Translate

sábado, 13 de novembro de 2010

PARC DES PRINCES


Nem tudo está perdido. O Professor Renato Nunes esclarece que a não realização da penúltima reunião do CODIT não se deu simplesmente por sua impossibilidade de comparecer. Segundo ele o motivo do adiamento foi outro.

Segue comentário do Magnífico Reitor.

Prezado amigo (?):

Você costuma ser uma pessoa bem informada! O seu comentário mordaz está baseado numa informação falsa! Que fiz questão de registrar a quem enviou a convocação para a reunião do CODIT em mensagem eletrônica, que se tiver interesse, lhe posso encaminhar. O motivo do adiamento foi outro. Mas será que isso importa? Talvez a versão do fato seja mais relevante e interessante.

A propósito, o tal de Parc des Princes, como você agora designa o Parque Cientifico-Tecnológico de Itajubá-Tecnópolis, teve a sua concepção iniciada em parceria com a Secretaria Municipal da qual você era titular na época. Lembra-se ??

Apareça lá pela UNIFEI para podermos beber um café e conversar sobre fatos e informações verdadeiras.
Comentando:

Prezado Amigo Prof. Renato,

Sem interrogação. Não tenho (de minha parte ) ex-amigos. A possível mordacidade  é característica de estilo. Tanto sua, quanto minha.
Realmente não tenho informações completas sobre o que acontece na minha cidade. Assuntos são tratados e definidos sem o conhecimento dos que, eventualmente, poderiam num primeiro momento contestá-los. A portas fechadas.

Parc des Princes, no fundo acaba sendo um elogio, talvez um pouco irônico, mas é. No Projeto de Desenvolvimento original, do qual tive a honra de participar ao seu lado, como o primeiro secretário de Ciência e Tecnologia do municipio, o conceito era outro.
De forma resumida, um dos motivos, além do político, que levou a desaceleração do projeto, foi o distanciamento existente com relação a população.
Virou como tudo parece repetir, extraordinariamente elitista.
Penso assim, até que consigam me convencer do contrário.
Caro Reitor, em mineirez, que possivelmente o Professor não domine ainda, " passar lá uma hora para tomar um café"´, significa um desconvite e não abertura para conversas falando de coisas verdadeiras.
Entenda que o "viver é perigoso", mesmo de forma amadora, já presta um pequeno serviço à comunidade. Questiona sem ofender quem quer que seja.
E para muitos, nunca pode ser o seu caso, questionar significa ofender.

Ficamos felizes com sua manifestação.

Abraço,

Edson Riera


   

















26 comentários:

Anônimo disse...

Edson,

O professor Renato foi cortez e educado.
O mineiro, quando convida para passar lá é sim uma forma Amiga e familiar de ser gentil.
É preciso que tenham muito cuidado para tratar do referido parque, pois outros projetos foram "desanimados" em vista de palpites fora do contexto.
Melhor deixar a água rolar rumo a seu destino, que rete-la para apodrecer.

Um itajubense.

Anônimo disse...

Camarada....Vc ainda não se tocou que estais fora da conversa? Já lhe disse que isso é parquinho da UNIFEI...e pro Aldo Mauad brincar....deixe os caras sussegados...cuide da sua boa vista....com portugues se toma é vinho do porto!

Anônimo disse...

Apareça lá pela UNIFEI para podermos beber um café e conversar sobre fatos e informações verdadeiras.

.......Tomou?

Anônimo disse...

Que falta de educação....
É MAGNIFICO REITOR DR.PROFESSOR RENATO DE AQUINO FARIA NUNES TECNOPOLIS ANGOLA PORTUGAL ITAJUBÁ INCUBADORAS CIENCIA E TECNOLOGIA ROTA 459 PARCTEC UNIFEI... INATEL..JOSE CARLOS GOULART...ANGELA COLARES..PAULO AKI..e ALI....

Anônimo disse...

Tô sabendo que o pessoal do Codit (todos) estão kkakakakakakakakakak até debaixo da mesa..incluside o presidente da AC disse que vc está é querendo participar e por isso fica incomodando!!!!!......

Anônimo disse...

Caro Edson Riera,
Sei o que vc sente pois já participei e contribui por um tempo pelo desenvolvimento de nossa Cidade e tento não me envolver mais pois realmente de uma certa forma a gente acaba sendo expulso...nunca vou me conformar que no distrito 2 preparado para receber empresas acabaram por colocar lá um Presidio, "FEBEM", APAC etc...ABSURDO...nada contra as ëntidades" mas contra o local em que foram instaladas...ninguem reclamou ...foi por guela a baixo...o que não aconteceu por exemplo em Caxambú onde a população reclamou....mas tudo bem...NÃO temos competencia para mobilizar o povo pois nosso legislativo é também INCOMPETENTE, como a ACIEI, CDL, SIMMEI enfim....por isso acontece os absurdos e mais um é o local deste PARQUE....Lamentamos...masno fim temos de aceitar por falta de união, competencia e amor por Itajubá , que continua nas mãos dos seus AMANTES!
Um itajubense TRISTE!

Edson Riera disse...

Anônimo,

Em Itajubá, não dizer amém, é sinal de arrogância. A posição do blog é cristalina e assinada. Que presidente de AC é esse ? Já dei minha modesta contribuição para essas entidades todas.
edson

Edson Riera disse...

Anônimo,

Palpite é usado em jogo de bicho. Não damos palpites. Tentamos abrir discussões.
Já assisti a esse filme anteriormente.
edson

Edson Riera disse...

