Translate

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O CANHÃO DO PACATITO

Os mais experientes irão lembrar. Pacatito era o apelido da Imbel ou da Fábrica de Armas como chamavam antigamente. O Time de futebol "do Fábrica", era muito competitivo e possuia bons jogadores.
Mas hoje me refiro a um especial. Benedito Ernesto Coelho, de família tradicional e importante, a cujos membros a cidade deve muito.
O Benedito Ernesto era estudante de engenharia, jogador da seleção Itajubense e Professor de matemática (foi meu Professor no Colégio de Itajubá).
Mas ficou muito conhecido pelo seu poderoso chute com a canhota. Nunca antes na história desta cidade (e nem depois), viu-se petardo tão poderoso. De forma mais do que justa, foi apelidado de "canhão do pacatito".
Muitos dos fatos acontecidos me foram relatados por amigos, em outros tantos, eu estava presente. No seguinte eu estava:
Em tarde de domingo chuvoso, o "Fabrica de Armas" jogava contra o Derminas, no Estádio Cel Belo Lisboa.
Falta a favor da equipe do Pacatito bem próximo da área adversária. Benedito Ernesto toma longa distância para cobrar, como era seu hábito. Bola molhada, pesada e lisa.
Nenhum atleta do Derminas se apresentou para compor a barreira, nem com ordens do Presidente, Sr. Capixaba.
O Goleirão, negro de 1,90 metros de altura, mais de cem quilos, apelidado de Pacu (peixe), tinha tomado no Bar Smart, antes da partida, uns quatro "Fernet" e momentâneamente estava dotado de expressiva dose de coragem artificial.
O Pacu gritou: Saiam da frente e deixa vir !
Talvez, sentindo-se meio insultado pela ausência da barreira humana, Benedito Ernesto correu em direção a bola e disparou uma cacetada, seguindo o bólido numa altura de 40 cms, com velocidade indefinida.
A bola saiu achatada, parecendo uma bola de futebol americano. Foi decaindo em sua curta viagem e quicou no chão, justamente na linha da pequena área, arrancando de passagem um tufo de grama.
A quicada no gramado molhado fez o balão subir e adquirir o dobro de sua velocidade inicial. Dois passos adiantado, o Pacu ficou sem reação nenhuma.
A bola estourou na sua larga testa, subiu mais, chocou-se com o travessão e voltou caindo para trás da linha de meio campo.
Todos correram para acudir o Pacu (inclusive eu, que estava ao lado do alambrado). O cara estava estendido no fundo do gol, desmaiado com os olhos abertos (nunca tinha visto isso). Morreu, disse o massagista Coréia e completando: Foi um bom homem.
Encostaram atrás do gol, a caminhonete Chevrolet do Ditinho açougueiro e oito homens, entre jogadores e torcedores, embarcaram o Pacu para a Santa Casa.
O Coréia insistia em fechar com as mãos os olhos dele, mas automáticamente voltavam a abrir.
Quatro horas de coma, com a mãe chorando ao lado.
Quando eram oito horas da noite o negão piscou e lentamente foi voltando ao ar.
Olhou, olhou, sem saber o que estava acontecendo e quando reconheceu a mãe, murmurou as primeiras palavras:
Mãe, juro que eu não vou beber mais !
Finalizando, Benedito Ernesto faleceu muito jovem, devido um atroz e inesperado mal. Deixou muita saudade.
ER

É MUITO CARTAZ ! - (15)



PLATOON
Fico pensando. Talvez seja o melhor filme de guerra que eu tenha assistido. É a visão do inferno do Vietnã na ótica de um recruta voluntário, Chris, vivido pelo ator Charlie Sheen. Dirigido pelo Oliver Stone (agora descambou e virou grande amigo do Hugo Chaves), que aproveitou a sua experiência de Vietnã.
Grandes atuações de Tom Berenguer (Sargento Barnes) e Willem Dafoe (Sargento Elias). Começando a carreira, também atuou o Johnny Depp. Vencedor de 4 (quatro) Oscar´s da Academia.
Prende a atenção do começo ao fim, mostrando em que pântano os americanos se meteram.
Compre pipoca !

