Translate

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

PREVISÕES E PREVISÕES.

Li outro dia, um comentarista de jornal escrevendo sobre um famoso economista americano: - Se ele fizer alguma previsão do passado, é capaz de errar.
Ao contrário, disse o escritor britânico Arthur C. Clarke: "É muito arriscado fazer previsões, especialmente sobre o futuro"
Em 1878, com o telefone já inventado pelo Sr. Graham Bell, o chefe do Correio Britânico, Sr. William Preece, declarou ao jornal "The Times": Os americanos precisam do telefone. Nós londrinos, não precisamos, pois temos aqui uma multidão de mensageiros.
ER

DIFERENÇA ENTRE AS BUSCAS

Conheci um rapaz que serviu o exército nacional de maio de 1966 até março de 1967. Ele tinha o posto de Cabo e fez parte parte do Pelotão de Choque - Tigres da Mantiqueira. Por causa do serviço militar perdeu um ano de escola (2º científico).
Disse-me ele: Com dezenove anos, treinado com armamentos diversos, idealista, politizado e portador de rebeldia crônica, imagino que eu era um prato cheio para ser cooptado por um dos muitos grupos políticos clandestinos existentes.
Continuando: fui convidado e participei de muitas reuniões onde o tema mobilização era uma constante. Me emprestaram muitos livros (devolvi a maioria sem ler) e providenciaram uma assinatura mensal gratuita de uma revista soviética escrita em espanhol.
Nunca engoli o movimento, face ao seu declarado objetivo: Busca do poder, se necessário pelo uso das armas, para implantação de uma ditadura revolucionária, com tendências absolutamente soviéticas.
E encerrando, afirmou: Eu também estava em busca. Buscava a liberdade, a democracia, o direito de escolha e de ir e vir e não trocar uma ditadura por outra, igual ou pior.
Respeitei os que optaram por aquele caminho e tomei o meu rumo, engolindo sapos pela estrada afora.
Retomo eu: O pessoal da luta armada do final de anos 60 e início dos setenta, que não morreu, encontram-se hoje no poder. Dilma, José Dirceu, Franklin Martins, Minc, Vanuchi, Pimentel, etc, etc. (Lula não. Estava torneando peças).
São todos estatizantes e inimigos da liberdade. Procuram cada vez mais aparelhar o Estado. Sonham com o poder absoluto.
A Dilma que começou na organização POLOP, foi para a COLINA, que se fundiu com a VPR (Lamarca), constituindo a temida VAR-PALMARES, cujo estatuto rezava: Instituição político-militar de caráter partidário, marxista-lenilista, que se propõe a cumprir todas as tarefas da guerra revolucionária e da construção do Partido da Classe Operária, com o objetivo de tomar o poder e construir o socialismo.
Com a companheira Dilma, acreditam poder disfarçadamente colocar em prática a sua doutrina. Com certeza, a tortura e a vida nos porões da ditadura de direita, não apagaram, antes pelo contrário, devem ter reafirmado a sua fé.
ER

CONTA GOTAS

1 - Providenciamos hoje a exclusão de anúncios que estavam poluindo visualmente o "viver é perigoso". Fiquem tranquilos. No momento o ganho do "viver é perigoso" é o prazer do contato com os amigos e adversários.
2 - Não comentei no blog a atuação do consultor-mor da república, o José Dirceu. Como os diretores, presidentes e gerentes das estatais e orgãos públicos foram indicados por ele, as portas estão sempre abertas para suas consultas e influências diversas. Presta "serviço" para as águias e abutres do mercado e ganha muito bem por isso. José Dirceu hoje, com reimplante de cabelos, queimado de sol é o pop-star do PT. Só pela sua intervenção na volta da Telebrás, recebeu R$ 620 mil da Star Overseas. Está na dele e isso é próprio do sistema capitalista.
Só não venha dar uma de bonzinho, de ex-guerrilheiro, o que nunca foi.
Foi para Cuba, fez plástica, voltou e casou com uma Senhora Dona de boutique no Paraná (com identidade falsa). Lá ficou até passar o perigo.
Vá enganar trouxa ô meu !
3 - Ouçam qualquer entrevista de um Secretário Municipal : Todos cheios de idéias óbvias. Nada de novo e criativo. Quando questionados sobre providências, informam que já entregaram o problema para o Prefeito. Nunca dizem: Já resolvemos! Não podemos esquecer que a responsabilidade pelas escolhas dos mesmos é do Prefeito. Não esperem nada além do trivial. Pelas entrevistas, somos levados a pensar que a administração está no limite de sua capacidade.
Por que o Prefeito o Vice e o tríduo mandante na Câmara, não analisam a possibilidade de terceirizar a Prefeitura ?
4 - Depois de tempos, estivemos no último sábado no Dom Cesário". Muito bom. A atenção que ele dedica aos clientes é única. Muitos amigos, música legal e conversa inteligente.
5 - Lembrando Fernando Pessoa: "Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam o seu esforço, que descubram o seu gênio, que entendam o seu amor. As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora... "
ER

