Translate

quinta-feira, 29 de abril de 2010

ERRAMOS !



O blog é humilde. Quando constata um erro, pede desculpas, corrige e segue em frente, mesmo que a correção da notícia possa deixar parte dos leitores magoados.
Lula não é o líder mais influente do Planeta.
Ele está incluso entre as 100 pessoas mais influentes no mundo listadas pela revista Time. Foram consideradas quatro categorias: líderes, heróis, artistas e pensadores.
Já está muito bom. Não é o mais,mas é um dos mais.
O ex-Governador do Paraná Jaime Lerner consta da lista dos pensadores.
A cantora Lady Gaga também está na lista e parece que ficou muito feliz.
Isso deu uma idéia para o blog. Publicaremos na próxima semana o nome dos quarenta líderes mais influentes em Itajubá, sendo 10 por categoria. Ajudem com sugestões.
ER

VIDA DE ARTISTA (12)


GONZAGUINHA

Hoje, 29 de abril, faz 19 anos que Gonzaguinha morreu.
O grande artista Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, cantor e compositor, nasceu em 22/09/1945, no Rio de Janeiro. Filho do grande Gonzagão, Luiz Gonzaga - o rei do baião - e Odaléia Guedes dos Santos, cantora do Dancing Brasil. Com a morte prematura da mãe aos 22 anos, Gonzagão não podendo criar o filho devido a suas inúmeras viagens pelo Brasil cantando seus baiões, entregou o menino aos padrinhos Leopoldina de Castro Xavier e Henrique Xavier, que viviam no morro de São Carlos no Rio de Janeiro.
Recebia do pai algum dinheiro para pagar seus estudos e algumas visitas ocasionais. Assim, Gonzaguinha foi aprendendo a dureza da vida das pessoas que não tinham acesso a quase nada. Aprendeu violão com o padrinho e cresceu ouvindo as músicas de Lupicínio Rodrigues, Jamelão e do próprio padrinho. Aos 14 anos compôs sua primeira música: "Lembranças da Primavera". Aos 16 anos foi morar com o pai pois os padrinhos não podiam pagar seus estudos e Gonzaguinha queria fazer curso superior. Estudou na Faculdade de Ciências Econômicas Cândido Mendes. Nessa época conheceu Ivan Lins, Aldir Blanc, Paulo Emílio, Cesar Costa Filho entre outros e fundaram o MAU Movimento Artístico Universitário que seria mais tarde "incorporado" pela TV Globo no programa "Som livre exportação". Pelo fato de compor quase sempre músicas com forte apelo denunciando as injustiças sociais, Gonzaguinha foi "chamado" muitas vezes ao DOPS-Departamento de Ordem Política e Social e teve suas músicas censuradas. Seus maiores sucessos foram : "Grito de alerta", "Começaria tudo outra vez", "Espere por mim morena", "Explode coração", "Sangrando", "Diga lá coração", "Mergulho", "Quando se chega" e seu maior sucesso "O que é o que é" de 1982. Faleceu precocemente em 29/4/1991, aos 45 anos num acidente automobilístico próximo de Curitiba.
Em sua homenagem enviamos uma de suas composições.
Dárcio Fragoso//Alfredo Junta




AEROPORTO DE ITAJUBÁ - O RETORNO

Enviei a Declaração do IR, agora vou terminar o Aeroporto. Chuvas de emails e comentários publicáveis e não publicáveis. Já enchemos os sacos que mereciam ser enchidos, agora vamos lá:
1 - Passado tudo, tenho escrito que para mim hoje aeroporto não é prioridade "um " para Itajubá. A prioridade "um" é o anel viário. Depois falamos disso.
2 - O Governo de Minas, que também é acionista da Helibrás, assumiu o compromisso de construir uma pista de testes para os helicópteros pesados que serão construídos. Essa mesma pista poderá ser utilizada para pouso e decolagem de pequenas aeronaves. As médias e grandes continuam usando Pouso Alegre.
Há muito sabemos que aeroporto é um instrumento regional e não municipal (em se falando de interior)
3 - A mudança de características da pista possivelmente (não entendo disso) afetará de maneira mais leve o meio ambiente, sem a necessidade de grandes obras de infra-estrutura.
4 - A pista seria administrada e controlada pela própria Helibrás, que já possui torre de controle instalada e pessoal especializado.
5 -Parte das obras necessárias deverão ser arcadas pelo município, como deslocamento da linha de transmissão, acerto de topo de morros, etc. Isso poderá ser feito com os custos bancados por convênios firmados com o Estado e a Cemig/Furnas.
6 -As obras ficarão infinitamente mais acessíveis em termos de custos. O ambiente será menos afetado e o ônus da administração do bem ficará com a Helibrás, que o cederá para o atendimento das necessidades da comunidade, inclusive para a aeronáutica de lazer.
É difícil isso ? Não ! Porém serão necessários elementos aceleradores técnicos políticos.
Como a empresa é francesa, C´est Fini !
ER

SEJA VOCÊ MESMO !


