Translate

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SEM DESTINO

Amanhã, já que não estarei fazendo nada, vou sair de carro sem rumo. Posso pegar a Dutra, ou a Fernão Dias, ou ir para São Lourenço...
Ah! Tanto faz. Vou pegar a BR-459 em direção a Pouso Alegre. Chegando na Fernão Dias, posso ir para São Paulo ou para Belo Horizonte.
Só para contrariar, creio que vou seguir em frente até Pouso Alegre.
Como não gosto muito de Pouso Alegre, será melhor dar um pulinho em Borda da Mata.
Distraido, vou passar direto e quando der por mim, estarei entrando em Ouro Fino. Puxa! Não tenho nada com Ouro Fino. Irei cair fora antes que encontre com algum Deputado ou mesmo o menino da porteira.
Como é perto de Jacutinga, vou chegar lá, sem perceber.
Muito movimento. Confecção de malhas, parece ser um bom negócio. Já que estarei perto, vou virar o carro em Itapira.
Mas estou tão próximo, que irei almoçar em Mogi Mirim e logo depois: Barriga cheia e pé na areia de volta para Itajubá.
Espera aí.
Mogi Mirim cresceu muito e já emendou com Mogi Guaçu. Ô loco meu ! Lá mora o João Riera Lima, que é o meu neto. Vai ficar chato se eu não der uma passadinha lá.
Como a vida é cheia de coincidências. Andando, andando, praticamente sem perceber, acabei chegando na casa do João. (e levando vocês juntos).
ER

BAIXARIAS PELA FRENTE

Tenho a impressão de que teremos um nível baixo- como diria uma amigo meu, nunca jamais visto na história deste País- nas eleições do próximo ano.
Aliás, começou hoje com o publicado pelo jornal Folha de São Paulo pelo Sr. Cesar Benjamin. Não dá para ler com crianças por perto, acerca do possível comportamento do Sr. Luis Inácio em um episódio do passado. Sinceramente, eu preferia não ter lido.
Não irá ficar pedra sobre pedra. Todos irão perder.
Juizo é preciso !
ER

GOVERNADOR ARRUDA

Temos sempre falado aqui, neste blog, sobre o Governador Arruda e não é pela notícia preocupante que deixaremos de falar. Continuamos acreditando nele.
Hoje, a Polícia Federal-todos já estão sabendo ou irão tomar conhecimento pelos telejornais da noite- detonou no Distrito Federal a "operação caixa de pandora", investigando o pagamento de propina para a "base aliada" do Governador.
Na sua administração, exercem cargos de confiança vários ex-alunos da Unifei, dentre os quais podemos citar Domingos Lamoglia e José Geraldo Maciel.
Esperamos que toda a investigação seja feita com rigor e esperamos tbem que as pessoas, nossos amigos e conhecidos, nada tenham com a história.
Acompanharemos o desenrolar dos fatos, com a isenção pela qual somos conhecidos.
ER

FICOU NO VIDRO

Lá pelo inicio dos anos sessenta, o Velho Augusto resolveu vender o Fordinho 29 e comprar o lançamento da época. Um fusquinha.
Alerta: Nos fordinhos as janelas não possuiam vidro, mas sim, cortinas de lona, que ficavam enroladinhas.
No primeiro domingo com o carro novo veio para a cidade, (morava em um sítio na Pedra da Mamona, também chamado de pinico da princesa) catou o bando de netos, sendo que no banco da frente foi o seu xodó, o menino Augustinho.
Mais ou menos 10:30 da manhã de domingo, com a praça principal lotada de gente que saíra da missa, o velho fazendeiro resolveu dar uns giros lentamente em torno da praça (na época não havia calçadão).
Esqueci de contar. O Sr. Augusto fumava direto um cigarrão de palha e,possivelmente devido a isso, tinha um vozeirão grosso e a caixa peitoral sempre cheia e chiando.
Fusca era novidade e todos olhavam invejosos. Numa passada em frente, onde hoje funciona o Café do Wadinho, a coceira veio, o Sr. Augusto buscou a respiração lá no fundo e cuspiu fora aquele tijolão amarelado.
Tragédia. O Vidro do carro estava fechado.
A criançada escondeu embaixo dos bancos envergonhada. O trânsito engarrafou com umas charretes na frente e o velho, rápido no gatilho, acionou a manivela do vidro, que vagarosamente começou a descer, deixando escapar para a parte externa do carro o tijolão. Ficou pior.
Avançaram pela subida do cemitério com o Sr. Augusto berrando com sua voz rouca, mas já límpida: Quem rir vai entrar na bolacha !!
O menino Augustinho, hoje formado, casado, com filho e bem sucedido, carrega esse trauma. Só anda de carro com o vidro do seu lado aberto.
ER

