Translate

segunda-feira, 5 de abril de 2010

MEMÓRIAS VIRGILIANAS (1)



BAMBI - O LIVRO

Em 1923 o escritor austríaco Felix Salten ganhou fama mundial com Bambi, a história da vida de um cervo na floresta e a luta contra o seu maior inimigo: o homem. O livro torna-se um clássico da literatura infantil. Em 1942, Bambi foi um dos filmes mais marcantes de Walt Disney. Nessa altura, os nazistas tinham forçado o judeu Salten a fugir para a Suiça.

Virgilio Cabral ( foto da época que estava no exército - novo colaborador - vai contar fatos que marcaram sua vida)

O PERIGO DE UMA ÚNICA HISTÓRIA



CHIMAMANGA NGOZI ADICHIE
É uma escritora nigeriana, que estudou nos Estados Unidos. Já publicou diversos livros de sucesso e recebeu vários prêmios.
TED é uma conferência mundial que reune grandes personalidades e cabeças pensantes do planeta, que são estimuladas a fazer a melhor apresentação de sua vidas em 18 minutos.
A nigeriana falou de forma inovadora sobre o "perigo de uma única história ".
Histórias únicas sobre uma pessoa, um povo ou uma cultura são extremamentes perigosas e podem nos levar a formação de uma idéia totalmente distorcida. É difícil corrigir depois.
Por favor, vejam. Se quiserem mais,no youtube tem a palestra completa.
ER

CONTA GOTAS

1 - Elucidativa para todos os gostos a entrevista concedida hoje na futura FM pelo Thales Motta (COPASA) ao Rodrigo Marques. Perguntas precisas e respostas mais. Ouçam a repetição às 23:00 horas na http://www.futurafm.com.br/.
2 - Nós dominaremos o pedaço. Hoje a população de São Paulo acima dos 60 anos é de 1,3 milhões. Em 2024 esse número chegará a 2,2 milhões. Superará em 70.000 a população com idade até 14 anos. Essa mudança exigirá que a cidade se adapte, com mais opções de lazer, transporte e habitação e até publicidade mais focada nesse público. Portanto, daqui a 14 anos...
3 - Vaidade feminina é uma realidade. Fui outro dia no Bradesco pagar alguma coisa e encontrei a Agência lotada. A fila (única) para o caixa parecia uma serpente enrolada. Pensava em desistir, quando percebi uma filinha com três pessoas apenas. Dei uma estudada no campo de batalha e lembrei-me que já tinha direito adquirido para utilizar a miúda fila. Lá fui eu, confesso que até um pouco constrangido. Nesse caminhar observei duas conservadas senhoras, estacionadas na fila normal. Uma delas foi minha colega no Grupo Escolar. A outra foi casada com um amigo meu. Ambas e disso tenho certeza, adquiriram os direitos especiais antes de mim. Então ?
4 - Confesso que não entendi a comparação feita pelo Luís Inácio entre a Dilma e o Sr. Mandela. Peraí: Um esteve preso a vida toda lutando pela liberdade do seu povo. A outro também teve presa por atos de terrorismo que visava a implantação de um regime ditatorial. Para de brincadeira !
5 - O PR - Partido da República, ex - PL, definiu no sábado o seu apoio a candidatura Dilma. Se o Partido for disciplinado, teremos muita gente trabalhando para a Dilma em Itajubá. Vou consultar o Cleber David e o Júlio Anselmo sobre as estratégias de campanha.
ER

FRASE DO DIA


N o momento em que falamos tanto de liberdade...
"Ora, o Senhor é o espírito; e, onde está o espírito do Senhor, aí há liberdade"
(II Cor 3:17)
As coisas são tão simples. Nós as complicamos por desconhecimento.
ER

É DISCO QUE EU GOSTO (39)



VOLVER A LOS 17
Como sabem, " é disco que eu gosto" muitas vezes são enviados ou indicados pelos amigos do blog. A de hoje foi uma indicação do irmão e amigo Darly Guedes, filho dos extraordinários Zéze Barbatana e Dna Ivone, que foi um pouco mãe de todos nós. ( Dnª Ivone tomou o barco quando eu e o Candinho, estavamos ao seu lado). Pois bem, para um cara apaixonado pelo cantor Paulo Sérgio (sósia musical do Roberto Carlos), o Darly deu um salto indicando essa poesia magnifica da chilena Violeta Parra, interpretada simplesmente pela Mercedes Sosa e Milton Nascimento. Maravilha !