Ontem registramos o comentário do marqueteiro Duda Mendonça sobre o equívoco que estaria sendo cometido pelo atual pessoal pessoal de marketing da Dilma. Segundo Duda, eles teriam que deixar a Dilma ser ela mesma. Daí ...
ER

AEROPORTO DE ITAJUBÁ



Recapitulando a novela de maior sucesso na cidade :
1 - Com o esforço de muitos Itajubenses progressistas, foi aprovado o projeto do Campo de Pouso de Itajubá, que seria construído ao lado da Helibrás. Foi aprovado pela aeronáutica, pelo governo de Minas que inclusive promoveu licitação para a sua construção, definindo a empresa ganhadora. Isso no final do segundo governo Chico Marques.
2 - Algumas providências (já estudadas anteriormente e viáveis) deveriam ser tomadas pelo governo municipal que tomou posse (BPS). A administração por razões políticas não se interessou em avançar com o projeto, realizando as tarefas e compromissos de sua responsabilidade. Obras de pequena monta, considerando o valor total do investimento.
3 - Com as coisas enroladas, um setor do governo de Minas louco para empregar o dinheiro reservado na construção/melhoria de aeroporto localizado em outra cidade, consultou o organismo de meio ambiente local, que mesmo dividido se manifestou contrário a construção da pista no local.
A desculpa para todo mundo foi ausência de recursos. Se o dinheiro não tivesse reservado teria acontecido a concorrência com definição do ganhador ?
A ingenuidade política assola as chamadas novas lideranças municipais, apesar da correção e da boa vontade.
4 - Os nossos gurus municipais indicaram dois novos locais para a construção do campo de pouso, desta vez com construção empurrada pelo acordo do governo com a Helibrás. Pois bem, temos informações que os dois locais (pasmem! um fora do município de Itajubá) foram reprovados pela aeronáutica.
5 -Voltamos tudo a estaca zero. Outro dia a Sra. Secretária de Indústria e Comércio disse em alto e bom som em uma entrevista, usando estas mesmas palavras (eu ouvi): O aeroporto já é líquido e certo . Já está definido.
Outro onguista tentou fazer chacota com o "viver é perigoso" e outro jornal da cidade num programa radiofônico local, sobre a preocupação demonstrada com a não construção do campo de pouso.
6 - Socorro ! O piloto sumiu junto com o avião e o aeroporto. Temos à frente um punhado de corretos, porém inexperientes, idealistas amadores. Como disse um seguidor do blog outro dia: Isso é coisa para profissionais.
7 - Sugestão: Sr. Prefeito: Terceiriza esse assunto para uma comissão de Itajubenses ( no máximo 3 se não vira grupo de trabalho do PT) que o assunto será resolvido em pouco tempo.
ER

CONTA GOTAS !

1 - Conforme previsto numa reação histórica o Brasil retomou ontem a liderança mundial nas taxas de juros. Com grande capacidade de percepção o COPOM jogou ontem a nossa para 9,50%. E prometeram mais: Se tudo correr bem, até o final do ano deverá alcançar a cifra de 12%. Deixamos em segunda posição, a pretensiosa Indonésia.
A culpa maior é dos consumidores desenfreados.
O povo vai sentir isso é no dia a dia.
2 - Com essa história de expansão da Helibrás e da Unifei está "dando a louca" nos proprietários de imóveis em Itajubá. Pelo que estão pedindo de aluguel em apartamentos no BPS, de imediato nos leva a pensar que todos têm vista para o mar. Ou melhor, são os chamados "pé na areia".
Realmente a procura está alta. Estamos voltando a época em que os corretores de imóveis da Cidade eram "autoridades", andavam com os narizes empinados e atendiam com hora marcada como os médicos. Estão por cima da "carne seca".
Pipocam as construções de cubículos para se alugar para estudantes. Judiação ! Um menino da Unifei disse que o apartamento (?) em que mora é tão pequeno, que para trocar de ideia tem que sair no corredor externo.
3 - Nunca acompanhei uma copa do mundo de futebol tão fraquinha como essa da África. Os turistas estão com medo de problemas e as seleções vão aparecer com jogadores estropiados pelos campeonatos de seus países. No Brasil ainda teremos eleições... E as ruas pintadas ? Promoções ?
Essa vai passar batida.
4 - Como são as coisas. Lembram-se da Fundação Abrinq, instituição criada em 1990 para lutar pelos direitos das crianças e dos adolescentes ? Projetou nacionalmente o seu Presidente Oded Grajew ?
Esfacelou-se toda por questionamentos internos. Numa tacada só se demitiram da entidade o Presidente e o Vice do Conselho Consultivo, 21 integrantes do Conselho Consultivo, 3 membros do Conselho de Administração e três ex- Presidentes da Fundação, inclusive o Conselheiro Honorário Fernando Henrique Cardoso.
Quem será o responsável para apagar a luz ?
5 - Só para encher o saco de todos vocês: A revista americana "Time" elegeu hoje o Presidente Lula como o líder mais influente do mundo. Imaginem todos que você conhece ou ouviu falar, tipo esse rapaz americano, Obama, etc, etc. O velho metalúrgico colocou todos no bolso.
Vou começar hoje um tratamento médico para conseguir, como brasileiro, ter orgulho disso. Naturalmente não consigo sentir.
ER