BEIJO NO CORAÇÃO

No rádio do carro ouvi um locutor de rádio mandar um beijo no coração.
No meu não !
Ainda disse mais: Um beijo bem gostoso no seu coração. Argh ! Que péssimo gosto. Me faz lembrar de açougue.
Isso é coisa de locutor de rodeios e duplas caipiras iniciantes.
Os beijos são bem recebidos, mas no coração.... Não dá !
ER

GRANDE MARIO LAGO

Hoje 26 de novembro, Mario Lago faria 98 anos se estivesse vivo.
Um dos mais brilhantes artistas brasileiros, dedicou-se com muito sucesso ao teatro, cinema, literatura, televisão e música.
Estudou no Colégio Pedro II entre os anos de 1923 e 1926 onde participou. como lider, de uma greve e concluiu o ginasial no Curso Superior Preparatório. Formou-se em Direito em 1933, por insistência familiar, mas só exerceu a profissão durante três meses. Chegou a trabalhar como funcionário da Seção de Estatísticas Sociais e Culturais do Departamento de Estatísticas do Rio de Janeiro, de 1938 a 1940. Nesse ano foi nomeado membro do Conselho do IBGE, mas não tomou posse. Sua trajetória de vida sempre foi traçada pela intensa militância política. Fez parte dos quadros do Partido Comunista Brasileiro por 50 anos como o companheiro Pádua, fato que lhe rendeu represálias nos tempos da ditadura Vargas e da ditadura militar, incluindo algumas prisões.
Em 1964, foi um dos primeiros nomes a encabeçar a famosa lista de inimigos do regime militar, sendo até cassado, como outros companheiros, de suas funções na Rádio Nacional.
Suas músicas de maior sucesso foram "Amélia" e "Atira a primeira pedra" ambas com Ataulfo Alves.
Escrito por Dárcio Fragoso e enviado por Alfredo Junta (seu amigo).
Digo eu: Em 1976, em uma brincadeira de "amigo secreto" no final de ano, uma secretária (Suely), saiu com o meu nome. Na caixa de mensagens, em um bilhetinho perguntou o que eu gostaria de ganhar (dentro de um limite de valor estabelecido para todos). Só para chatea-la indiquei um livro que eu procurava e constatei que a edição estava esgotada. O livro era "Chico Nunes da Alagoas" do Mario Lago. Lançado em 2ª edição, em 1975, pela editora Civilização Brasileira . É um estudo sobre um poeta repentista Alagoano.
Pois não é que a Suely, não sei onde e não sei como, achou, comprou e me deu o livro de presente (o tenho ainda na estante).
Tudo na vida passa .
Passa samba por valsa,
Passa passa por ameixa,
Só não passa moeda falsa
Porque a polícia não deixa

Chico Nunes das Alagoas


ER

CARLA BRUNI NÃO VEIO

Estão acontecendo em Manaus, reuniões da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, com a participação de Presidentes de vários Países que têm interesse na região (a maioria não apareceu). Presença das mais esperadas, a Sra. Carla Bruni, da França, não compareceu. Seu marido Sarkozy, confirmou presença.
Parece que o encontro foi esvaziado.
ER