Translate

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

JÁ VALEU A PENA

Sabem o que é ficar praticamente 36 anos sem falar com um amigo.
Pois é, o blog me proporcionou hoje a alegria de falar, mesmo que eletrônicamente, com o Marco Antonio Juan, amigo e colega até 1973, perdão, quando formamos na EFEI.
O Juan, que para todos nós é o Fanta (pela cor meio amarelada) voltou para o Brasil Central e pegou a mania de contar dinheiro. Nunca mais deu notícias. Agora pelo blog está de novo no pedaço.
O Fanta morava em Itajubá na subida do cemitério. Como naquela época não existia carro fúnebre, o carreto era feito na mão mesmo.
Nos sepultamento de pessoas mais humildes ia pouca gente e a coisa costuma ferver ali na subida. Não foi uma nem duas vezes que o Fanta deu uma mão para o pessoal até chegar lá em cima.
Vamos manter contato mais amiúde Juan.
ER

MENINOS EU VI - 2

Quando você tem vontade de fazer alguma coisa que sempre marcou e mais ou menos dá para fazer, faça.
Passei minha adolecencia e parte da juventude e porque não dizer, até hoje, admirando muito as músicas e o cantor Elvis Presley.
Bom, um dia, mais ou menos deu e lá estou com a Sonia em Memphis, no Tennessee, onde fomos, vamos ser sinceros, praticamente para visitar Graceland, a casa do Elvis.
Tem emoção na jogada. Na realidade, é uma pequena fazenda. De um lado, em amplo espaço estão estacionados os seus dois aviões. Você pode entrar (poltronas com couro vermelho) e ver como o cara viajava. Em outro estacionamento estão seus carros e motos (maravilha).
Em vitrines estão expostas sua roupas usadas em shows e filmes (já na fase brega). Tudo religiosamente documentado.
Na casa (residencia) dele, de dois andares e até simples, a entrada no piso superior não é permitida. Mas você entra nas demais dependências da casa, inclusive no quarto de dormir, que tem até um par de seus chinelos a beira da cama (44 ou 45).
As pessoas podem ver o guarda-roupa aberto com suas vestimentas do dia a dia e a sua grande coleção de armas (até então não sabia que era uma de suas paixões).
A gente pode ficar zanzando pela casa e praticamente sentir que o Elvis vai surgir a qualquer momento. No quintal, ao lado da casa, estão sepultados os Pais e um irmão, além dele.
Passamos lá umas três horas. Japoneses a dar com pau. Muita gente se emociona e chora. Em todos os aposentos se ouve as suas músicas.
Como em todo lugar nos EUA, na saída tem uma mega loja vendendo souvenirs. Para completar fomos para a Cidade (Memphis) comer um sanduiche de pasta de amendoim, que era o favorito do Rei do Rock.
O local é meio mágico. Se o Elvis e/ou suas canções lhe representam algo, vá. É legal e a noite em Memphis é blues puro. Bares e mais bares onde prevalece o som do delta do mississipi.
Como lembrança triste, o motorista nos mostrou em Memphis, o motel (muito simples) onde foi assassinado o Pastor Martin Luther King. Preferia não ter visto.
Valeu.

O ANALFABETO POLÍTICO

Creio que quase todos já conhecem o texto, mas nunca é demais repetir, Bertold Brecht:
"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio, dependem das decisões politicas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.
Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.
Bertold Brecht
ER

LEIA COM ATENÇÃO - BERTRAND RUSSELL

"Aqueles cujas vidas são proveitosas para si mesmos, para seus amigos ou para o mundo, são inspirados pela esperança e mantidos pela alegria:
Vêem na imaginação as coisas como poderiam ser e o modo pelo qual poderiam vir a ser reais.
Em suas relações particulares, não se sentem angustiados, temerosos de que venham a perder o afeto e o respeito que recebem:
Ocupam-se em dar afeto e respeito gratuitamente, e a recompensa vem por si mesma, sem ser procurada.
Em seu trabalho, não estão perseguidos por ciúmes de concorrentes, mas por interessados na coisa concreta a ser feita.
Em política, não perdem tempo e ardor defendendo privilégios iníquos de sua classe ou nação, mas têm em mira tornar todo o mundo mais feliz, menos cruel, menos cheio de conflitos entre mesquinharias rivais, e mais pleno de seres humanos cuja evolução não foi impedida ou atrofiada pela opressão."
ER

FECHAMENTO DA FUNDAÇÃO SARNEY

A noticia do fechamento da Fundação Sarney, dada pelo próprio, alegando falta de recursos para manutenção, provocou pânico hoje no mercado brasileiro. Como o povo irá sobreviver sem o acesso aos importantíssimos documentos ?
Pedimos calma a toda população pois com certeza, mais rápido do que imaginamos, o Sr. Eike, ou outro empresário ou empresa desse porte, se oferecerá para entrar com os R$ 70.000,00/ mês, necessários para a manutenção do riquíssimo (culturalmente falando) acervo.
Tá brincando !
ER

UMA LINDA VOZ - ROY ORBISON

Não é somente a voz mais bonita, mas também um dos melhores compositores de baladas do Universo.
Se não me engano, na propaganda do carro Monza da GM, (em mil novecentos e nada) a trilha musical era "Oh"Pretty Woman", que depois ficaria mundialmente famosa no filme "Uma Linda Mulher", com Richard Gere e Julia Roberts. Estou falando de Roy Orbison é claro.
Orbison nasceu em 1936 e morreu de enfarto com 52 anos. Teve tragédias absurdas na vida.
Acreditem: Sua esposa Claudette morreu em 1966, ao cair da garupa de sua moto. Um incêndio em 1968 destruiu a sua casa, matando dois de seus três filhos. Depois teve problemas com impostos e perdeu tudo.
Manteve os famosos óculos escuros e extraordinária e doce voz, com timbre vocal de três oitavas e usando sempre o falsete.
Além de "Oh Pretty Womam", tem entre outras, "Only The Lonely", que leva muita gente as lágrimas, "Criing" (tenho no meu telefone), "Blue Angel", "In Dreams", entre outras maravilhas.
Esse, em termos de baladas, foi o cara.
ER

NOVO VELHO COMPANHEIRO

Reencontrei hoje eletrônicamente com outro amigo/irmão, Marcos Berti. Por muito pouco não foi o melhor aluno da turma de engenheiros de 73, mas com toda a certeza, o mais inteligente.
Não sei como ele consegue distinguir as cores no blog, uma vez que é daltônico assumido e com carteirinha.
Aliás, não tem nada a ver, mas li que todos os cachorros são daltõnicos. Será ?
Estudando no quartinho dos fundos da casa dos Pais do Berti (1969) e já passava da meia-noite, quando ouvimos no programa do Big Boy da Rádio Mundial, em primeira audição, uma música que fez (faz) muito sucesso e que marcou nossa geração para sempre. Trata-se de "Whitout You", com o Nilson, que também compos "Everybody´s Talking" .
ER

MUDANÇA NO VISUAL

Atendendo a sugestão do meu Guru Dr. José Alfredo Junta, estamos alterando as cores e fontes do blog, após consulta ao Sr. Hans Donner. Estamos prontos a trocar idéias, inclusive sobre lay-out.
Grato Alfredo.
ER