INTERNET SEM FIO GRATUITA

Conforme já escrevemos aqui, no dia 12/05/2010 serão definidas as empresas que instalarão a internet sem fio gratuita a 163 cidades brasileiras. A licitação é conduzida pelo Ministério da Comunicações, até outro dia, dirigido pelo Ministro Hélio Costa, do PMDB e pré-candidato ao governo de Minas.
Das 163 cidades, 17 são localizadas em Minas Gerais. Foram escolhidas (?) as localidades com características sociais econômicas e culturais voltada para o turismo, para a polarização de negócios e ensino.
O que conforme as características grifadas acima, "eliminou" totalmente Itajubá. Afinal, o que nossa cidade tem a ver com "polarização de negócios" e "ensino" ?
Tirando uma ou duas cidades de Minas (das escolhidas), todas são administradas por prefeitos da base aliada. (com prestígio).
As cidades mineiras privilegiadas são: Almenara, Araguari, Boa Esperança, Coluna, Comercinho, Conganhas, Coromandel, Divinópolis, Eng. Caldas, Montes Claros, Nova Rezende, Novo, Cruzeiro, Paracatu, Piumhi, Porteirinha, Rubelita e Sacramento.
Parte das "capacidades" da cidade não estão tristes pelo alijamento de Itajubá dessa etapa do processo. Por que ? Pouso Alegre e Santa Rita também não estão na listagem. Para eles, isso já é bom.
Êta mundo véio !
ER

FRASE (ABOBRINHA) DO DIA


"Meu coração está com Dilma."
(Chaves)

TAMBÉM SOU DE CRISTINA


Estava no Rio de Janeiro, aconteceu um evento cristinense. Eu não tinha conhecimento e fiquei triste.

Sou Itajubense, como dizem os paulistas, nacidicriado aqui. As férias eram em Cristina, na casa dos meus tios Olivia e Domingos Del Ducca e os primos queridos, Neuza (já casada na época),Cida e Marco Antonio.

Cristina por ter me proporcionado sentir as primeiras e marcantes emoções ficou sendo a minha segunda cidade.

A ida era de trem, com paradas rápidas na estação de Pedrão (só colocar água na locomotiva à vapor). Parada oficial em Maria da Fé. Novo pit-stop no Anil e chegada em Cristina, dando de cara com o Pai da Angela do Banco do Brasil, que era o chefe da estação.

Amigos inesquecíveis: Joaquim do Sr. Peixinho, irmão da Vanessa, Adalberto Ferraz (posteriormente servimos o exército juntos), João do telefone, Leonardo, Tião Calderão, Romualdo, Marquinhos da sra. cabeleireira (também servimos o exército juntos), Ernane, irmão do Dalto, e a sua irmã Leda, que casou com meu amigo João Bosco.

A Leda, a Terezinha Marta (esposa do Dalto) e a Georgeta, filha do Juiz, Dr Lessa, eram as meninas mais bonitas de Cristina.

Nadei na gruta, assisti a matinês no cine Vitória e assisti "Melodia Imortal " com Tyrone Power e Kim Novak no Cine Hollywood, do Sr. José de Jesus. (Fui de Pulmann - era mais caro, com ingresso vermelho) e joguei futebol no campo do Esporte.

Conheci o Sr. Cornelinho, o delegado Dito Consenza, O De Carli (namorado da Cida), o Humberto e o seu irmão Russo. Adorava os doces da Dna. Marocas e o sorvete polar (mergulhado no chocolate quente). O cônego não me lembro se era o Sr. Carvalhinho.

Frequentei as brincadeiras dançantes no Cristinense e lá mesmo aprendi a jogar o chato bilhar francês.

Ah ! Tirei muitas fotos (com máquina kodak - tipo caixote) montado no leão. (todas desaparecidas).
Acima, o cartaz do filme "Melodia Imortal" - A trilha sonora é espetacular.
Manhattan, Aquarela do Brasil, Smiles, La vie en Rose e outras. O filme é triste de doer.

Cristina está no meu coração.
Da próxima me avisem que irei.
ER

MANTO SAGRADO