe as memórias serão aguçadas e alguma coisa ainda será feita. Afinal 1 ano e meio já foram para a cucuia.
Leiam a seguir o "promessômetro 1 "
ER

REAÇÕES DIFERENTES

É impressionante como os argentinos têm prazer no drama, no sofrimento e na desgraça. Eles choram, rasgam as roupas ao som de um triste tango. Quer ver um argentino bravo ? Tente fazê-lo feliz com alguma notícia. Como diria o Nelson Rodrigues, eles amam sentar na calçada e chorar lágrimas de esguicho. Levaram uma cacetada sem precedentes da Alemanha e são recebidos como heróis em Buenos Aires. Lembram-se da "locas da plaza de mayo" ? do Peron, da Evita ? É o jeito deles.
E os brasileiros ? Fazem piada de tudo. Da desgraça arrumam um modo de tirar sarro. Uma tristeza esportiva de brasileiro não dura 24 horas. Nem lembram mais. Até para votar, que é um momento de extrema seriedade e que provocará alterações na sua vida e de sua família, o fazem levando na brincadeira.
E os uruguaios ? É um país pequeno, cercado por um grande e outro arrogante, mas levam ao pé da letra: " La pátria ou la tumba ! "
Por que a diferença de reações ?
ER

AINDA SOBRE O ASSUNTO

Ontem a noite ao ler o jornal "O Globo" dei de cara com a página acima que me chamou atenção. O jornal fez a mesma pergunta para os três candidatos mais cotados. Marina, Dilma e Serra. "Por que quero ser Presidente do Brasil ?"
Como podem observar, a candidata Dilma se recusou a responder. Sabem porque ?
A resposta teria que ser dada em 5 minutos e gravada sem a presença de assessores. O Jornal queria levar aos leitores uma posição direta do candidato e não uma mensagem de marqueteiros.
Não estou implicando com ninguém. É a realidade dos fatos.

ER

PRESTEM ATENÇÃO !

A equipe tem escondido a Dna. Dilma dos repórteres. Quando perguntada sobre qualquer assunto, ela começa a responder com firmeza.Em seguida aparentemente lhe dá um branco e na sequência ela libera frases "sem pé e nem cabeça". Atenção para os assessores que lhe dão cobertura. Quase entram em desespero. Fingem falar no celular, mas na realidade estão lhe soprando informações.
Para lidar com a imprensa é preciso ter conhecimento, rapidez de raciocínio, e estar pronto para o questionamento seguinte.
Não tenho prazer em ver ninguém em situação difícil. Nem mesmo prováveis adversários.

ER