PALAVRAS DE SEMPRE

Do livro "Tempo e Memória" - Márcio José Lauria - Enviado pelo Humberto Chiaradia.
Palavras de Sempre
Os nossos jovens amam o luxo, possuem más maneiras, fazem troça da autoridade e não respeitam a idade. Na nossa época os jovens os jovens são verdadeiramente tiranos, não se levantam mais ante uma pessoa mais idosa e respondem grosseiramente a seus pais; são insuportáveis. (1)
Não tenho mais esperança no futuro de nosso País se os jovens de hoje devem ser os dirigentes de amanhã, já que eles são insuportáveis, inconscientes, imorais e até espantosos. (2)
Nossa época atravessa uma fase das mais críticas. Os jovens não escutam mais seus pais. O fim do mundo não deve estar longe. (3)
Essa juventude está podre até o fundo do coração. Os jovens são maus e preguiçosos. Jamais poderão manter a nossa cultura. (4)
(1) Sócrates, 400 AC
(2) Hesíodo, 720 AC
(3) um sacerdote egípcio, 2.000 AC
(4) Inscrição numa ânfora da Babilônia, 3.000 AC
Humberto Chiaradia

COMER PODE SER PERIGOSO (2)


TORERO VALESE

São Paulo - Horácio Lafer, 638 - (VOLTÁVEL)

Com um sobrenome desses, falar de comida espanhola é difícil e fácil, se é que vocês me entendem.
Gostei muito do Torero Valese. O bar - restaurante na Horácio Lafer, 638-não é novidade na Cidade, mas fui pela primeira vez há exatamente uma semana. Ambiente à meia luz, burburinho tolerável de quem já bebeu mais de duas taças de vinho e atendimento excepcional. Sugiro fazer como na Espanha: experimente tapas e mais tapas acompanhadas, é claro, de um vinho espanhol (que tal um Ribera Del Duero?). Não perca: tapa de salmão defumado - alcachofra - creamcheese e tapa de presunto cru - tomate- alho.

Vou levar o meu pai lá.

Rachel

FRASE (ABOBRINHA ) DO DIA



"Nunca antes na história deste País... "
(complete com qualquer coisa que encaixará perfeitamente num pronunciamento do Lula, hoje, amanhã e sempre).
Faça o teste !
ER

VIDA DE ARTISTA (9)

Dia 2/4/2010 fez 27 anos que morreu a grande cantora brasileira Clara Nunes.
Nascida em 12/09/1942 na cidade de Caetanópolis MG, Clara desde cedo demonstrou muito gosto por música e canto. Venceu concursos de calouros e foi contratada
pela Radio Inconfidência de Belo Horizonte. Trabalhou como cantora em boates, inclusive tendo como baixista Milton Nascimento.

Em 1963 foi contratada pela TV Itacolomi apresentando o programa "Clara Nunes apresenta". Devido a seu grande sucesso, em 1965 foi para o Rio de Janeiro atuando em vários programas de TV, cantando vários gêneros de músicas.
Em 1966 gravou seu primeiro LP, com predominância de sambas. Em 1968 gravou seu segundo LP "Você passa eu acho graça" mesmo nome da principal música.

Foi uma das melhores cantoras de samba fazendo muito sucesso em disco, rádio e TV. Seus discos de maior sucesso foram: "A beleza que canta",
"Alvorecer", "Brasileiro profissão esperança", "Canto das três raças",
"Guerreira", "Brasil mestiço" entre outros.
Formou juntamente com Alcione e Beth Carvalho o triunvirato "ABC do Samba" como os críticos musicais chamavam as três melhores cantoras de samba do Brasil nos anos 70. Em 1975 seu LP "Claridade" vendeu 300.000 cópias, principalmente graças ao grande suceso dos sambas "Conto de Areia" de Romildo S. Bastos e Toninho Nascimento, "Juízo Final" de Nelson Cavaquinho e Elcio Soares e "O mar serenou" de Candeia. Essa expressiva marca para a época, acabou com o tabu que cantora não vendia disco no Brasil.
Clara participou de inúmeros shows musicais no Brasil e no exterior. Foi protagonista de uma carreira brilhante e cheia de sucessos. Em 1974 estrelou ao lado do ator Paulo Gracindo o espetáculo "Brasileiro Profissão Esperança" inspirado na vida da cantora e compositora Dolores Duran e do compositor e jornalista Antonio Maria tendo permanecido em cartaz no Canecão no Rio de Janeiro quase um ano, dando orígem a um LP homônimo. No mesmo ano representou o Brasil no Festival do Midem, em Cannes na França. Foi casada com o poeta, compositor e produtor Paulo Cesar Pinheiro.
Faleceu precocemente em 2/4/1983 depois de 21 dias de UTI, por causa de complicações após cirurgia, mas seu nome estará eternamente ligado ao samba como uma de suas mais brilhantes cantoras.
Em sua homenagem seguem algumas de suas melhores interpretações.

Dárcio Fragoso/Alfredo Junta









AGORA VAI !


É MUITO CARTAZ ! (27)



CRAZY HEART
CORAÇÃO LOUCO
Assisti no final de semana o "muito bom" filme "Coração Louco", com grande representação do Jeff Bridges, que o levou a ganhar o Oscar de melhor ator em 2010. Filme de 2009, dirigido por Scott Cooper e aparecendo com pequenos papéis, Collin Farrel e Robert Duval. A moça do filme é a atriz Maggie Gyllenhaal.
Bad Black (Jeff) faz o papel de um veterano e famoso cantor de músicas Country e leva uma vida desregrada de fim de carreira, fazendo pequenos shows em bares pelo interior. Conhece uma jovem jornalista e a coisa complica.
A música, "The weary kind" também levou o Oscar como melhor canção.
Vale a pena assistir.
ER