Translate

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

COMO ESCREVER SEM CONHECER

É o meu caso. De forma gradual, mas muito gradual mesmo, estou aprendendo. Segue abaixo o meu método.

Para cada linha reserve:

  • 3 ((três) acentos variados a escolher.
  • 1 (um) ponto final
  • 2 (duas) virgulas

    Total = 6 (seis) sinais gráficos por linha.

    Um texto de bom tamanho, tem 20 linhas.

    Então teremos: 20 x 6 = 120 sinais gráficos

    Junte tudo em uma vasilha misture bem e pulverize sobre o texto.


Vai ficar bom. Se alguém estranhar, diga que é devido a nova ortografia.Quase ninguém ainda a domina.

Muito cuidado com as Professoras, que em Itajubá são muitas.
Nesse caso, torça para que elas gostem muito de você e com pena (dó), misturado com carinho, deixam passar.

É fácil.

ER

NÃO TEM DONZELA NA PRAÇA

As andanças, a vivência e o tempo nos proporcionam condições de afirmar que não existem santos e donzelas na política brasileira.
Exceções existem. São raras e dignas de nota.
No Governo Federal, nos Estaduais, nos Municipais, em todo o legislativo e como noticiado, em alguns setores do judiciário, campeia a corrupção.
O que não existem são provas cabais. Não dá para fazer um filme de bang bang no Brasil. Não tem ninguém para fazer o papel de mocinho.
Os poucos que são pegos, ou foi por questionamentos na divisão do butim, ou por serem trouxas, o que está cada vez mais raro de se achar no pedaço.
Que fique claro, porque tão perversos, ou mais que os corruptos são os corruptores. Esses sempre levam vantagem. Correm menos riscos e lucram mais. São citados apenas de passagem.
Até mesmo parte da imprensa, dedica atenção diferente para casos iguais. Também defendem seus interesses, usando de tanta classe, que conseguem ludibriar até os mais atentos.
O sujeito pode começar a sua carreira política com as melhores das intenções. Pode até ser uma pessoa com lastro moral, detentora de caráter e dignidade.
Mal sabe ela, que está penetrando num profundo pântano.
Pântano pútrido, e tomado por musgos mal cheirosos que colam na pele, por insetos hematófagos que atacam sem tréguas, cobras que se movem traiçoeiramente e o maior dos incômodos, as sanguessugas que se prendem por todo o corpo.
O indivíduo no primeiro ou segundo passo dado, ainda tem condições de retornar, depois não mais. Vai afundando, se lambuzando e, na maioria das vezes, se adaptando confortávelmente no ambiente podre.
Atentem para o fato: O político ainda com resquícios de honestidade é uma pessoa triste. Segue cabisbaixo e difícilmente olha nos olhos de seus familiares e conhecidos.
Aspirar o ar pantanoso o leva a perder, de forma lenta, a capacidade de se indignar com injustiças, e o mais devastador à perda gradual dos princípios.
A inversão de valores provoca a incapacidade de identificar o certo e o errado, o pessoal e o público.
Ele começa a desvirtuar a sua propria consciência, entendendo que a parcela do suborno não pertence ao povo mas ao subornador, que lhe estaria apenas passando parte do gordo ganho.
Não passa pela sua cabeça que essa "comissão"é subtraída do insuficiente que é investido na educação, na saúde, na segurança e na infraestrutura. Essa grana é tirada do bolso do povo, em ações dignas de batedores de carteira.
Eles são habilidosos, conseguem envolver todos em sua volta, sob o manto da desonestidade. Dificilmente serão pegos aqui na terra. E se pegos, não serão punidos.
São tão hábeis que conseguem enganar a maioria da população com sua lábia, utilizando inclusive de acordos fétidos com a própria mídia, que transmite em caráter subliminar posições que lhe são favoráveis.
Despejam a cada quatro anos rios de esperanças, que se tornam em pouco tempo em mares de mágoas e desilusões.
Os telejornais diários nos mostram a cada semana gravações estreladas por "artistas" novos e também alguns canastrões, com certeza, pegos num momento de distração.
Saida ? Sim temos. Está na educação e demora. A nossa geração tem a obrigação de começar a mudança, mas com certeza não terá oportunidade de presenciar os resultados.
É gratificante trabalhar para os nossos filhos e nossos netos, mesmo sabendo que, de forma direta, não colheremos o semeado.
Quanto aos salafrários ? Não terão vida fácil na prestação de contas para Deus.

ER

DICA DE LEITURA

" Parece claro, para mim, que os partidos políticos, ou o Estado, em nenhuma sociedade podem mudar a natureza humana. Mas nós podemos e devemos tentar criar uma estrutura com a qual, desencorajando o pior, possamos ressaltar a face boa e natural do homem e da sociedade"

Rolim Adolfo Amaro
Criador da TAM

Leia " O Sonho Brasileiro " Como Rolim Amaro criou a TAM e sua filosofia de negócios - Thales Guaracy - A Girafa Editora .

Podem ler que compensa conhecer o luta do Sr. Rolim.

