Translate

sábado, 1 de maio de 2010

ARROGÂNCIA NAS ENTRELINHAS

Luis Inácio ao discursar hoje em São Paulo em festa comemorativa ao "Dia do Trabalho", demonstrando toda a sua conhecida "humildade":
" Quando deixar a presidência, vou mandar registrar em cartório tudo o que eu fiz. Para quem vier depois de mim, E VOCÊS SABEM QUEM EU QUERO, faça mais. "

ER

FIM DO SILÊNCIO

Tempos atrás, o "viver é perigoso" baseado em reportagem do jornal espanhol "El País" - mencionou a questão "Marcial Maciel", bispo mexicanos fundador da "Ordem Legionários de Cristo", já falecido e denunciado por uma série de escândalos.
Não tratamos dos fatos, que por si só, não nos trás interesse nenhum, mas do silêncio sobre o assunto que se abateu nos meios de comunicação.
Pois bem, o Vaticano denunciou hoje a dupla vida levada pelo bispo mencionado. O comunicado da Santa Sé informou que o Papa Bento XVI nomeará um delegado e formará uma comissão especial para reformar o ordem religiosa conservadora.
A declaração foi divulgada pelo Vaticano após reunião de Bento XVI com os cinco bispos, que durante oito meses investigaram a congregação.
Viver é perigoso.
ER

NA CONTRAMÃO !



Todas as verdades duradoras que se impuseram ao mundo no decorrer da história foram mais combatidas do que varíola, e todo indivíduo que as recebeu bem e lutou por elas foi, absolutamente sem exceção, denunciado e punido como um inimigo da espécie. Talvez o "absolutamente sem exceção" seja um exagero.
Mas se a verdade é sempre mal recebida, o erro é recebido de braços abertos. Qualquer homem que invente uma nova imbecilidade recebe salvas de palmas e torna-se o dono da verdade. Dê um giro pelos últimos mil anos da história e você descobrirá que 90% dos ídolos populares do mundo, não passaram de mascates baratos. Tem sido assim em política, religião e em qualquer outro departamento do pensamento humano. Mesmo tal mascate já enfrentou alguma oposição, uma vez ou outra, de críticos que o denunciaram como charlatão e o refutaram assim que abriu a boca. Mas, ao lado de cada um deles, havia a titânica força da credulidade humana, e isso bastava para destruir os seus inimigos e estabelecer a sua imortalidade.
H.L.M

CAIXINHA DE BONDADES !

Assim que foi eleito, o Presidente do Paraguai Fernado Lugo, também conhecido como "pai de todos", deu uma pressão no Lula para melhorar as condições do seu País na parceria com Brasil na hidrelétrica de Itaipu.
Com o seu conhecido "coração de mãe", Lula concordou em bancar a construção de uma linha de transmissão (em 500 kv) para levar energia de Itaipu até Assunção. Nós pagaremos a conta integralmente no total de US$ 400 milhões, aproximadamente. Nesse caso não será necessário a aprovação pelo Congresso Nacional, uma vez que os recursos sairão do Focem (fundo para convergência estrutural do mercosul).
Existe ainda o compromisso do pagamento de um adicional de US$ 240 milhões por ano do Brasil ao Paraguai. Nesse caso, depende de aprovação do Congresso.
O "cavalo paraguaio" é outro.
ER

IMPOSTO DE RENDA



Encerrou ontem o prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda. Como dizia uma amigo meu: terminou o jogo de esconde-esconde.
ER

A MAIOR DEFESA DE SUA VIDA

O Virgílio encontrou na semana passada com um dos melhores goleiros que já viu jogar em Itajubá, o Júlio que fechava o gol do Derminas nos anos 60.
Com Júlio em campo, no máximo o placar era em branco.
Dizem que o nome desse menino que anda jogando na Internazionale de Milão, Júlio César, foi colocado pelo seu pai, em homenagem ao grande Júlio do Derminas.
O encontro se deu numa sala de espera de um médico pediatra da cidade (esqueci de perguntar o que os dois velhinhos estavam fazendo lá).
Após matar a saudade, o sempre arguto Virgílio perguntou ao velho arqueiro, que já apresentava alguns sinais de esquecimentos : - Qual foi a maior defesa de toda a sua carreira ?
Júlio não pestanejou e respondeu de bate pronto: Essa eu não esqueço jamais. Penso nela todas as noites antes de dormir.
Deu uma pigarreada e continuou, com a recepcionista do consultório e uma enfermeira também aproximando para ouvir.
- Foi numa tarde linda de sol outonal, com o céu azul e a temperatura começando a declinar. Estava sentado na sala da minha casa e observando na cozinha conjugada, numa distância de aproximadamente quatro metros, o meu sobrinho de oito meses gatinhar pelo piso de ladrinhos. Foi quando aconteceu o inesquecível lance.
A minha mãe estava fazendo um bolo, já com todos os ingredientes no copo do liquidificador, instalado indevidamente em sua base.
A "velha", carinhosamente falando e que Deus a tenha, esticou o braço e acionou a tecla para ligar eletrodoméstico.
Júlio deu uma respirada profunda e seguiu:
- Como estava mal acoplado, o copo rodopiou, subiu e desceu com tudo em direção da cabecinha do meu sobrinho.
E franzindo o cenho: - Com o meu conhecido reflexo, tomei um impulso e literalmente alcei um longo voo. Fiquei na horizontal numa altura de 1,30 metros do solo, apanhei o copo em pleno ar, recolhendo-o até o peito, passando por sobre o menino e me espatifando pela porta da cozinha, indo estacionar debaixo do tanque de lavar roupas, que ficava na área externa.
Após ligeira pausa, prosseguiu: - Para mim, o silêncio que se seguiu era como duzentas mil pessoas me aplaudindo pela defesa de um penalty no último minuto de jogo de uma final de copa do mundo.
E finalizou: - Ficamos sem o bolo, mas essa intervenção me marcou para sempre.
O Virgílio disse que disfarçou as lágrimas que desciam pelo seu rosto, enquanto a recepcionista e a enfermeira também tiravam dos olhos algum cisco virtual.
ER

CONTA GOTAS !

