Translate

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

É DISCO QUE EU GOSTO (16)


De hoje até terça-feira de carnaval, que no meu tempo chamávamos de terça-feira "gorda", não sei a razão, o "É disco que eu gosto" lembrará de sambas que marcaram época. Coisa fina.
Começamos com a maravilhosa Velha Guarda da Portela, mais precisamente com uma poesia do compositor Manacéia.
Falo de "Quantas Lágrimas" e confesso, foram muitas. Esse vídeo foi extraido de um especial da Globo com o Portelense Paulinho da Viola, de 1980.
É demais.
Indique o seu que nós colocaremos aqui.
ER

É MUITO CARTAZ - (20)


QUANDO É PRECISO SER HOMEM
(Soldier Blue)
Filme de 1970 muito bom. Gênero Western, dirigido por Ralph Nelson, com a bela atriz (tem os pés enormes) Candice Bergen e os atores Peter Strauss e Donald Pleasence. Mostra toda a crueldade do ser humano. Muito realista. Tem como base o famoso massacre dos índios Cheyenne e Araphao pela cavalaria do exército americano, chamado de "Sand Creek Massacre"
A partir desse filme virei índio.
ER

PARA OS NEGÓCIOS, CONTINUAM VIVOS



Reparemos um pouco. Raros astros mundiais da música ainda saem em excursões pelo Planeta. Shows ao vivo são poucos.
Mudaram as coisas no meio musical e não atentamos muito para isso.
Pensei a respeito quando da declaração do pai do Michael Jackson, logo após a sua morte: Disse o Sr. Jackson:
"Em termos de faturamento sua morte significa melhoras. Nenhum astro mundial depende de estar vivo para seus empresários e sua família ganharem dinheiro."
Puríssima verdade.
Quantos milhões de discos o Elvis continuou vendendo ? Cazuza, Elis, Adoniram, Lennon, Ray Charles, Piaf e vai por aí.
Antigamente o cara morria... tchau e benção! Atualmente mandam editar, correndo, mais CDs e DVDs.
Lembro-me de um trailer de filme de bang bang com a locução do grande Ramos Calhelha.
Ele dizia sobre o mocinho:
"Vivo não valia nada. Morto, um milhão!"
ER

DARIA PARA AGUENTAR ?

Nada como uma sexta-feira calorenta para sonhar (pesadelo). Só faltam 11 meses para começar os quatro anos da Dilma, depois mais oito de Lula.

ER

ROMARIA PARA APARECIDA OU CRUZEIRO ?


Quando o Nagib comprou um caminhão para levar romarias para Aparecida do Norte, deixou todos céticos. Apesar de variar muito de ramo de negócios, a criação de porcos, nas Anhumas, caminhava bem.
Comprou as lonas para cobrir os passageiros e mandou aplainar e pintar as táboas que serviriam de bancos, que eram colocadas momentos antes das viagens.
Pagou para alguém pintar algumas faixas de algodão (seriam fixadas nas laterais do caminhão, quando das viagens) com os dizeres: "O povo da Boa Vista saúda a Padroeira" e na sequência citava outros bairros da cidade.
Diariamente passavam pela cidade muitos caminhões levando romeiros para cumprir promessas na Aparecida.
Passavam cantando a "Ave Maria" e atirando sabugos de milho verde, cascas de laranjas e de melancias pelas ruas e estradas. Era até bonito !
Na subida da serra, costumavam baixar as lonas laterais para proteger o pessoal do frio, que era constante na Mantiqueira.
A subida da serra de Piquete era lenta e bem lá no alto a Barreira de Fiscalização de Minas e do outro lado da divisa, a fiscalização de São Paulo.
Imperava a rivalidade entre os fiscais dos dois Estados, cada lado procurando ser mais rigoroso que o outro. Sem Nota Fiscal não passava nada.
Uma das razões desse rigor era a existência de um grande frigorífico produtor de banha de porcos enlatada, na cidade de Cruzeiro, logo no pé da serra do lado Paulista, bem como a grande produção de suínos do lado mineiro.
O Nagibão passou a levar romaria de três a quatro vezes por semana. Quando passava pelas barreiras de fiscalização, os fiscais que já o conheciam de estripulias passadas, comentavam:
Ê Sô Nagib... Criou juízo o homem... Agora só faz o bem !
No que o outro completava: Põe sentido como os romeiros dele cantam afinadinhos !
O Nagib foi ficando cada vez mais rico.
"O dificultoso", ele falava para a sua mulher, é colocar a porcada em cima do caminhão.
Depois e só baixar as lonas, amarrar as faixas de saudação para a Padroeira, cuidando para não repetir muito o nome dos bairros.
No alto da serra, é ligar o gravador com a música na altura máxima, tirando a lona da frente das cornetas, para o som espalhar bem.
Tudo sem Nota Fiscal é claro, com destino a Cruzeiro.
ER


MELHOR ESCOLA !


