Translate

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

TENTANDO VER NA CURVA

O Aécio ficou louco da vida ontem por vazar uma pesquisa (para Presidente) feita pelo pessoal do próprio partido, na qual o seu nome é colocado como Vice do Serra. E pior, não alterou em nada, nem para melhor e nem para pior a cotação do Governador de São Paulo.
O Serra reluta em colocar o seu nome como Candidato nesse momento. Prefere aguardar a definição do outro lado, ou seja, a dupla Dilma e Ciro.
O Ciro (PSB) há muito está rezando na cartilha do Lula e está de stand-by para entrar na briga em São Paulo para Governador, muito embora os números favoráveis de pesquisa para Presidente, o estejam deixando indócil.
No final, deve sair a Dilma, com o Lula a carregando a tiracolo para baixo e para cima, tentando lhe transferir o prestígio.
Deve sair o Ciro (para garantir o segundo turno). O Serra deve sair com o Aécio ou alguém do DEM (Arruda?). Já ficará acertado que o que ficar de fora entre o Ciro e a Dilma, adere de imediato ao outro.
A Marina marcará posição e se juntará ao Serra no segundo turno.
Hoje o quadro é esse. Não se descarta o Aécio no Senado e a Marina compondo de Vice do Serra.
Quem viver verá. Uma coisa é certíssima: Lula voltará a se candidatar em 2014.
ER

VAMOS LER MOÇADA

Como escreveu George Orwell (1984), " Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir".
Em se tratando de livros, você já leu algum dos considerados dez clássicos do século XX (Tão somente do século XX) ?
Antecipando, vou dizer que eu não. Mas tenho vontade e não sei se vai dar tempo. Alguns até tentei, mas empaco e aí não vai.
  • 1984 - George Orwell
  • A Idade da Razão - Jean Paul Sartre
  • A Montanha Mágica -Thomas Mann
  • Em busca do Tempo Perdido - Marcel Proust
  • O Complexo de Portnoy - Philip Roth
  • O Coração das Trevas - Joseph Conrad
  • O Estrangeiro - Albert Camus
  • O Homem Sem Qualidades - Robert Musil
  • O Processo - Franz Kafka
  • Ulisses - James Joyce.

Talvez o mais difícil ou melhor, menos entendível, seja Ulisses, do James Joyce. Pasmem, mas a tese de mestrado ou doutorado, não me lembro, em Inglês do Prof. José Célio ( Celil) foi sobre esse livro.

ER

PRETINHO BÁSICO

Para provar o quanto esse blog é genérico e o Diretor lê quase tudo que lhe cai as mãos, vamos lá:
O chamado "pretinho básico" surgiu em 1926, quando a revista VOGUE publicou uma ilustração da célebre criação de Chanel. Mas foi realmente na década de 1960 que o modelo tornou-se célebre, ao fazer parte do guarda-roupa obrigatório de Jacqueline Kennedy e aparecer no filme Bonequinha de Luxo, de 1961, protagonizado pela atriz Audrey Hepburn.
João Braga - Estilista.
Tipo de colocação que encaixa bem numa conversa entre casais amigos.
ER

NUNCA VI. VOCÊ JÁ VIU ?

Conversa fiada de final de sexta-feira, fugindo um pouco do estilo.
Alguém já viu uma foto publicada em jornais e revistas, com o Dona Dilma dando uma risada ? Tudo bem é problema dela.
Você já viu uma foto da socialite americana Paris Hilton em que ela aparece diferente ? É sempre a mesma cara.
Alguém já viu uma foto, num dos jornais da Cidade, da Secretária Dona Leandra sem estar dando uma grande risada ? Que alegria contagiante! Parece que acabou de anunciar a implantação de uma nova empresa , com mais mil novos empregos.
Registro, que admiro a capacidade e a determinação da Leandra, embora a prefira como Vereadora, pois lá desempenhou um bom trabalho. A considero um dos melhores quadros da atual administração.
Só continuo não concordando (tarde de mais) com a implantação do Pólo Penitenciário de Itajubá, do qual me parece ser uma grande entusiasta.
ER

23 DE OUTUBRO - DATA IMPORTANTE

Hoje o nosso conterrâneo do Sul de Minas, Edson Arantes do Nascimento, está completando 69 anos. O maior jogador de futebol do planeta, sem duvida alguma. Reconhecido pelo mundo todo exceto pelo Maradona e família.
Eu sou um dos que tiveram O privilegio de assisti-lo jogando ao vivo, pelo Santos e pela Seleção. Indiscutível.
Mas hoje também é o aniversário do meu amigo e irmão, Dalton Barbosa, da Marajó Ferragens. Homem de extremo valor que muitas vezes ultrapassa os limites da seriedade( se seriedade tem limites) e para os estranhos, acaba parecendo intransigente.
Amigo é aquele presente em todas as horas, mesmo que não seja fisicamente. Do Dalton, os amigos sentem o apoio mesmo de longe. Cara de valor. Fora de campo para mim, está sendo maior do que o Pelé.
ER

FRASE (VERSO) DO DIA

"Um homem de moral não fica no chão, reconhece a queda e não desanima, levanta sacode a poeira e dá a volta por cima"

Paulo Vanzolini.

