Translate

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

NÃO SOU BANDIDO

Deu no Estadão de ontem:
O médico Ariosvaldo Giansante, foi preso e acusado de tráfico de drogas porque não denunciou uma paciente à justiça. Há duas semanas o Tribunal de Justiça lhe deu razão. Mais do que inocente, os desembargadores decidiram que não devia ter sido acusado do crime.

Leia o seu depoimento:

"Eram 11h30 de 31 de março de 2009. Eu estava de plantão na Santa Casa de Assis quando chegou a paciente que ia mudar minha vida. Era uma gestante com desconforto. Estava no nono mês. Examinei-a. Ela tinha um quadro de sofrimento fetal e podia começar o trabalho de parto a qualquer momento. Tinha de ficar no hospital e receber todos os cuidados. Sua vida e a da criança estavam em risco.
Foi quando apareceu o delegado perguntando sobre a paciente e se eu havia constatado algo ilícito. Disse que não. No exame clínico, eu havia retirado da vagina da paciente algo que parecia uma borra de café, uma substância com odor forte e escura. Joguei no lixo. Contei o que havia feito e fui para casa. Às 14h30, bateram na minha porta o delegado e um tenente. Disseram para eu contar o que aconteceu e eu respondi que apenas exerci minha profissão. Não ia justificar nada, não tinha que dar satisfação. Tinha de salvar a vida da paciente e a da criança e isso eu fiz.
Às 23 horas, começaram a me ouvir. Disseram que eu estava preso por tráfico de drogas. Aí me removeram para a cadeia pública de Gália, perto de Marília. Cheguei às 4 horas. Fui colocado em uma cela de 2 metros por 3, um buraco com um cano de água fria onde passei três noites e três dias. Depois me transferiram para outra cela, com outros 14 presos, ladrões, assassinos e traficantes. Gente perigosa. Alguns haviam cumprido 10 anos de cadeia. O único com curso superior era eu.
Minha família ficou anestesiada, atônita. Vendemos carros. Minha filha mais velha (24 anos) foi reprovada na faculdade de Psicologia. Meu casamento quase acabou. A família sofreu comigo. Na cadeia não havia ventilação nem higiene. As noites geladas, a comida ruim: nada disso esqueço. Perdi 14 dos meus 84 kgs. Só dormia às 3 horas. passava a maior parte do tempo olhando para o vazio. Fiquei preso três meses.
A cadeia acabou; o trauma não. Tenho pesadelos. Não durmo mais. O consultório acabou. Sou funcionário da Prefeitura e por isso não caí a zero. Relacionamento e convívio social acabaram. Fiquei isolado na cidade.
Todo mundo sabe quem é o médico que foi preso por tráfico. As pessoas me evitavam, apontavam para mim. Todos me conhecem, pois os meus quase trinta anos de vida profissional foram vividos aqui na cidade.
Tive de me recolher, trancar-me em casa. Não ia mais ao Tênis Clube, dos amigos só me sobraram dois. É difícil reverter tudo isso. Apagar a imagem de quem foi preso com droga. Eu pensava: "Não sou bandido, não fiz nada errado." Quantas vidas eu salvei...Sonhava com a Justiça. Quando soube da decisão do tribunal, eu chorei. É tarde, mas a verdade apareceu. Sei que não voltarei jamais a ser quem eu era. Não se passa uma borracha na mente, na memória, no meu corpo  e nas dores que sinto. Quero que todos saibam o que se passou comigo... Só Deus sabe de onde tiro forças para enfrentar isso tudo. Mas não desisto." 

Blog: E agora ?

ER

3 comentários:

Anônimo disse...

Paradoxos.
Dentro de muito breve o bravo médico será noticia e símbolo de nossas injustiças.
Terá reconhecimento e tratamento de herói.
Sua história vai virar filme e ele se sentirá recompensado.
Sentirá pena do delegado e perdoará a todos.
Deus escreve certo por linhas incertas.
Ramisa.

Aldo disse...

Acho que isso não é para brincadeiras de anônimos. O caso é muito sério e coisas semelhantes acontecem, mesmo aqui em Itajubá. Talvez não tão graves, mas ocorrem.Acho que "gracinhas" não cabem aqui.

Anônimo disse...

Senhor Dr. Aldo
Talvez sua preocupação com outros assuntos não lhe permita vislumbrar o perdão, e tão pouco os paradoxos universais.
Saiba que os caminhos que conduzem a felicidade não foram feitos para nossos entendimentos inferiores.
Tenha o senhor um feliz Natal.
(não retornarei ao tema)

Ramisa.