Translate

terça-feira, 20 de outubro de 2009

A ÚLTIMA FLOR DO LÁCIO (1)

" A BOVE MAIORE DISCAT ARARE MINOR "
( O boi mais novo aprenda a arar com o mais velho )
É evidente que estamos falando de Latim. Meus contemporâneos e eu estudamos essa belíssima lingua (morta?) no Colégio de Itajubá.
Normalmente os Professores ou eram Padres ou ex - Seminaristas que tinham deixado o Seminário.
Não tinha prestado atenção nisso antes, mas não me lembro de ter conhecido uma Professora de Latim. Os Professores eram sempre homens.
O melhor que eu tive e também mais amigo, foi o Prof, Nélio Tenório, que faleceu muito novo num choque entre trem e ônibus ocorrido em Pouso Alegre em 1974, se não me engano.
Antigamente era muito empregado nas missas, nos dizeres de bandeiras e pelos advogados e Juízes. Hoje não muito.
Tenho um amigo paulista (engenheiro) que tem a mania de encerrar todas as suas intervenções verbais, com uma frase em latim. Há pouco tempo, descobri que na maioria das vezes era chute (ele sempre apresentava a tradução de seu jeito). Essa mania sempre lhe deu um ar erudito.
Tenho um livro do Paulo Rónai - Não Perca o Seu Latim - Edit. Nova Fronteira, que consulto semanalmente por curiosidade. Doravante irei dividir as informações com os amigos, afinal, nunca se sabe...
ER

FRASE DO DIA



"Mas a paixão cega nosso olhos,
e a luz que a experiência nos dá é a
de uma lanterna na popa, que ilumina
apenas as ondas que deixamos para trás."

Samuel Taylor Coleridge (1772-1834)

CQC EM ITAJUBÁ (DOIS)

Tenho recebido muitos emails sobre o assunto. A maioria considera importante a questão do ônibus, etc, etc. Mas julgam que o desgaste maior foi o comportamento e a reação do Secretário de Comunicações e do Sr. Prefeito.
Julgam que foi dado cartaz demais para o repórter. Talvez fosse o caso do Prefeito nem ter atendido diretamente uma equipe que vive da chacota e da crítica folgada.
Dizem ser muita ingenuidade achar que viria do CQC uma edição favorável. Estão errando novamente, colocando a culpa no Jornal Itajubá Notícias.
Com energia, categoria e inteligência, teria sido uma grande oportunidade para o Sr. Prefeito reverter o quadro e enquadrar com categoria o repórter paulista.
Complemento eu: Ser entrevistado só por amigos e parceiros, que arredondam os questionamentos, servindo normalmente de escada, deixam a pessoa destreinada, sem traquejo e com a cintura dura
A história se repete: Nem todos que criticam a sua administração são seus inimigos e nem todos que o cercam e lhe dão constantes tapinhas nas costas, são seus amigos.
A coisa está apenas começando.
ER

CQC EM ITAJUBÁ

Alertado por emails, conforme registrei ontem, fiz coisa que normalmente não faço, ou seja assistir ao programa de TV CQC, na Band.
Foi muito pior do que poderia imaginar. A edição foi um massacre para com o Secretário de imprensa e o Sr. Prefeito da Cidade e evidentemente para com a Cidade.
Se a reação da administração e de seus orientadores for a de sempre, deixarão o fato de lado e tentarão desviar o assunto, colocando a culpa em alguém por ter estimulado a reportagem.
Duvido, mas duvido mesmo, que em Itajubá tenha alguém com força suficiente para promover esse tsunami.
Se você não assistiu, não assista ! Ficará com pena da posição em que fomos (nós, por que não?) colocados.
Imaginem uma luta de box com 15 assaltos entre o Mike Tyson, em seus bons tempos, contra, com todo o respeito, o Didi dos Trapalhões. Os nossos representantes foram para a lona em todos os assaltos e lamentavelmente salvos pelo gongo em todos.
Desconfio que a expressão colocada pelo Prefeito, "Estou ou estava na espectativa" pode ficar popular.
E aí fulano, como estão as coisas ? Ah! estou na espectativa. Os mais jovens serão capaz de dizer, Ah! estou na especta. Já estou vendo camisetas e adesivos para carros.
O programa é transmitido em rede nacional, tem grande audiência, não tem muita concorrência na noite de segunda-feira e no horário. O tempo de duração da reportagem foi excepcionalmente longo.
Sinceramente, gostaria que nada disso tivesse acontecido. Hoje ouvi na feira um Senhor comentando: Nunca imaginei que teria saudade do BPS.
Isso já é demais, mas que o Sr. Dito tinha autoridade e tinha um time melhor, está bem próximo da verdade.
ER