Anônimo,

Eles nunca irão me fazer sentir que a cidade e a Escola, também não são minhas.Aqui nasci, aqui me criei, aqui me formei, aqui nasceram e formaram meus filhos, aqui estão enterrados meus avós e meus pais e aqui ficarei para sempre.
Isso gera uma ligação fortíssima, que é dificil para muitos entenderem.

edson

Anônimo disse...

E.R
Se tens tantos parentes aqui em solo eterno, pois honra-los com projetos bons é obrigação.
Incentvar e não lançar discórdias também é outro dever.
Revele, pois por atos cocretos como dita a tradição.

Itajubense de raíz.

Edson Riera disse...

Anônimo,

Você tem razão. Eles estão por aí.

edson

Edson Riera disse...

Itajubense de raiz,

O grande erro é confundir o debate, a discussão, a troca de ideias, com discordia.
Não tenho costume de aceitar donos de verdade.

edson

Anônimo disse...

Deixo aqui minha solidariedade ao Professor e amigo Renato Nunes.

Francisco francis.

Rafael Pereira disse...

É o velho modo itajubense de ser. Fazer críticas, debater, querer explicações é criar caso, confusão, plantar discórdia. Posso não concordar com várias posições do blogueiro, mas defendo sua nobre paciência em discordar afinal, no meu ponto de vista, o progresso se dá de forma dialética.

Anônimo disse...

Senhores,
Atentem que o mais importante é a idéia de construir o parque, pelo amor de Deus não destruam esse projeto.
Vide o aeroporto que há anos já poderia estar operando e que meia dúzia de inúteis atrapalharam.
Deixem o prof.Renato trabalhar.

Edson Riera disse...

Anônimo,

Por uma questão de justiça. O Parque Municipal é uma conquista do Dr. Jorge, como Prefeito e irá ser construido em área municipal.

edson

Anônimo disse...

Engenheiros.......voces não entendem nada de politica.....quando pensam em ir o pessoal já estão de volta....

Anônimo disse...

O Reitor esta esqucendo do Peter Bungard, José Abel, Nery, que são os pais do Parctec e do C&T.......original.

Anônimo disse...

Ao Professor Nunes meu apoio pela luta.
Não desanime Itajubá esta com o senhor.
Parabens.

Anônimo disse...

Ao Professor Renato Nunes nosso apoio , solidariedade e desejos de sucesso.
E vai firme com seu propósito pois em Itajubá é assim mesmo, pois enquanto uns querem realizar muitos tentam destruir.
Alunos da República Estrela

Renato Nunes disse...

Amigo Edson:

Sem interrogação. Com alívio. DE VERDADE.
Como posso convidá-lo, então, para conversarmos? A escolha é sua. Mas, continuo a insistir, apesar do mineirez que nunca dominarei como você: terei muita satisfação em poder conversar consigo na UNIFEI e, durante a conversa, beber um bom café. Aliás o convite estende-se a todos aqueles cidadãos e cidadãs, inclusive a todos os que se interessaram em postar os comentários sobre o assunto, que se dispuserem a conversar sobre a universidade, Itabira, consórcio,parque tecnológico, cidade, região, enfim.... DE VERDADE.
Com certeza teremos oportunidade de atualizar informações e verificar, in loco, o progresso do Parque. Que, ao contrário da sua opinião, que respeito mas com a qual não concordo, nunca foi nem será elitista. Será, somente um Parque Científico-Tecnológico. Que já tem mais de R$ 25 milhões de investimento na sua primeira fase dentro do Campus, mais de 30 patentes submetidas, 28 empresas incubadas, 7 empresas já graduadas e mais 6 que se graduarão agora em dezembro.
Ah! Para um anônimo:Nunca reclamei a paternidade de nada. Basta-me trabalhar com afinco e contribuir para viabilizar os projetos em que acredito. O resto é consequencia.

Abraços.

Renato Nunes

wartao disse...

A vida da democracia é justamente seu impasse. Se faltar

a discórdia, a discussão, a oposição ela morre. O oposto da democracia é o seu consenso. Ela

faz parte do jogo político. Contudo, algumas decisões democráticas têm como resolução final o

consenso. Antes, porém, da sua decisão final,muitas

reuniões, discussoes e conversas, devem ser feitas, de tal modo que todo esse aparato deve dar suporte à decisão

final, e neste caso, o exercício democrático foi mantido.
Nao se trata de quem esta certo ou errado, trata-se de consenso.

Anônimo disse...

Edson Riera

Não importa de quem seja o projeto do parque, pois o importante é que ele seja feito.
Deixemos que a Helibrás e o Professor fiquem a frente da obra e ela sairá.
O que não pode acontecer é entrar no meio os Vereadores, o Prefeito, e os palpitiros.

Renato Nunes disse...

Olá Edson:

Por uma questão de justiça, sem querer desmerecer ninguém: O mérito pela proposta do Parque Municipal, que será construído na área do Parque Científico-Tecnológico é da Helibras, que através do seu Instituto, recém criado, fez a oferta à municipalidade de elaborar o seu projeto e depois de construí-lo. A escolha do local foi da municipalidade. Escolha, que por motivos relacionados com a viabilidade do Parque Científico-Tecnológico e com a proposta inicial do projeto Tecnópolis e do Próprio ParCTec, não teve, inicialmente, a concordância do reitor da UNIFEI, que, por direito de função, tem acento no CODIT.

Abraço.

Renato Nunes

Anônimo disse...

Que ferro.......
Dizem os antigos....não incomode o que está quieto.

Anônimo disse...

O merito e de quem?????Sr.Reitor a Helibras somente contribui em gerar alguns empregos locais não transfere nenhum imposto para o municipio, se quer propaga que Itajubá existe, um parquinho pra adocar a cidade que tudo deu a eles não é nada.....por favor!