JOÃO GUIMARÃES ROSA (É O CARA! )



"O VELHO GUIMA" DO VIVER É PERIGOSO
O mineiro de Cordisburgo, nascido em 1908. Formou-se médico em Belo Horizonte em 1930. Trabalhou uns tempos como médico, não gostou e foi cuidar da vida. Extremamente capaz com as palavras:
Disse ele certa vez:
Falo: Português, alemão, francês, inglês, espanhol, italiano, esperanto, um pouco de russo; leio: sueco, holandês, latim e grego; estudei a gramática do húngaro, do árabe, do sânscrito, do lituânio, do polonês, do tupi, do hebraico, do japonês, do tcheco, do finlandês, do dinamarquês; bisbilhotei um pouco das outras.
Mas tudo mal.
É o homem que emprestou o nome do blog. A leitura do seu "Grande Sertão : Veredas" é obrigatória.
" Para não nascer, já é tarde; para morrer ainda é cedo"
ER

CONTA GOTAS

1 - Numa entrevista carregada ao extremo de mineirez (?), disse ontem o Gov. Aécio: É zero a chance de eu vir a ser Vice do Serra.
Repórter: Então essa sua posição é irreversível ?
Aécio: Irreversível só a morte.
2 - Vá num domingo almoçar em um restaurante Self-Service (ou como dizia um ex-prefeito: "servserv"). Volte para almoçar na segunda-feira.
Você vai presenciar a maior aula de criatividade do planeta. Não é sem razão que os historiadores afirmam que Lavoisier tinha um restaurante em Paris.
Acreditem! Tem um mágico em Itajubá que transforma a macarronada de domingo em pastel na segunda. Feijão + couve flor = Kibe, e vai por aí ...
E na real, fica tudo gostoso.
3 - A coisa vai ficar boa mesmo, quando a Rádio Jovem (os engraçadinhos chamam de Rádio Jorge) convidar o Rodrigo Marques para ser entrevistado no programa das 11.00 horas. E vice-versa. Falar de mãe não vale.
4 - O Senado Municipal de Itajubá, cuja sede é na Praça Theodomiro Santiago, não fechou. Apenas está em recesso. Mais de 60% dos senadores estão em Ubatuba e quase todos que lá estão, pegaram a fulminante "ligeira praiana". Em breve voltarão, queimados e mais magros.
5 - Tempos atrás, visitei o Batalhão e tive a curiosidade de passar pela cadeia para matar as saudades (da época que visitava os amigos que cumpriam pena). Como todas as celas de prisão, as paredes estão rebocadas de lembranças de quem por lá passou. Num cantinho, escrito dentro de um coração meio torto e com letra de médico, reparei: "Aqui fui feliz por 30 dias- Aldo".
Quem seria ?
ER

CARTAS DO EXÍLIO - PARIS

(Email recebido hoje do José Tipica).

Caro Zé,
Li e entendi bem o comentário do Sr. Alfredo sobre uma maior participação das pessoas no seu blog. Vou ser claro e não tenho vergonha de dizer: Não sei mexer muito com computador, embora como você sabe, ainda tenho muitos interesses comerciais no segmento. Logo estarei participando mais do "nosso" blog, como disse a Bah.
Rascunhei um resumo das minhas andanças que lhe enviarei. Desde já, está autorizado a divulgar no blog. Creio que matarei um pouco da justa curiosidade do Sr. Alfredo.
Uma observação, se me permite: Li outro dia uma frase do Guimarães Rosa (Riobaldo Tatarana), enviada pelo seu amigo (aquele que não envelhece ?) Marcos Carvalho. Muito oportuna. Afinal, você tem dado pouco espaço para o "velho Guima", que inspirou o título.
"Viver é Perigoso".
abraço,
José Tipica
ER

O IMPRUDENTE PRUDENTE É AFASTADO

Não acredito que o caso "Mensalão de Brasília" vá terminar em "Pizza". As imagens foram definitivas e a documentação apreendida, avassaladora.
Os mais citados e envolvidos estão sem a proteção de Partidos e sem chances de reeleição.
O barbante vai esticando, esticando, até romper.

ER

FRASE DO DIA



"Devemos evoluir da miséria para a pobreza com dignidade"

Jean-Bertrand Aristide

Ex Presidente do Haiti (declaração feita há tempos) - Deposto em 2004 e vivendo exilado, desde então, na Africa do Sul. (pelo menos esse não foi para Paris)


ER

A ÚLTIMA FLOR DO LÁCIO

"Nec me Pudet...fateri quod nesciam"

"Não me envergonha confessar não saber aquilo que ignoro"

Cícero.

ER

ATÉ TU TUMA ?



"XERIFE" TUMA CAI DO CAVALO
O corregedor do Senado Romeu Tuma gastou R$ 14.127 da verba indenizatória por três dias de hospedagem em um resort country, durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, em agosto passado.
Tuma foi jurado no festival culinário da queima do alho!
Com certeza você ajudou a pagar.
ER