Imagem maravilhosa e reconfortante. Uma situação por qual todos (homens e mulheres) ou já passaram ou passarão.

ER


CHEGOU A SEXTA FEIRA

Eu não sei se porque são temperados com doces memórias, mas nesta sexta estou lembrando dos petiscos e bebidas que marcaram época na nossa Itajubá.
a) Sanduiche, sempre a noite, do Bar do Sr. Zé Matos, que ficava mais ou menos onde é a Acquamoto. Podia ser de filet mignon ou de lombo de porco, sempre com uma fatia de queijo prato (acebolado no ponto) e vinha dentro de um pãozinho de sal, sempre fresquinho, da Padaria Boa Vista. Ah! podia pendurar a conta! - Em tempo, eram feitos na chapa.
b)Bauru molhado feito no pão de forma, com presunto, queijo prato e duas rodelas de tomate, do Bar Acadêmico (ficava ao lado do Clube Itajubense). Era feito num balcão logo na entrada a esquerda.
c) Pastelzinho frito de milho do barzinho na boca da Ponte da Avenida. Mais recente e ainda funciona. Tem uma arte. Você tem de comprar no mínimo uns dez, pedir para colocar num saquinho de papel. Até chegar em casa, o próprio saquinho suga todo o possível excesso de gordura. Tudo é cientificamente calculado.
d)Lambari Frito do Bar Caçador. O Carlos detem a arte mágica de fritar o lambari. Sempre na mesma frigideira (foi tombada pelo patrimônio histórico) e usando um fubá feito com milho plantado por ele mesmo. No Caçador o acompanhamento valia a pena. Era a conversa fiada. Ali se praticava a ironia fina. As vezes os frequentadores conversam horas e os visitantes não entendiam nada.
e)Chopinho do Canequinha - No tempo do Jorginho. Vinha geladíssimo e com dois dedos de espuma milimetricamente medidos. Ficava em frente ao Hotel Bramig.
f) Caipirinha do Fundão, do Zé Carlos Brito, na Rua Nova. Vinha num copo grande que lembrava uma vitamina. A turma ia até lá fora comprar pipoca (da mesma Senhora que vende até hoje) para tira-gosto. Quando o Zé Carlos colocava a fita cassete com a Bethania cantando " Meu Último Desejo" e "Meu Primeiro Amor", o consumo mais do dobrava.
g) Feijoada do João Tarciso - Ao lado da Igreja São Benedito. Maravilha de ambiente com a alegria e gozação do Sr. João Tarciso e filhos. Na cozinha o Melquíades, detonava. Era Mágico.
h)Mandi ensopado do Bar Academico - Só ser servido pela classe do Sr. Giffone, já valia a pena.
i) Pizza do Sr. Nelson Calvite - Clube Bar, que funcionava em baixo do Clube Itajubense. Era o Point.
j) Vinho suave (naquela época saía mais) com queijo parmesão do Bar Rubi. Era do Sr.Humberto Cônsoli, que também tinha uma conversa muito agradável. Ficava em frente a Rodoviaria.
k) Tilock - Bolinho de batata recheado com carne moida da Dona Fanny (Viúva do Sr. Silvio Pizzarro), que ficava na Maria Carneiro em frente da Auto Itajubá.
l) Prato Feito (também chamado de disco-voador) da Cantina Romana, feito pelo próprio Sr. Romano. Ficava na Praça do chamado Jardinzinho.
m) Para não faltar a sobremesa antes de ir embora para casa, tinha o potinho de arroz doce ou de coalhada do Bar Café Hélio, na Boa Vista.
n) No outro dia, vitamina mixta com um pedaço de bolo do Sr. Edgar. Ainda existem e continuam maravilhosos.
Lembram-se de outros ? Enriqueça as nossas lembranças e deixem os mais novos com agua na boca.
ER

MELHOR BATATA FRITA DO MUNDO

Cansei de ouvir que a melhor batata frita do mundo é servida em Gonçalves. Dizem que essa batatinha deveria ser comida de joelhos. Parece que não é frita em óleo ou gordura normal, mas sim em uma poção mágica. Nunca consegui descobrir o lugar.
Agora tenho mais esperança, com a Casa Hospedaria BANANAS UAI, funcionando naquela Cidade, com conceito inovador da Rosário e da Rita (As nossas Rosário de Olinda e a Rita Julião) .
Passem uma vista no blog http://bananasuai.blogspot.com. Deve ser melhor do que ir a Ubatuba, pois não tem areia, é mais perto e fica do lado de Minas.
Tratem de providenciar reservas com antecedencia, pois a hospedaria é pequena e aconchegante.