ER

UMA SENHORA DE CLASSE

Não é de hoje que a minha família desfruta da amizade do Sr. Mauro Osório e de sua esposa, Dnª Edina Mara Braga Osório. Uma família de muita tradição, dos dois lados.
Mesmo antes de sermos amigos, já admirávamos a Dnª Edina, a sua mãe, que hoje se encontra enferma, suas irmãs e sua expontânea e bonita filha. Trata-se de uma Senhora de classe.
A Dnª Edina além de conservar sua beleza física, ainda é dona de uma forte personalidade. Jamais observei -a, sem que ela tivesse uma posição definida sobre qualquer assunto.
Não a estou citando por isso, mas na minha casa há tempos, e põe tempo nisso, não existe natal, sem os doces de figo em calda preparados por ela, que gentilmente nos envia como presente.
É uma mulher de luta, que agrada uns e pode até contrariar outros com suas firmes opiniões.
Mas passar despercebida, com todo o respeito que lhe dedicamos, jamais !
ER

NO AR O SOM DA LIBERDADE

Retomou o microfone hoje, o jornalista, radialista e empresário, Rodrigo Marques. Bela iniciativa da Futura FM. Com certeza teremos um pouco de vida nos modororrentos, finais de manhãs da cidade.

Ouçam de onde estiverem, pelo site www.futurafm.com.br, a partir das 11:00 horas.

ER

PESSOA ESPECIAL QUE ENCONTROU O CAMINHO

Ainda morava fora de Itajubá, quando num fim de semana aqui, mais precisamente na sorveteria do Sr. Edgar, conheci a Silvana Capello. Ela estava em situação terrível fisicamente, mas lúcida.
Quando eu saía da sorveteria acompanhado da Sonia e da Rachel, minha filha, ela se aproximou, pedindo educadamente licença e mesmo sem me conhecer, disse:
- Eu estava observando de longe e não consegui deixar de lhe dirigir a palavra. Que bela família o Sr. tem. Lute com todas as suas forças para preservá-la.
Depois de alguns anos, tendo ela já encontrado Jesus e adquirido razão para viver, me procurou e me deu como presente uma fotografia que havia tirado de mim, de uma distância razoável, sem o meu conhecimento. Eu a tenho na parede do escritório.
Ontem, relendo o maravilhoso livro " Colar de Pérolas" - Presença e Pioneirismo da Mulher Itajubense - de Alice Beatriz Fernández, Benedita Iolanda dos Reis, Maria Christina Abrahão e a Bel Jacarini - Gráfica Chevalier, resolvi pedir permissão para repetir aqui, um depoimento da Silvana.
"Coloco para essa cidade meu amor. Cada cliente, cada contato, cada espaço novo é uma maneira de evidenciar a Ressurreição de Jesus, de gritar para essa geração que Ele vive e ouve um gemido, que Ele não despreza um clamor, e tem poder hoje de intervir onde nada é impossível para seu poder"
A Silvana hoje deve estar fotografando no Céu. Imaginem que imagens !
ER

AMIGOS SÃO PARA ESSAS COISAS

No início dos noventa, começou um "zum zum zum" na Cidade de que eu iria ser candidato a alguma coisa, entrando para a política.
Não era procedente, mas sentindo um pouco feliz com aquela lembrança, deixei o assunto correr.
Pois bem, numa bela manhã, passando pela praça principal, fui puxado pelo braço e literalmente levado para o meio do jardim e sentado em um banco, longe de todos. O autor do sequestro foi uma pessoa querida e a quem sempre respeitei muito.
Falo do Sr. Gilberto Ventureli Faria. Ele de forma quase que dura, indagou sobre os boatos de uma possível candidatura.
Eu lhe disse que não passavam de conjecturas, sem base firme e nenhuma decisão.
Gente, eu levei uma bronca, como há muito não recebia.
Disse ele: Você está ficando louco ? Você não tem o mínimo cacoete para isso. Eu tenho o direito de chamar a sua atenção, primeiro, porque te quero bem e segundo, porque o seu Pai fez isso comigo no passado, usando essas mesmas palavras, e eu não lhe dei atenção.
Cai fora disso!Somente vai lhe trazer chateação.
OK ? Estamos conversados!..
No outro dia, fui procurado pelo José Luis Chiaradia, o grande Califa, na minha casa. Questionou a mesma coisa e pior, afirmou que se eu entrasse nessa, ele ficaria muito chateado.
No dia seguinte, me parou na rua Nova, o Dr. Edson Mauad.
Disse: Xará, - como ele me tratava - escutei uma conversa aí e não gostei. Você sabe do que estou falando. Abra o olho, você não possui toda a maldade necessária para ter sucesso nessa carreira.
Ouvi tudo, pesei bem e pulei fora. (daquela vez, pois na próxima, não consegui)
Grandes pessoas..E tiveram preocupação comigo.
ER

RODA VIVA

Tem dias que a gente se sente
Como quem partiu ou morreu
A gente estancou de repente
Ou foi o mundo então que cresceu...
A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega o destino prá lá...
A gente vai contra a corrente
Até não poder resistir
Na volta do barco e que sente
O quanto deixou de cumprir
Faz tempo que a gente cultiva
A mais linda roseira que há
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a roseira prá lá.
Verdade verdadeira escrita pelo Chico Buarque, ainda no tempo sofrido da ausência de liberdade, porém, sempre atual.
ER