Translate

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

LEITURA PESADA

O inquérito sobre o mensalão do DEM de Brasília tem três volumes e três apensos. Por curiosidade, para ver como essas coisas são feitas, e por sugestão do Sr. Noblat, li o apenso três. Levou tempo. São 311 páginas.
Na verdade, creio que eu estava buscando atenuantes.!Não as encontrei!
Contrariando a sugestão do Sr. Ricardo Noblat: Não leiam!!!...
ER

NOTICIA BOA

Li hoje no Jornal "O Sul de Minas" que o nosso Shopping (claro que temos em Itajubá e é muito bonito) - VILA NOVA, que está localizado na Boa Vista, assinou contrato com a empresa Cine Art Café para instalação de duas salas de cinema. Uma com 160 lugares e outra com 260.
Teremos três sessões diárias em cada sala nos dias de semana e quatro nos finais de semana.
Agora sim... Vou sair caminhando... Tomar um café na Casa do Pão de Queijo, comprar uma pipoca e assistir tranquilamente o meu filme. Após o término, um sanduiche e um chopinho.
Agora, palpite meu : Logo, logo... virá uma loja legal (Americanas por exemplo) e dará um jeito de atrelar o Supermercado Alvorada ao Shopping.
Se alguém quiser montar uma livraria, eu frequento.
Os cinemas serão chamados de Vila Nova I e II, melhor seria: Boa Vista I e Boa Vista II.
Daí sim, a cidade virá toda para a Boa Vista.
Sejam bem vindos mas comportem-se !
ER.

PALAVRAS DA MINISTRA MARINA SILVA

Da Ex - Ministra Marina Silva, quem sempre admirei, sobre fala do Psicanalista Ricardo Goldemberg, autor do livro "Psicanálise e Política"
Escreveu a Senadora Marina:
Goldemberg fez uma breve, mas muito relevante e significativa referência à diferença entre o nosso "ethos" político ocidental e dos asiáticos.
Não comparou culturas, mas evidenciou as diferenças de percepção e sentido do ato de cometer erros em cada uma das cosmovisões, sobretudo no que diz respeito ao trato da coisa pública.
Na tradição asiática, o sujeito situa-se no mundo pelas mãos, olhar e escutar do grupo ao qual pertence - família, colegas do trabalho, comunidade -, o que resulta num peso incomum, para o coletivo, de tudo o que o indivíduo faz.
Já na tradição ocidental, o referencial que orienta nossa conduta moral, ética e social está centrado quase que exclusivamente nas virtudes ou defeitos dos indivíduos.
Isso implica grande diferença na forma como as duas tradições lidam com o erro, a fraude ou os mal-feitos em geral que campeiam no reino da política.
Na primeira (asiática), o sujeito é reconhecido pela maneira como o grupo o aceita e empodera.
Assim, se qualquer atitude ou ação desabonadora individual se transforma em prejuízo material ou moral também para o coletivo, quando ela acontece é fonte de grande e quase irremediável vergonha.
Na segunda (ocidental), ainda que o pertencer a um grupo seja igualmente condição para situar-se no mundo, os erros e virtudes são predominantemente focados no indivíduo.
A atitude ou ação desabonadora que alguém fizer recai sobre ele mesmo. O prejuízo moral e ético, motivo ou não de culpa, terá um peso majoritariamente pessoal.
Lá quando erram, a vergonha perante o grupo ao qual devem honra e satisfação é tanta que muitos chegam ao extremo de acabar com a própria vida.
Aqui, quando não tentam tapear a inteligência alheia com justificativas esfarrapadas, às vezes apelam a uma segunda chance, com "juras de lição aprendida". Isso, quando não desaparecem por um tempo necessário ao esquecimento e voltam para repetir os mesmos erros e contravenções.
Seria muito bom para o Brasil se- nos casos que envolvem a ética pública e o dinheiro do contribuinte, para além da apuração dos fatos, julgamento rápido, isento e severa responsabilização criminal- houvesse arrependimento sincero, menos culpa e mais, muito mais, vergonha.
Jornal FSP de 7/12/09 (resumo)
Marina Silva é Senadora, foi Ministra de Meio Ambiente do atual Governo e é pré-candidata à Presidência da República. Poucos políticos podem escrever isso hoje no Brasil.
ER

CORREÇÃO DE TEXTO

Alertado por um grande amigo, alterei o texto sobre fofoqueiros. Estava um pouco confuso, dando a entender a existência de uma discriminação com relação as pessoas que adotaram Itajubá como sua terra. Longe disso.
Não me levem a mal.
ER

A ÚLTIMA FLOR DO LÁCIO (7)

"FORTITER IN RE, SUAVITER IN MODO"
"Com energia quanto à essência da questão, e com moderação quanto ao modo de proceder."
Axioma de Aquaviva, geral dos Jesuítas (cuidados para curar as doenças da alma (1606)
Digo eu: Mais ou menos como disse Ernesto Che Guevara : Endurecer sempre, porém sem perder a ternura, jamais.
ER

FOFOQUEIROS

Observem só uma coisa. Quase todos os fofoqueiros de bela plumagem que circulam por Itajubá, giram em torno da praça principal.
Vejam o questão triste de Brasília. É óbvio que a nossa cidade vai ser citada. Tanto pelo Governador Arruda, como pelas dezenas de Itajubenses (ou seriam centenas ?) que lá trabalham.
É ser muito burro não ver que em Brasília, praticamente não tem industrias. Ou você trabalha diretamente para o Governo, Distrital ou Federal ou trabalha em alguma empresa que presta serviços para os dois.
Vocês conhecem a expressão "Feliz como pinto no lixo" ? Soltem uma ninhada no lixo e olhe como ficam felizes, alucinados, ciscando.
O fofoqueiro profissional é aquele que começa a conversa lamentando e apresentando solidariedade, para, caso sinta clima favorável, abrir a caixa de ferramentas.
Xô, aves de rapina.
ER