Translate

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

SABEDORIA POPULAR - 1

Conversando no estacionamento do supermercado com um amigo de longa data, chamou minha atenção o conselho que ele disse ter dado a um sobrinho, que adolescente pediu sua orientação sobre trabalho, ganhar dinheiro, sucesso, etc.
Ele teria dito para o menino: Comece vendendo linguiça em uma cesta, porta a porta. Você vai ficar rico.
Como não entendi, indaguei o porque ?
Ele explicou olhando para o horizonte. O porque, eu realmente não sei, mas se deu certo com o Sr.Saulo e o Sr.Cesário, que afirmam ter iniciado, quando meninos, corajosamente a carreira empresarial assim e hoje são empresários de grande sucesso, essa atividade deve dar uma boa base.
E mais não foi dito.
ER

SEM LIMITES

Quando achamos que o Sr. Luis Inácio atingiu o limite em dizer besteiras, ele surpreende e vem com uma nova.
Em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar da Folha, ele afirma: "Se Jesus Cristo viesse para cá e Judas tivesse votação num Partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão"
Será que não tem nenhum assessor, nenhum parente ou amigo para lhe dar um toque ?
De Judas creio que ele pode falar com conhecimento, afinal ele, Luis Inácio, também traiu e vem traindo. No caso, os principios que ele pregava antes de chegar ao poder.
ER

LITERALMENTE DURO DE OUVIR

Durante uma festa dessas que são realizadas no Parque de Exposições com o apoio da Prefeitura, o som do Conjunto (quase sempre desconjuntado), que tocava algo entre o que parecia musica brega-country e o som das trombetas do apocalipse, estava altíssimo (uns 500 dB, se isso é alto)) e os ouvintes presentes e os moradores dos Bairros da Avenida e Boa Vista, que ficam nas redondezas, já não aguentavam mais.
Como o evento era organizado pela Prefeitura através da Secretaria da Industria e Comercio, um famoso e questionador reporter de Rádio (hoje não é mais), em entrevista ao vivo direto do local, questionou o representante da Prefeitura sobre o possivel incomodo provocado pelo tsunami sonoro, nos velhinhos do Asilo, como todos sabem, está localizado imediatamente atrás do palco.
O Diretor do Órgão Municipal respondeu criativamente com tranquila e envernizada cara de pau:
Nós tivemos o cuidado de fazer uma pesquisa, na qual constatamos que a metade dos velhinhos não escuta mais e a outra metade adora musica caipira.
Digo eu: Talvez o resultado da pesquisa mude, quando ele tiver um parente próximo morando no Asilo.
ER

A ÚLTIMA FLOR DO LÁCIO (2)

" VIVERE TOTA VITA DISCENDUM EST ET, QUOD MAGIS FORTASSE MIRABERIS, TOTA VITA DISCENDUM EST MORI"
(Deve-se aprender a viver por toda a vida e, por mais que tu talvez te espantes, a vida toda é um aprender a morrer)
Sêneca
Aproveite e dê uma lidinha do livro "Sobre a Brevidade da Vida" - Sêneca
Editora Nova Alexandria - Somente 70 páginas. Se entender tudo, por favor me explica.
ER

DICA DE LEITURA

Durante muitos anos o lugar mais interessante que conheci, foi Barcelona, que inclusive é a cidade natal de meu Avô, Dom Jayme Riera. Depois veio Paris e aí acabou.
Mas li o Livro Barcelona - Francesc Petit - Novo Século Editora. O Sr. Petit, além de ser o P, da premiada agência de publicidade DPZ, é também Catalão de Barcelona.
O livro vem a ser um guia diferente e completo sobre a Cidade. É como se fosse um velho amigo recomendando lugares para visitar, conhecer, comer, beber, comprar e assistir.
Claro que muitos, mas muitos mesmo que têm a paciência para ler e discutir esse blog, conhecem Barcelona.
Confesso que a minha paixão em Barcelona é a Fundação Miró, que fica em Montjuic, criada pelo próprio Miró em 1968 para abrigar sua coleção particular de obras. Todos sabem que o grande Miró nasceu em Barcelona em 1893.
Mas eu queria falar sobre o melhor lugar do mundo para se passear, ou ver o movimento, como nós do interior dizemos.
Falo das Ramblas. Trata-se de um boulevard com um largo calçadão e um espaço de cada lado para circulação de automóveis e, ainda, duas calçadas mais estreitas a cada lado para os pedestres. Ao longo de todo o passeio, em ambos os lados do calçadão, existem grandes árvores, que alegram e fazem sombra no verão.
Segundo Petit, George Orwell escreveu um dos capítulos do seu "1984" sentado numa dessas mesinhas nas Ramblas. Jean Paul Sartre dizia que lá estava toda a filosofia do mundo. Picasso e Utrillo, paravam para observar as lindas mulheres que por lá passavam.
Nas Ramblas o mais importante são as pessoas que passam, marinheiros de todos os cantos do mundo, freiras, padres, turistas suecos, norte-americanos, franceses, japoneses tirando foto ou filmando, alguns pintando, outros desenhando, estátuas humanas, famosos e desconhecidos, crianças, velhos e velhas, senhores elegantes, prostitutas, punks, homossexuais e batedores de carteira.
Em Las Ramblas temos uma amostra completa do mundo. Pela Graça de Deus, eu tive o prazer de passar uma tarde-noite sentado na Ramblas, com papel,calculadora e caneta, estudando como iria pagar as contas.
ER