Continuo acreditando que aprendemos mais, ouvindo os depoimentos de quem perdeu, do que de quem ganhou.
Acontece o contrário. As universidades, as associações e clubes convidam para palestras os chamados vencedores. Homens e mulheres de sucesso.
Não conheço ninguém que alcançou sucesso ouvindo e adotando conselhos desses bem sucedidos. Dificilmente a história se repete com relação a "cases" de sucesso.
Você já foi convidado para ouvir uma palestra de um perdedor ou de um fracassado ? Possivelmente nunca.
São com essas pessoas e nesses momentos que você consegue obter as melhores lições.
É muito mais fácil aprender a evitar os erros, do que acertar. E já está muito bom. Resumindo:
É mais fácil evitar ser um fracassado do que ser uma pessoa de sucesso.
Pergunte a um candidato vitorioso e eleito qual a razão do seu sucesso.
Ele dirá: O povo entendeu a minha mensagem, acreditou nas minhas propostas e blá, blá, blá.
Papo furado, balela.
Pergunte a um candidato derrotado, qual a razão do seu fracasso.
Ele dirá. Faltou recursos para a campanha, eu não consegui convencer com a minha proposta, eu estava cercado de pessoas "queimadas", a minha equipe era fraca, e vai por aí.
Se esmiuçar um pouco mais, detalhes nítidos irão surgir.
Lógico que gosto de conversar com vencedores. Mas em termos de busca de aprendizado, prefiro conversar com perdedores.
Aprendo mais e talvez me sinta mais à vontade.

ER










CONTAS GOTAS

1 - Mais um capítulo do novelão de Brasília ontem. Pacote de dinheiro, as últimas novidades em câmaras de filmagens e mini-gravadores. Cenários diferentes. Enredos sem criatividade. O que não muda são os artistas.
2 - Informado, me recusei a assistir ontem a participação da Dilma em um programa de televisão. Adiantaram que ela iria falar sobre família e até fazer (no ar) algumas receitas culinárias. Lamento, mas ainda sou daquela espécime em extinção, que sente vergonha quando vê pessoas expostas a situações constrangedoras.
3 - O Governador Aécio foi veemente ontem ao descartar a possibilidade de ser candidato a Vice do Serra, confirmando sua decisão de ser candidato a Senador por Minas. Ponto final ?
Não, agora estou acreditando ainda mais que ele vai ser Vice do Serra. Aqui é Minas minha gente !
4 - Só no Brasil mesmo. Resultados de testes publicados nesta semana pela FSP mostram que as latinhas de Atum Rubi e Alcyon continham "bonito" no lugar do "atum". Em tempo, o "bonito" custa muito mais barato. É mais ou menos como comer gato por lebre.
5 - Sobre a saída de três importantes dirigentes do PFL ou DEM em Itajubá. Primeiro: São leais ao Sr. BPS. Ou o Sr. BPS não foi informado das saídas ou também irá sair. A razão jamais foi o Arruda. Nunca passaram na mesma ponte juntos. E o Arruda já saiu (ou foi instado a isso) do DEM.
As estrelas guias do DEM - Itajubá, hoje, são os deputados Bilac (Santa Rita) e Dalmo (Ouro Fino). Todos são Aécio desde criancinhas e esse amor deverá ser transferido para o Anastasia. Pensando no futuro, o melhor local para se instalarem é o PSDB. Daí...
ER

SEM PALAVRAS !


FRASE DO DIA



"Dinheiro é uma benção. Quem tem, precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo.
Não perder tempo juntando, juntando, juntando. Apenas o suficiente para se sentir seguro, mas não aprisionado. E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda, buscando coisas que saiam de graça, com um pouco de humor, um pouco de fé e um pouco de criatividade."
(Quintana)