Translate

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

FRASES FENOMENAIS DE PESSOAS NORMAIS

Como dizia o grande homem, Sr. Ditinho Euzébio, extraordinária figura humana. Dono, técnico, cartola, massagista, roupeiro, médico, etc, do time de futebol Estrela Azul do bairro Avenida: Jogamos como nunca e perdemos como sempre.

ER

CONFIGURANDO APROPRIAÇAO INDÉBITA

Sei não, mas descontar imposto na fonte, não sobre renda, mas sobre salário e depois da declaração, postergar a devolução do saldo, fica muito próximo da apropriação indevida. Por muito menos tem gente nas barras da justiça.
Mas como somos um povinho pacato e ordeiro, seguimos a boiada. Ô vida de gado, povo marcado, povo feliz, como diria o poeta nordestino.
ER

ESCLARECIMENTOS

TEMOS RECEBIDO MUITOS EMAILS DE AMIGOS QUERIDOS E TAMBEM DE NÃO MUITO QUERIDOS OBSERVANDO DOIS PONTOS NO "VIVER E PERIGOSO"
1 - Algumas ausências de letras, de acentos e excesso de virgulas. Eu concordo. Mas lembro a todos que sou apenas um engenheiro, com pouco dinheiro no bolso e com alguns parentes importantes. Como o Presidente, não conheço e nunca me interessei em conhecer as regras do bom português.
Me recuso peremptóriamente (estava louco para usar essa palavra) a adotar a nova gramática. Não vai dar tempo de aprender tudo.
Esse blog é um jeito de conversar com as pessoas de forma respeitosa, simples e normal.
2 - Dizem que a foto esculhambou o blog. Falta cabelo e sobra barba. Ambos totalmente brancos. Fazer o que ? Quando a barba e o bigode chegaram, os cabelos já tinham mais ou menos 18 anos. É razoavelmente lógico, terem ido embora primeiro.
Quanto ao branco, respeitem, como diz o poeta: São desenganos, são amarguras, são (principalmente) reflexos das alegrias de tantos anos.
Hoje é sexta, sempre o melhor dia da semana, dado a perspectiva do sábado. No domingo já dá bode. (esse não, devido ao feriado de segunda)
ER

CURIOSIDADES - 1

Segundo o Sr. Goffredo Pansé, se não me engano, o verdadeiro analfabetismo é a falta de curiosidade. A curiosidade é a essência da cultura.
Então vamos lá. Como quase todo o planeta, tenho grande admiração pela obra de Pablo Picasso. Sempre tive muita curiosidade sobre sua magistral obra "Guernica".
Pois bem, como todo mundo sabe, esse magnífico painel esteve muito tempo em Nova York, somente voltando para a Espanha após a queda natural do generalíssimo Franco.
Está exposta no Museu Rainha Sophia, em Madrid. Tem uma sala só para esse painel. Tem mais ou menos 10 x 4m e é todo em branco e preto (todos devem saber). Mas sua visão é impressionate e tão comovente, que chegam a rolar algumas furtivas lágrimas.
Retrata os horrores da guerra e o massacre da cidade basca de Guernica, pela Força Aérea Alemã, certamente com o ok de Franco.
Vou ser sincero. Fiquei tão impressionado que fui até Bilbao, no chamado País Basco, onde convenci um amigo a me levar em Guernica (uns 40 minutos de viagem). É uma pequena e linda cidade, com um simbolismo impressionante. Parece que continua a mesma. Algumas ruinas do ataque são conservadas e caminhando pelas ruelas, sentimos que a qualquer momento os caças alemães vão surgir no vale. Mais de 2.000 pessoas morreram no ataque.
Esse povo tem história gravada com sangue.
ER

PINGO NOS ÍS

Opinião é opinião. A melhor e mais bonita música, em termos mundiais, é CARINHOSO, de Pixinguinha. Depois começa a aparecer SOMETHING, do injustiçado George Harrison - Beatles.


Em discussão.


ER

DICA DE LEITURA

Leiam FAMA & ANONIMATO de Gay Talese (Companhia das Letras).
Considerado um dos maiores repórteres do mundo, no mesmo estilo de Norman Mailer,  Tom Wolfe e Truman Capote. Está no livro, a considerada por muitos como melhor reportagem de todos os tempos: "Frank Sinatra está resfriado". Sensacional.
Talese também é  autor de " A mulher do próximo" e "O reino e poder".
Pessoalmente, creio que o texto "1.002ª noite da avenida paulista" de Joel Silveira, satirizando os ricos e poderosos de São Paulo, é imbátivel, rivalizando com vantagens sobre "Frank Sinatra está resfriado"
ER

CIDADE DOS INTOCÁVEIS

Nossa Itajubá assumiu de uns tempos para cá (e coloca tempo nisso) uma característica negativa e especial. Não se discute idéias, projetos, tendências, coisas, etc. Aqui se discute pessoas. Aí é cair no erro na certa.
Se alguém discorda de alguma sugestão colocada ou alguma proposta feita, o dono da sugestão ou proposta é massacrado. Taxado de burro, mal pagador, esquisito é até de ladrão. Na terra dos intocáveis ninguém pode ser criticado.
E isso acontece em todos os setores. Na entidades representativas de algum segmento, nos clubes de serviço, nas escolas, na classe médica, entre engenheiro e professores, nas igrejas, na imprensa escrita/falada e principalmente no meio político. Nesse setor é que a coisa pega.
O olho do furacão parece ser defronte o café da praça. Conheço muita gente que evita passar por lá e ser lembrado por alguma opinião emitida, mesmo que o assunto for passado, por exemplo, a explosão na loja do Tonico Adami acontecida em 1970.
Tem mais, algumas pessoas que evitam a região, pensam que o Cine Apolo ainda existe e nem sabem da existência do calçadão.
O pior é que isso não tem cura. É o mal das Cidades que tem centro. Cidade progressista, não tem centro, já observaram ?
E como Itajubense, gostaria de deixar bem claro: Eu vou descer a lenha em quem não concordar com as besteiras acima.
ER

FRASE DO DIA

ESTOU VELHO DE MAIS PARA MUDAR DE LADO NO BALCÃO DA VIDA.

(Clovis Rossi)