Translate

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

DICA DE LEITURA

Hoje vou falar de três livros de autores Itajubenses (para mim são). Lí e gostei muito:


1 - Demência; O Resgate da Ternura - Misa Ferreira


A Misa com extrordinário amor, paciência e coragem, expõe de forma clara e emocionante a convivência diária com Mãe tomada pelo Alzheimer. Tudo com muita ternura. Aprendi muito sobre essa convivência difícil.


2 - José Ernani de Lima - Um engenheiro na história e nas letras de Itajubá - Carlos Alberto Silva,


Lí num final de semana sem parar. Como está escrito na orelha do livro, Para os itajubenses mais velhos, a leitura se faz saudosa; porém, aos mais jovens, aos estudiosos de hoje, o livro torna-se fonte de conhecimento e valioso documentário. (Dna Terezinha Ofélia Nascimento Rennó) - Podem ir firme que é muito bom.


3 - As Meninas Da Carlos Goulart - Bah Gorgulho Chaves Vergueiro


Quem não viveu em Itajubá no final dos anos 60 e durante os 70 e não se impressionou com a beleza, simplicidade e simpatia das meninas da Carlos Goulart ? A Bah que casou com o David Vergueiro, de forma doce condensou um grande período da vida delas e o grande amor que envolve toda a família. A Bah é irmã da Nancy, que casou com o Celsinho Braga.

Ô moçada bonita! Como dizia o Nero, nosso grande amigo na época: Essas meninas só tem um defeito: Não dão a mínima atenção para gente.
E ler, lembrar e gostar.
ER




NÃO ESTOU GOSTANDO DESSE SILÊNCIO

Como diria o Gregory Peck num bang bang, entrando em um desfiladeiro (com só as peninhas nas cabeças dos indios aparecendo):
Não estou gostando desse silêncio !
Já tem uns dez dias que não tomamos conhecimento pela imprensa de nenhum mega escândalo
político financeiro. Só umas quirerinhas no Rio Grande do Sul, alguns trocados em obras do PAC e mais nada.
Estou desconfiado que deve estar vindo alguma bomba por aí.
Uma harmonia estranha no congresso.
Sei lá.
ER

PASSOU O PERIGO

A questão foi resolvida, para a felicidade geral, de forma satisfatoria para o povo de Itajubá.
Estava correndo um boato (fontes praticamente identificadas) que o Centro Administrativo de Itajubá, teria sido construído na terras pertencentes a Maria da Fé.
Seria o primeiro Centro Administrativo de uma Cidade, construido em outro municipio. A preocupação foi geral e tratada com todo o sigilo possível.
A UNIFEI não abriu mão do seu interesse nas terras que ficam por aquelas bandas e se fosse o caso, denominaria o local em "Novo Campus Avançado" e quem sabe não avançaria nos estudos para o desenvolvimento do combustível de batatas.
Se fosse constatado que o Centro estaria em terras de Maria da Fé, um atuante ex-vereador, de forma brilhante, sugeriu o aproveitamento do local, como embaixada de Itajubá naquela Cidade.
Por poucos metros e com ajuda de informações obtidas por satélite, ficou comprovado que o Centro Administrativo está dentro de nossas fronteiras.
Desta forma desmoronou-se o plano da empresa de ônibus local, passar a cobrar passagem intermunicipal.
Ufa!! Já iríamos para o Jornal Nacional e o CQC
ER

O MELHOR FUTEBOLISTA DE ITAJUBÁ

Outro dia em conversa fiada com amigos, saiu o assunto. Esse assunto é daqueles que provocam discussões por horas e que normalmente e provocado pelo dono do bar, que aí vê uma possibilidade de extender a permanência dos clientes e aumentar o consumo.
Para organizar o debate (éramos em dez entendidos no chamado esporte bretão), cada um poderia citar dois nomes e depois passaríamos pela peneira. Foram citados apos 8 cervejas, 2 pinguinhas e uma porção de batatinhas:
1 - Marcos Ambar e Cati
2 - Luiz Francisco e Beto da Farmácia
3 - Pelegrino e Manoel do Fabrica
4 - Carlito e Dirceu (São Lourenço)
5 - Zezinho Mandolesi e Joãosinho Duarte
6 - Chiquinho e Canhotinho
7 - Ditinho goleiro e Athanásio
8 - Tião Negro e Saméia
9 - Oswaldinho e Vitão
10 - China e Osiris
Depois de longo debate e muitas injustiças (grandes nomesficaram de fora), foi votada a seguinte seleção:
Ditinho
Cati - Marcos Ambar - Pelegrino - Manoel
China -Carlito - Luiz Francisco
Tião Negro - Chiquinho - Canhotinho
Técnico: Werdine
Relembrar é viver.
ER

FRASE DO DIA

Autor desconhecido, mas possivelmente engenheiro aposentado e pensando entrar em alguma das vertentes proporcionadas pela política.

PASSEI A VIDA CONSTRUINDO O MEU PATRIMÔNIO MORAL. AGORA QUERO VENDE-LO.


ER

SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO (CONT)

Pois outra característica do Itajubense, quando em Ubatuba é usar na praia o famoso bermudão cortado de calças velhas. Os mais consevadores até mandam fazer a barra. Os mais moderninhos, com certeza influenciado pelos filhos, deixam a barra desfiada, dando um ar rebelde.
Aí começa a desgraça. Depois da segunda Kaiser (o preço estava bom) meio morna e do retorno do mar para se molhar e ficar com aquele ar prazeiroso pós-xixi, se esparrama na areia, ficando quase a milanesa. Sai de baixo. Todos com os cofrinhos e cofrões a mostra.
Quanto as mulheres concluimos: Tirando as parentes e amigas, todas as mulheres itajubenses são falsas magras. De maneira conservadora ou por esperteza, poucas usam biquini. Quando o usam se enrolam em uma toalha ou tecido estampado.
Perigosa a mania de levarem bronzeadores/protetores acondicionados em garrafinhas plásticas, feitos em casa.
(consegui uma receita: Mais ou menos seis beterrabas, quatro cenouras, três ovos caipiras, 1/2 litro de alcool, um giló, uma rapadura, que poderá ser substituida por dois pés-de molequesmoído, duas pimentas dedo de moça e duas colheres de mel. Cozinhe tudo na panela de pressão por duas horas e depois bata tudo noliquidificador, em alta velocidade, por trinta minutos. Toque final: Duas colheres de groselha vitaminada Milani (tem que ser milani).
Segundo uma bela e experiente frequentadora de Ubatuba, todo o cast da globo que atuou na novela "caminho das Indias" usou o produto. Produz - nos sobreviventes - uma bela cor já chamada de Brownpatite.
Amanhã continuaremos.