Translate

quinta-feira, 10 de junho de 2010

SUPERSTIÇÃO ? JAMAIS.

Na casa do meu pai, nunca foram cultivadas superstições. Muito pelo contrário. O velho Sr. Zé Riera não aceitava nem brincadeiras nesse sentido.
Exceto durante os jogos de Copa do Mundo.
Lembro-me da Copa de 70 no México, quando ainda morávamos juntos.
No primeiro jogo do Brasil (Brasil 4 X 1 Tchecoslováquia) ele observou bem onde todos os filhos sentaram na sala para assistir o jogo. Em cada gol era uma festa. Nada de comer biscoitinhos ou algo que provocasse ruído durante as partidas.
Comentários só com a sua autorização. Mas era maravilhoso.
No jogo seguinte contra a Inglaterra, as coisas estavam complicadas. Jogo duríssimo.
Meu pai deu uma olhada geral e descobriu a razão: tinha expectador sentado em lugar diferente do ocupado no primeiro jogo, quando tudo deu certo.
Ele próprio ordenou as alterações. O Brasil fez um gol e venceu os ingleses.
Já na fase eliminatória aconteceu o jogo com os temíveis uruguaios. Foi à noite e estávamos recebendo a visita do grande amigo Reverendo Mário Lício.
Todos sentados nos devidos lugares e o Reverendo postado em uma cadeira almofadada, colocada em frente a TV especialmente para ele.
Começa a partida e em poucos minutos, gol do Uruguai. Todos olharam para o pai que simultâneamente olhou para o Reverendo. E agora ?
As coisas estavam complicando.
Sem mais nem menos, com 1xo para o Uruguai, o meu pai como líder e chefe da torcida, se levantou, foi até o Reverendo e estendendo a mão, disse: - então Pastor, fica combinado. Amanhã o Sr. vem almoçar conosco.
O bom Reverendo foi se levantando meio sem querer e seguiu acompanhado do Sr. Zé até à porta, onde se despediram.
O meu pai ainda não havia se sentado novamente, quando o Brasil empatou. Foi uma festa, com todos empinhocando no chão.
Final, Brasil 3x1 Uruguai.
Assim foi até a final da Copa, com a sua conquista.
Não foi superstição. Foi mania.
ER

AULA DE ENCERRAMENTO

E então, queridos alunos, chegamos à fórmula para compreender as mulheres. Boas férias para todos.

(Maria Luiza Guião Bastos - Maria Helena R.R. de Souza)

PERFUME PARA LEITURA



VETIVER - GUERLAIN
Você já atentou para a descrição de um perfume ? São obras de arte. A descrição às vezes é melhor do que o aroma do perfume. Vejam com é descrito oficialmente o perfume "Vetiver" da Guerlain:
"Um dos raros perfumes com esse nome que não traem o caráter desta matéria-prima inflexível, Vetiver é tanto um temperamento quanto um perfume, sobretudo quando é usado por uma mulher. Estóico e discreto, Vetiver desdenha todo o luxo exceto o de sua própria orgulhosa solidão. Ao mesmo tempo distante e perfeitamente claro, deve ser usado com discrição e nunca se deixar sentir exceto no instante de um beijo."
PQP os textos são feitos por artistas.
ER

AMIGOS

"...Amigo que não ri junto, não sofre junto.
Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Quero amigo sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos e nem chatos.
Quero-os metade infância e outra metade velhice !
Crianças para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem sou.
Pois os vendo bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril."

(Oscar Wilde)

PERSONAGEM PRINCIPAL (2)


THEODOMIRO SANTIAGO

A inauguração da Escola de Engenharia aconteceu numa tarde de domingo, no dia 23/11/1913 e a cerimônia não terminou. (foto da saída da reunião do Presidente Hermes da Fonseca e do Dr. Wenceslau)
Foi interrompida por uma calorosa discussão entre o Dr. Theodomiro e o presidente do Clube de Engenharia, Dr. Paulo de Frontin, que fazia parte da comitiva presidencial.
A comitiva do Presidente Hermes da Fonseca chegou de trem, vinda de Cruzeiro, às 8:00 horas da manhã e almoçaram na casa do Dr. Wenceslau Braz. Às 14:00 horas foram para o prédio da Escola de Engenharia, onde aconteceria a cerimônia de inauguração.
O local estava superlotado. A mesa foi composta com o Presidente Hermes da Fonseca no centro, tendo a sua direita o General Pinheiro Machado e o Ministro da Fazenda, Dr. Rivadávia Correia. À sua esquerda, sentaram o Dr. Wenceslau Braz e o Ministro da Viação, Barbosa Gonçalves.
Falou o Dr. Theodomiro, explicando sobre a criação da Escola e seus objetivos, ressaltando o caráter prático do ensino. Citou como exemplo (mau exemplo) o caso de uma amigo seu que havia formado engenheiro, com méritos, na Faculdade de Ouro Preto, que lhe confessou não saber topografia.
Em seguida falou o Professor belga Bertholet e (aí a confusão): discursou um aluno do primeiro ano da nossa Escola.
Esse aluno salientou ainda mais a importância do ensinamento prático. Foi interrompido em seu discurso pelo Dr, Paulo Frontin, membro da comitiva e Presidente do Clube de Engenharia, que tomou os discursos como uma comparação desfavorável às outras escolas superiores do Brasil.
O Dr. Theodomiro entrou na discussão que pegou fogo.
Seguiu em altos brados com manifestações verbais (vaias) dos estudantes e por aí em diante.
O Presidente da República simplesmente levantou-se e acompanhado do Dr. Wenceslau, foi para a casa deste, com certeza tomar um café e discutir política.
O Dr. Paulo de Frontin, juntou-se a sua turma e foi direto para a estação ferroviária, onde tomou um trem imediatamente para Cruzeiro, não aceitando conversas de ninguém.
A comitiva ainda foi ao banquete, às 18:30 horas, para 200 talheres realizado no Clube Itajubense. (a janta era mais cedo no passado)
Às 20:00 horas se dirigiram a estação de trens e embarcaram rumo ao Rio de Janeiro.
Se hoje fosse iria para o Jornal Nacional.
Estava o Dr. Theodomiro com 31 anos