VIDA DE ARTISTA - 3





NOEL ROSA


Comemora-se este ano o centenário de nascimento de Noel Rosa.
Estão programadas inúmeras homenagens a Noel Rosa. Aqui prestamos a nossa.
Foi um dos mais importantes compositores da música popular brasileira.
Noel soube como nenhum outro artista captar, registrar e criticar a sociedade brasileira, especialmente a carioca, do início do século passado, através de suas composições.
Noel de Medeiros Rosa nasceu em 11/12/1910, em Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Sua mãe teve um parto difícil pois Noel teve que ser tirado a forceps, o que causou fratura em seu maxilar, fato que o prejudicou por toda vida, apesar de ter feito algumas cirurgias mas sem muito sucesso. Noel foi alfabetizado pela mãe, Marta de Azevedo, que era professora. Aos 13 anos começou a tocar bandolim de ouvido e violão que aprendeu com o pai Manuel Medeiros Rosa. Apaixonado por música, conheceu o grande compositor Sinhô de quem se tornou admirador, fato que muito o influenciou a gostar de música.
Em 1929, um grupo de amigos de Vila Isabel e alunos do Colégio Batista, Almirante, Braguinha, Alvinho e Henrique Brito formaram um grupo musical, o Flor do Tempo, que se apresentava em festinhas locais. Pouco depois, esse grupo foi reformulado mudando o nome para Bando dos Tangarás, com a inclusão de Noel Rosa. Daí em diante Noel dedicou-se com afinco e exclusivamente à música, compondo e gravando.
Noel compunha tanto letras como músicas, sendo muito versátil e tendo enorme sensibilidade e competência para captar e colocar em versos suas críticas à sociedade carioca da época. Os maiores sucessos de Noel foram: "Feitio de Oração", "Feitiço da Vila", "Pra que mentir", "Só pode ser você", "Quantos beijos", "Cem mil Réis", "Conversa de Botequim" estas com o músico paulista Vadico, "Pastorinhas" com Braguinha, "Último desejo", "Até amanhã", "Com que roupa ?", "De babado", "Fita amarela", "Gago apaixonado", "Palpite infeliz" e muitas outras. Noel conseguiu com fina ironia e muita sensibilidade retratar em versos e músicas as principais características populares do Rio de Janeiro do início do século passado.
Segundo o crítico musical João Máximo "Noel pode não ter sido o melhor compositor da Época de Ouro da MPB (1930 - 1945) mas foi o mais importante. A transformação que Noel empreendeu diz respeito à lírica da canção popular. Antes, a letra coloquial, anedótica, debochada, satírica, confinava-se aos limites da canção carnavelesca. As letras "sérias" principalmente as de cunho romântico, perdiam-se em preciosismos, em imagens parnasianas, em exageros poéticos. Foi Noel Rosa quem demonstrou que tudo cabe numa canção "séria", ainda que haja lugar também para a crítica e o humor irreverentes".
Noel largou o curso de medicina no terceiro ano para se dedicar à música. Noel fazia tanto letras como músicas. Foi sem dúvida o compositor brasileiro mais fértil ao retratar a sociedade brasileira dos anos 20 e 30. Foi o primeiro compositor branco de classe média a "subir" o morro e compor juntamente com "as orígens" do samba. Noel deixou cerca de 250 músicas e faleceu em 4/5/1936 com apenas 26 anos.
Em homenagem ao centenário de nascimento do fabuloso Noel, segue uma de suas maravilhosas composições, "Último Desejo"
Abraços musicais e boa audição.

Dárcio Fragoso/Alfredo Junta

http:///www.paixaoeromance.com/30decada/ultimo_desejo/h_ultimo_desejo.htm




A ÚLTIMA FLOR DO LÁCIO

" RIDENTEM DICERE VERUM QUID VETAT? "


(Que é que poderia impedir aquele que ri de dizer a verdade ? )

Horácio - Sátiras

VLADIMIR MAIAKOVSKI


Qual de nós não se sentiu por um momento um rebelde de esquerda, um pouco poeta e com ímpetos de corrigir o mundo? Tive no começo dos "oitenta" (digo tive, pois perdemos o contato), um amigo, mais velho do que eu e comunista histórico, porém não radical. Era inteligente.
Juntos fomos a diversos comícios e movimentos pelas "diretas já" em São Paulo. Sabia trechos e mais trechos de Lenin e em especial de Maiakovski, que era o seu ídolo maior na terra. Vivia em choque constante entre o comunismo e o seu catolicismo.
Maiakovski era Georgiano, foi um revolucionário militante. Esse rebelde poeta russo, além da poesia, lidava com cinema, pintura, teatro e publicidade.
Foi notória a sua paixão por Lili Brik, que era esposa do intelectual Ossip Brik.
Para completar, o fim de Maiakovski não foi legal.
"Nos demais,
todo mundo sabe,
o coração tem moradia certa,
fica bem aqui no meio do peito,
mas comigo a anatomia ficou louca,
sou todo coração."

Maiakovski

ER

FRASE (ABOBRINHA) DO DIA



"O CORAÇÃO É O ÚNICO ORGÃO QUE NÃO DEIXA DE FUNCIONAR 24 HORAS POR DIA."
ER

SEM PALAVRAS !


FRASE DO DIA

" Se meus inimigos pararem de dizer mentiras ao meu respeito, eu paro de dizer verdades a respeito deles."
(A. Stevenson)