1 - Poucos eventos alcançam tanto sucesso na cidade como o tradicional "passeio de bicicletas do primeiro de maio", promovido pela Vera Cruz - Florarte do nosso amigo Roni. Quem de nós não participou um dia levando os filhos ? Eu ainda tenho esperanças de levar o João. Mas não poderá demorar muito não.
2 - Me causa arrepio quando alguém propõe a criação de um grupo de trabalho para discutir alguma coisa. É sinal de protelação. Agora aparece na última reunião da câmara as sugestões para definir posições através de audiência públicas. Esse instrumento é cria do PT e incentivado muito pelo Vice Prefeito Laudelino. No fundo no fundo, é "lavar as mãos" ou "tirar da reta", transmitindo uma ideia de democracia. Assumam responsabilidades !
3 - Ouvi hoje o programa "Falando Francamente" na Jovem FM. Um bom resumo da semana no mundo, inclusive da semana itajubense. Faltou (não sei por que o Roberto Lamoglia). Os apresentadores tem conhecimento de todos os assuntos, mas tem uma coisa que chama a atenção: O pessimismo, as lamentações, imperam. A medida que fui escutando o programa, fui cerrando as janelas da casa, me agasalhando, deixando o guarda-chuva de lado. Não achei a galocha. Cancelei todos os compromissos. Devemos estar às vésperas do Apocalipse.
4 - Comemorar o "dia do trabalho" num sábado é brincadeira. Me lembrei de uma frase, em letras garrafais, pintada em um muro ao lado do Clube XVI de julho na Imbel (quando era moleque) : " O trabalho enobrece o homem". Achei muito bonita e significativa, até que adolescente me falaram que tinha um forte fundo fascista. Deixei de admirar (a frase, não o trabalho). Parece que o autor, que não era fascista, foi Max Weber.
5 - Escutem o seguinte: O Ciro Gomes ainda está na lona face ao violento cruzado que levou do PSB, seu partido, nesta semana, alijando-o de participar das próximas eleições presidenciais. O juiz já encerrou a contagem. Ele está recuperando os sentidos. Se o Lula/Dilma não lhe apresentar um agrado bem significativo, preparem-se para ouvir os maiores descalabros políticos do ano.
ER

FRASE (ABOBRINHA) DO DIA


"Se você tem uma qualidade, disfarce ou esconda. O mundo não foi feito para competentes."
(Arão Bracarz)

HOMENAGEM AO ALAOR


O que a gente não faz para homenagear um amigo querido. O blog está publicando essa charge do Neo Correia - bocadura.com (originada no Noblat) - sem pedir autorização excepcionalmente, para nesse "Dia do Trabalhador" dedicar ao nosso Balu.
ER

PIPOQUEIRO É A MÃE !


Segundo Toinho, o seu irmão Chico foi o maior jogador de volei do Norte do País até acontecer o acidente. Chico jogava na Tuna Luso e a final do disputadíssimo campeonato paraense era contra o Paissandu.
Eu conheci o Chico em Manaus, já formado em medicina, meio gordinho e muito baixinho para astro de volei que foi, segundo a opinião do irmão apaixonado. Foi levantador de mão cheia, se é que isso seja possível.
Naquela época o volei era disputado em três sets de quinze, com o artifício da vantagem. Marcava um ponto, rodava e assim por diante.
Terceiro e decisivo set 15x 14 para o Paissandu. A bola foi levantada para o ponta de rede do Paissandu, conhecido regionalmente como "mão de pilão", descendente de índios marajoaras, com 2,10 de altura, que desceu o braço.
Como um bólido a bola estourou na medalhinha de um companheiro do Chico e subiu.
A bola foi em direção da arquibancada e o Chico atrás. A pelota girando com efeito diabólico e o Chico atrás.
Quando ela cumpriu a parábola e começou a cair, o heróico levantador mergulhou com os braços estendidos, já na porta de entrada do ginásio coberto, e nessa caminhada atropelando o que tinha pela frente.
Num gesto sobre humano conseguiu dar um munhecaço na bola que iria, se não fosse a mágica intervenção, aninhar-se dentro de uma carrinho de pipocas.
A bola, num perfeito levantamento, ofereceu-se para um atleta da Tuno que enterrou-a na quadra do Paissandu. No lance seguinte, com o público, os atletas, os juízes e o pipoqueiro, atônitos, a Tuno fechou o set e o jogo, sagrando-se campeã paraense.
Chico com o braço direito todo queimado (estava estourando pipocas no momento) foi levado direto para o pronto-socorro, com queimadura do segundo grau.
Não jogou mais volei e nunca mais comeu pipoca.
Até hoje no Pará, "pipoqueiro" não é sinônimo de jogador que foge das jogadas mais ríspidas, mas é são chamados os jogadores valentes, destemidos, determinados e heróicos.
ER

FRASE DO DIA

"A verdade é o bem mais valioso que nós possuímos. Vamos economizá-lo"

(Mark Twain)

(Enviada pelo Humberto Chiaradia - Sugestão de lema para o PT)

ER

TEMPO REALMENTE É DINHEIRO !