(dados Armelim Guimarães)

ER

CONTA GOTAS

1 - Pouco antes do início da Copa passada, um grande amigo e apaixonado por futebol convidou-me para ir para Ubatuba e assistirmos pela TV todos (mais todos mesmos) jogos do mundial. Um mês de férias por conta do futebol. Até que gostaria de ter ido. Hoje não dá mais pois o Grego - Sócrates - tomou o barco.
2 - Um homem itajubense, de bem e muito religioso, vai receber uma dura punição de sua paróquia. Revelou que em recente viagem até a Holanda, assistiu shows pornô, andou (só andou) pelas ruas proibidas e esbaldou-se de cervejas Heineken. Faltou-lhe visão e fez por merecer.
3 - Em 1957 o compositor Billy Branco escreveu:
Não vou para Brasília
Nem eu nem minha família
Mesmo que seja
Prá ficar cheio de grana
A vida não se compara
Mesmo difícil, tão cara
Quero ser pobre
Sem deixar Copacabana.
4 - Além de ter cancelado a sua participação na sabatina da Folha Uol, a Dna. Dilma também não confirmou a sua ida no Roda Viva da TV Cultura e no CQC da Band. Os assessores começaram a esconder a moça. Os coordenadores da campanha sabem o que estão fazendo.
5 - Vai ser realizado na China, o exame nacional de acesso a educação superior. Terá simplesmente 10 milhões de participantes. Segundo o NYT, no exame de 2008 foram pegos 2.645 alunos colando. (imagino o que aconteceu com os coladores).
ER

GUERNICA NO BRASIL

Já escrevi aqui que conhecendo o mural "guernica" de Pablo Picasso no Museu Reina Sofia, em Madri, fique impressionado e resolvi ir até a cidade de Guernica, no País Basco ( próxima de Bilbao) para viver mais diretamente a história, que muito me marcou.
Ontem, lendo o livro "Ficção e Realidade na Narrativa Televisual", do itajubense Nino Dastre - muito interessante - tomei conhecimento que o mural "guernica" esteve exposto em São Paulo, na II Bienal no Ibirapuera em 1953.
Esse mural esteve nos EUA até o final da ditadura franquista, quando foi levado para a Espanha.
Sua vinda ao Brasil teve a influência direta do pintor brasileiro Cicero Dias, que morava em Paris e era amigo de Picasso e dele obteve, não sem muita relutância, a autorização para trazê-lo ao Brasil.
Guernica foi exposto no Ibirapuera junto com obras de grandes pintores, como Duchamp, Braque, Paul Klee, Kandinski, Mondrian e Alexander Calder.
Não deu para ir na ocasião. Primeiro, eu não sabia e segundo, só tinha 6 anos.
Em tempo, "guernica" retrata o bombardeio da cidade basca por aviões alemães, durante a guerra civil espanhola.
ER

UMA ETERNA APRENDIZ



SANDRA STARLING
A mineira Sandra Starling já foi a principal referência do PT mineiro. Foi fundadora do Partido e primeira candidata do PT ao governo de Minas em 1982. Foi líder de bancada na câmara e Secretária Executiva do Trabalho no primeiro mandato de Lula.
Não aceitando a maneira que o nome de Dilma foi imposto e agora também o de Hélio Costa, ela escreveu uma carta dando adeus ao Partido dos Trabalhadores. Disse ela em entrevista: É lamentável que o PT acabe refém de uma pessoa, que é o Lula. Ele tem os seus méritos, mas todo mundo tem algum mérito;virou caudilho do partido, manda , desmanda, decide, todo mundo obedece. Não dá ! O PT de Minas tem pessoas e figuras importantes que poderiam ter se unido para fazer uma resistência. Não é possível que essas coisas passem assim sem que ninguém proteste.
Parafraseando Chico Buarque:
"Eu bato o portão sem fazer alarde. Eu levo a carteira de identidade. Uma saideira, muita saudade. E a leve impressão de que já vou tarde."
É a vida...
ER

CAUSA PERDIDA



Deu hoje no O Globo (merval pereira)

Não é possivel aceitar que o presidente, qualquer que seja ele, possa usar o país para aventuras personalísticas.
Apoiar o Irã, uma ditadura teocrática completamente fora das leis internacionais e do respeito aos direitos humanos, é um absurdo, ainda mais quando todo o ocidente está trabalhando em conjunto para tentar controlar esses aiatolás atômicos, e conseguindo até o apoio de da China e Russia.
Nem mesmo um pragmatismo comercial justificaria tamanho comprometimento, pois nossas exportações para o Irã representam menos de 1% de nosso comércio internacional, ao contrário da Rússia e China, que mesmo tendo grandes interesses econômicos e políticos na relação com o Irã, aderiram às sanções como prova de que a situação é considerada realmente grave.
ER

SEM PALAVRAS !