Translate

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

REVERSÃO FORÇADA DE POSICIONAMENTO

Certa vez achei uma fotografia numa caixa de sapatos, onde estavam o meu Pai José, os Tios Antonio, Luis e Mário. Todos ainda jovens (na faixa de 30 a 40 anos), vestidos elegantemente como nunca vi em toda a vida.
Ternos bem cortados, gravatas e, atenção, chapéus !
Ressalte a qualidade da foto (retrato). Muito bem tirada em preto&branco.
O interessante era o manuscrito à caneta, atrás do retrato feito provavelmente por uma Parker 51, que dizia o seguinte: Rio de Janeiro 16/7/50.
Esclareço para os jovens: Foi o dia fatídico em que o Brasil perdeu a Copa do Mundo de 1950, para o Uruguai no Maracanã por 2x1.
Sempre fui muito curioso, e constantemente indagava meu Pai sobre o assunto. Ele falava da epopéia da viagem (mais de 10 horas de carro), pois a Dutra, com uma pista só, foi inaugurada em 1951 e de dificuldades diversas.
Mencionava o sufoco para entrar no Maracanã e de só conseguirem lugar, praticamente tocando a marquise com as mãos. Mais de 200.000 pessoas naquele estádio ainda não terminado. Com muito custo, se ajeitaram no último degrau das arquibancadas, 6 horas antes do jogo começar.
Sem água, sem possibilidade de ir ao banheiro e sentindo a estrutura de concreto armado, literalmente balançar, a coisa começou a se complicar.
Depois de algumas horas de suplício, fizeram uma conferência familiar e votaram por unanimidade pela retirada estratégica, isto é, cair fora antes do início da partida.
Impossível. Não tinham maneira de se deslocar.
O meu Pai, sempre parava a conversa por aí. Ele não demonstrava a mínima vontade de continuar no assunto.
Um dia, nós dois estávamos pescando em uma canoa, quando de surpresa, ele tomou a iniciativa de dar sequência na conversa sobre 1950.
Disse ele: A verdade, é que após um primeiro tempo de zero a zero, o Friaça (jogador brasileiro), marcou um gol logo no início de segundo tempo.
Foi a véspera do apocalipse. As quase duzentas mil pessoas (ele excluia a si e aos meus Tios), pulavam e gritavam de forma alucinada. A estrutura de cimento começou a vibrar mais e mais. O Tio Antonio, que era o mais velho, gritou se fazendo ouvir: "estamos no arroz", que era uma expressão de desespero na época.
Depois da comemoração, a multidão foi se aquietando, contribuindo para a diminuição da vibração da estrutura do estádio.
Suspirando fundo e enxugando o suor do rosto com a gravata, o meu Tio Antonio, como irmão mais velho, chamou os irmãos para mais perto e disse: Se sair outro gol do Brasil, essa merda cai. No que o Tio Mário completou: Se terminar com esse 1x0, a merda vai cair na comemoração no final do jogo.
Meu Pai deu uma pensada e cochichou com os irmãos: Deixar o estádio agora, não será possível. A única maneira de voltarmos vivos para Itajubá, completou ele, é torcer para os "home" (uruguaios). Fechado.
A reversão de posicionamento foi efetuada discretamente.
Deu no que deu. O Uruguai venceu, e todo a multidão se retirou cabisbaixa, num silencio mortal.
Segundo o meu Pai, ele já havia presenciado velórios mais animados.
Finalizou a conversa e não se falou mais do assunto.
ER

POLÍTICO EM INAUGURAÇÃO

Não podemos deixar de reconhecer a sabedoria popular. Disseram-me hoje:
Político não vai a inauguração de presídio para prestigiar ou homenagear, vai é para reconhecer o terreno.
Como diria o mineiro: É!!!!!!!!!!.....
ER

APAGÃO DA DILMA

Tinha feito outro dia, uma previsão, que o culpado pelo apagão seria um operador de máquinas em Itaipu.
Hoje recebi um email do meu amigo João Bosco (Brasília), esclarecendo a questão:
Parece que foi ordenado para um estágiario da Usina de Itaipu (ainda não está confirmado se é estudante de Santa Rita):
"Desligue tudo antes de sair"
ER

DATA ESCOLHIDA A DEDO

A inauguração do Presídio, que faz parte do Pólo Penitenciário de Itajubá deverá ser amanhã, SEXTA FEIRA 13 .
Eu não dou a mínima para o conjunto sexta/13, mas muita gente dá.
Não se esqueçam que em uma postagem recente, informei que esse dia (ou melhor) noite, era data da convenção dos lobisomens de Itajubá. Nessa oportunidade, sempre aparecia lobisomem Deputado vindo de BH.
Portanto fiquem atentos. Pode aparecer até mais de um.
A guisa de lembrança, quem inaugurou o cemitério de Itajubá, foi o Barão de Camanducaia, que morreu numa sexta/13, atingido por um raio, no caminho Itajubá - Piranguinho, mais ou menos depois do "Frango nas Estrelas."
Quem será que vai inaugurar as celas do Presídio ?


ER

MOTIVO PARA FESTEJAR

O Alfredo Junta, lembrou muito bem do aniversário do Paulinho da Viola, hoje dia 12.
Sem dúvida um dos maiores sambistas brasileiros de todos os tempos. O jeito dele tranquilo cativa qualquer um. Até hoje a sua música "Sinal Fechado" me intriga.
Agora "Foi um Rio Que Passou em Minha Vida", tocou o coração de todos.
Se fosse convidado está aí um aniversário que eu iria.
ER

TROPA DE CHOQUE EM AÇÃO

Já falei sobre esse assunto antes. Li pela internet, no Jornal de Itajubá, que integrantes da guarda pretoriana do Prefeito, avançaram na última sexta-feira, sobre a redação daquele Jornal, bem como do Escritório de Contabilidade que o atende.
Reafirmo, fiscalização normalmente programada ou quando se detecta índicios de irregularidades e dever é obrigação do poder público.
Fiscalização acintosa com intuito de prejudicar o dia a dia da empresa, como retaliação por críticas recebidas, é um ato de autoritarismo absurdo e inaceitável.
Se isso realmente ocorreu e vem ocorrendo, a atual administração, com certeza, vem sendo orientada por viúvos da Ditadura, que se aportaram em Itajubá.
Em se constatando os fatos, questionamos a posição dos Vereadores da Câmara Municipal. Já está mais do que na hora de se manifestarem a respeito.
Da mesma forma, sendo correta a noticia do Jornal, para mim essa administração já despinguelou morro abaixo. Começaremos a contar os dias para a mudança.
No passado foi criada por um Grupo de Itajubenses, a "Resistência Itajubense", constituida de pessoas de bem para lutar contra desmandos.
Estaria na hora de voltar ?
ER

NÃO COMPREENDO RAZÃO PARA FESTA

Recebi por email, Convite da Prefeitura de Itajubá, para a inauguração do Presidio de Itajubá. Será amanhã com a presença de autoridades diversas.
Continuo não acreditando que vivi para ver isso na minha Cidade. Enfim....
Segue cópia de email educado com o qual respondi ao convite.
Prezados Senhores,
Com o respeito que V.Sas merecem, tomo a liberdade de reiterar a minha opinião contraria a instalação do Presídio Itajubá.
Uma vez irrevogável, estimo que tudo corra bem durante a implantação e operação.
Quem sabe transformam as instalações em uma Escola Técnica.
Edson Riera