DÊ UMA OLHADA

Outro dia fui fazer um exame numa Clínica em Pouso Alegre e tive que esperar. Para matar o tempo fui até o Supermercado (Hiper?) Baronesa, que fica praticamente em frente a Clínica. Lá tem um cercado que vende DVD´s, CD´s, etc. Um achado para quem procura alguma relíquia na área.
Localizei e comprei um DVD que procurava há muito. Trata-se da preciosidade da gravação do Show ao vivo, do JOHN FOGERTY - The Long Road Home In Concert, no Wiltern Theatre em Los Angeles.
Para os que não se lembram, John Fogerty é o solista de guitarra e cantor e atenção, compositor de praticamente todas as musicas do Creedence Clearwater Revival.
Tem 26 músicas, entre elas, Travelin Band, Have You Ever Seen The Rain ? Hey Tonight e Proud Mary.
E colocar para tocar, fechar os olhos e sentir tudo repassar na nossa frente.
Está as ordens.
ER

DESVIANDO A ATENÇÃO

Existe um livro muito interessante de 1978, chamado A PRIMEIRA VÍTIMA - Phillip Knightley, Editora Nova Fronteira. Ex-correspondente de guerra. Na introdução é citada uma frase que ficou histórica:
"A Primeira vítima, quando começa a guerra é a verdade."
Senador Hiram Johnson 1917
Uma emissora em FM Cidade, sob o argumento de ter recebido inúmeras manifestações de ouvintes, inclusive residentes fora do Município, indignados com a reportagem apresentada pela Band através do programa CQC focando Itajubá, vem pedindo e estimulando aos seus ouvintes, para que façam manifestações de protestos junto a Band e CQC.
Embora totalmente reprováveis, mazelas sobre administração de bens públicos é um mal nacional. Garantimos que casos muito mais escabrosos do que esse do ônibus consultório de Itajubá existem nesse País.
Imagino que os editores do mencionado programa devem ter centenas ou milhares de casos para serem editados e apresentados ou não. O ponto alto de um possível IBOPE, não seria o ônibus, mas sim a reação das autoridades locais. Deu no que deu.
Insisto em registrar a minha opinião e a de tantos outros Itajubenses. O destaque foi dado pela fraqueza, despreparo frente as câmeras e pela tibieza demonstrada frente ao repórter.
O Sr. Prefeito errou ao atender ao reporter do CQC.
O excesso de segurança e o mal aconselhamento transmitido ao Sr. Prefeito o levou a titubear, buscando de imediato informações por telefone visando atender a exigências do humorista e lhe entregando até a imagem do seu santinho de devoção.
Ali naquela cadeira já sentaram: Dr. Vicente Vilela Viana, Capitão Tigre Maia, Rosemburgo Romano, Ambrosio Pinto, Prof. Pedro Mendes, entre outros, que, em nome do povo passaram ao largo de provocações e souberam também, selecionar seus entrevistadores, tendo sempre a determinação de manter o nome de Itajubá no mais alto conceito.
O Sr. Prefeito com certeza conheceu ou ouviu falar das Autoridades acima, respeitosamente citadas. Não se acanhe. Tome-as como exemplo.
Quanto a maioria de seus assessores e conselheiros, como estão chegando agora, talvez nunca tenham ouvido falar daqueles homens públicos e ficam limitados no aproveitamento dos exemplos.
Estamos todos, todos, cansados de conhecer o estilo dos programas CQC e Pânico. Vamos esquecer esse assunto. O que o CQC quer e precisa é de contestação, para ter material para o CQC-Itajubá 2, depois 3 e depois 4.
ER